Limpeza Dentária

Limpeza Dentária:

O que é Limpeza dentaria:

Um dos maiores mitos por aí é que se deve visitar o consultório do dentista apenas quando problemas bucais aparecem. Mas, muitas dessas complicações poderiam ter sido evitadas se os pacientes seguirem as recomendações e visitarem os profissionais de 6 em 6 meses. Lá, muitos procedimentos preventivos podem ser feitos, incluindo a limpeza dentária.O cirurgião-dentista faz a remoção da placa bacteriana que fica acumulada na superfície dos dentes e que, se não removida com um tempo, pode virar tártaro, cárie ou gengivite.

Por isso que esse procedimento é tão importante. Com as ferramentas e técnicas adequadas, a limpeza, também chamada de profilaxia dental, é profunda e mais efetiva do que a feita diariamente em casa com a escova e o fio dental. Apesar disso, muitas pessoas ainda não entendem como ela funciona.

Para quem é valido fazer uma limpeza dentária:

Adultos, crianças e idosos devem manter visitas regulares nos consultórios dos dentistas. Com os pequenos, por exemplo, o acompanhamento profissional deve se iniciar antes mesmo dos primeiros dentinhos aparecerem. Depois disso, é comum uma grande ingestão de açúcares, propiciando o acúmulo bacteriano na região. As visitas periódicas são importantes para que se observe o desenvolvimento dos dentes bem como se a higiene em casa está sendo satisfatória a fim de evitar o aparecimento de doenças como a cárie.

 

 

Problemas futuros em uma má higiene bucal:

Além da gengivite e perda óssea, a má higiene bucal pode causar cáries, mau hálito e perda de dentes, entre outros problemas.Uma vez que o tártaro não é removido, permanecendo durante meses na boca, a higiene torna-se cada vez mais complicada. Dessa forma, o tártaro se intensifica e se direciona para a raiz do dente, causando destruição do osso, retração da gengiva e, consequentemente, amolecimento e perda dental. Esse estágio da doença é mais crítico porque não há reversão: o osso perdido não pode ser recuperado. Outro grande problema associado à doença periodontal é a bolsa periodontal. A gengiva fica em contato direto com o dente, formando um espaço livre que deveria ser preenchido pelo osso. Nessa espécie de bolsa há o acúmulo de restos de alimentos e proliferação de bactérias, intensificando o problema porque o espaço é restrito para a higienização.

Tenho uma limpeza dentaria boa?

Uma boa higiene bucal começa com a escolha da escova dental. Opte por uma escova com cerdas macias e cabeça pequena. A técnica de escovação também deve ser levada em conta. Escove sem usar a força e sempre na direção da gengiva para baixo. Esses movimentos evitam que haja a retração gengival, com consequente exposição das raízes dos dentes e sensibilidade. Procure higienizar após todas as refeições. Peça ao seu dentista que lhe oriente com uma técnica de escovação que se adapte melhor ao seu caso. Outro item indispensável no kit de higienização é o fio ou fita dental. Somente ele promove a remoção dos restos de alimento entre os dentes e a gengiva. Em muitos casos a doença periodontal se instala e evolui por falta do hábito do uso do fio dental. A sua utilização em todas as escovações evita a formação do tártaro dental. Escove a língua ou utilize o raspador de língua. Nela ficam resíduos de alimentos que promovem a proliferação de bactérias.

© 2024 RMA Odontologia. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Comersite