Profilaxia:

A importância da profilaxia

A profilaxia é uma limpeza dentária feita por um cirurgião dentista. Ela se difere da limpeza diária porque é feita com pasta profilática, materiais e produtos específicos, encontrados apenas nos consultórios odontológicos. Além disso, o profissional higieniza individualmente cada dente e a parte mais interna e profunda da gengiva, o que a torna mais completa, detalhada e refinada e, por isso, tão procurada por quem quer manter a boca saudável e limpa.

Objetivo

Seu objetivo  é manter a boca saudável e evitar riscos de doenças periodontais e bucais, como gengivites e cáries.

Como a profilaxia é realizada

Uso da taça de borracha 

Usada para dar um polimento no dente com a pasta profilática. 

Jateamento

Quando necessária, é feito logo após a tartarectomia. A profilaxia poderá ser fortificada com o uso de um jato com bicarbonato de sódio, que tem como função a remoção de placa bacteriana e do tártaro; e também de polimento e proteção do dente.

Escovação completa

Caso o profissional ainda ache necessário, uma escovação completa será feita com uma escova parecida com escovas elétricas, só que profissionais, mais a utilização de uma pasta dental também encontrada apenas em consultórios odontológicos e uso de fio dental.

Flúor

A aplicação de flúor é o último procedimento. Tem como função manter o frescor da boca e devolver minerais, além de fortificar os dentes.

Com que frequência a profilaxia deve ser realizada :

A profilaxia é um procedimento indicado para todos os pacientes, independentemente da idade. Dependendo dos hábitos de higiene e da tendência a algumas doenças, a frequência poderá ser mais ou menos espaçada.O mais comum é realizá-la a cada 6 meses. Contudo, pacientes que sofrem mais com o acúmulo de cálculos e tártaros ou que têm maior predisposição ao surgimento de gengivites precisam realizar a profilaxia em um intervalo menor – a cada 3 meses.O mesmo ocorre com quem está mais predisposto a problemas bucais, como as pessoas que usam aparelho ortodôntico. Elas tendem a acumular sujeira e placas com mais facilidade.Por outro lado, pacientes que possuem uma boa higiene e não apresentam tendência a doenças bucais podem fazer o procedimento uma vez por ano.Mas vale lembrar que só o dentista poderá indicar a periodicidade adequada ao seu caso.

Lembrete

É importante que o paciente, ao sair do consultório odontológico após a profilaxia, aguarde de uma a duas horas para se alimentar ou beber novamente para deixar o flúor penetrando e agindo por mais tempo. A profilaxia de maneira alguma substitui os cuidados com a higiene bucal feita em casa diariamente, portanto o uso da escova, da pasta de dente e do fio dental de sua preferência deve continuar logo após cada refeição.

 

Tratamento Periodontal

 

© 2024 RMA Odontologia. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Comersite