Qual a necessidade para realizar um canal
O tratamento de canal inicia geralmente pela remoção do tecido cariado que o dente possui. A realização do tratamento de canal é sempre que a polpa(parte de dentro de um dente) dentaria foi atingida por uma carie mais profunda,fazendo o contato ao nervo que nos dá o sinal de que algo anormal está ocorrendo, assim ocasionando a dor de dente.
O tratamento consiste na inserção de limas para realizar a instrumentação dos canais radiculares. Após o tratamento de canal o dente ficará sem a polpa e dependendo do grau de destruição causado pela cárie ou trauma que o dente tenha sofrido deverá ser feita uma reabilitação através de uma prótese fixa como um bloco ou uma coroa.
Vantagens de um canal
Mesmo que possa dar um pouco de medo, fazer um tratamento de canal traz muitas vantagens para sua saúde bucal.Quando o problema atinge a polpa do dente, a única forma de recuperar é tratando o canal, Apesar de existirem alguns fatores que podem dificultar o procedimento – como a anatomia do dente afetado ou calcificações que impeçam o acesso ao canal – ele ajuda a prevenir uma série de problemas derivados da infecção.
Etapas do tratamento de canal:
Acesso: é preciso, primeiramente, abrir o canal para começar o tratamento. Ele alerta que é essa parte do procedimento que é realizada com o famoso “motorzinho” – fonte de receios para quem não gosta muito de ir ao dentista;
Remoção da polpa infeccionada: Os canais são esvaziados, descontaminados, alargados e alisados. Nessa parte, são utilizadas limas especiais e ferramentas para irrigação.
Obturação dos canais: para finalizar o tratamento, os canais são preenchidos permanentemente com um material específico, fazendo o selamento. O resultado final ainda pode ser protegido com uma coroa, prótese parcial que envolve todas as faces dentárias, que é cimentada no dente restaurado.
Quais os cuidados devo ter depois do tratamento de canal
Na hora de comer: nas primeiras horas depois do tratamento de canal, é preciso tomar um pouco mais de cuidado durante a mastigação: há riscos de, por conta da anestesia, morder a bochecha enquanto come.
Dor depois do tratamento de canal: É normal o dente apresentar sensibilidade logo após o tratamento, e nesse caso o paciente pode tomar um analgésico, mas se a dor permanecer é necessário entrar em contato com o dentista.
Enquanto aguarda a restauração definitiva: Muitas vezes, os pacientes ficam com uma sedação temporária no dente afetado até que o tratamento seja completo, normalmente com um material permanente ou uma coroa. Outro cuidado importante a ser tomado pelo paciente é não mastigar em cima do dente até que a restauração definitiva seja realizada.
O pós-operatório do tratamento de canal também tem suas exigências – mas, diferente da extração dos sisos e outras cirurgias mais invasivas, ele não pede um repouso tão intenso ou prolongado. Ou seja: você pode fazer o procedimento e, pouco tempo depois, seguir com sua programação de costume. Após o tratamento de canal, a rotina pode ser mantida, como trabalhar e se exercitar. No entanto, temos que ter alguns cuidados são necessários nesse momento.