Quantos dentes de leite tem uma criança?

Postado em 2 de julho de 2015 por

Você sabia quantos dentes de leite tem uma criança?
Compartilhe:

Pais e mães sempre se preocupam com este assunto. É uma pergunta feita principalmente por aqueles que estão cuidando de seu primeiro filho. Quando começam a nascer os primeiros dentinhos no bebê os pais logo ficam preocupados e curiosos. Querem saber tudo nos mínimos detalhes sobre a saúde de seu filho. Isto é importante e é muito bom, pois demonstra carinho, preocupação e amor com o bebê recém chegado. Conforme vão nascendo os dentes de leite, alegria da família fica evidente ao perceber que a criança está se desenvolvendo. E quando vão fazer a primeira visita no consultório uma das perguntas mais constantemente feitas é justamente, “Quantos dentes de leite tem uma criança?”. É muito natural esta dúvida principalmente porque conforme a idade avança e chegam os permanentes a quantidade de dentes na boca aumenta consideravelmente. Neste artigo conheça quantos dentes de leite seu filho terá e saiba a importância de cuidar deles. Os dentes de leite são muito importantes para o desenvolvimento de seu filho.

Dentista Infantil Campo Grande RJ e Barra da Tijuca

Você sabe quantos dentes de leite tem uma criança?

Qauntos dentes de leite tem uma criança?

As crianças iniciam a vida geralmente sem dentes na boca, em raríssimas exceções alguns bebês podem vir acompanhados do que chamamos de dente neonatal, que é quando o bebê já nasce com algum dente. Geralmente por volta dos 6 meses de vida os primeiros dentinhos começam a aparecer. Se você deseja saber quando nascem os dentes de seu filho, não deixe de ler nosso artigo sobre isso. Este ciclo de erupção dentária ocorre em geral até a criança completar dois anos de vida. Durante todo este período entre os 6 meses e os 2 anos os dentinhos de leite vão irrompendo até completar toda a dentição decídua. A dentição das crianças quando se completa com todos todos os dentes de leite devidamente expostos na cavidade bucal e realizando função mastigatória, fica com 20 dentes de leite, entre incisivos, caninos e molares tanto superiores quanto inferiores, ou seja, cada arcada dentária de uma criança possui 10 dentes.

A grande importância para você cuidar e saber quantos dentes de leite tem uma criança é para que compreenda que estes dentinhos tem funções muito nobres no desenvolvimento infantil. A presença dos dentes de leite irá contribuir para o relacionamento social da criança com outras crianças, assim como com professores, vizinhos e parentes. Os dentes de leite também tem importância vital na alimentação possibilitando a introdução de alimentos sólidos na dietas das crianças. E os dentes decíduos, que é uma outra nomenclatura utilizada para definir os dentes de leite, também tem a importante função de preparar o espaço adequado para a vinda de dentes permanentes. Se uma criança perde um dente de leite precocemente pode influenciar negativamente no desenvolvimento e erupção dos dentes permanentes.

Espero que tenha gostado do artigo e esclarecido suas dúvidas sobre quantos dentes de leite deve ter uma criança. Se ainda tiver dúvidas, por favor comente aqui em baixo ou agende uma consulta para o seu filho. Através de um exame clínico poderemos avaliar seus dentes e suas necessidades de tratamento. Compartilhe com seus amigos que também tem filhos e podem ter as mesmas dúvidas que você.

Compartilhe:

27 Comentários em “Quantos dentes de leite tem uma criança?

  1. quantos dentes uma crian;a tem

    1. Como já foi respondido no corpo do artigo, uma criança com a dentição decídua completa possui 20 dentes. Quando chega na fase dos 6 anos de idade pode chegar a 24 dentes com a chegada dos primeiros molares permanentes. Porém ela passa por um período de troca dentes que pode variar a quantidade de dentes presentes na boca durante este período.

  2. Margarida Gomes disse:

    Minha filha tem 5 anos, e já tem os 20 dentes. Com quantos anos nascerá outros?

    1. Olá Margarida. Até completar 6 é provável que ela comece a trocar dentes e além disso os primeiros molares permanentes dela devem começar a erupcionar.

  3. giovanna disse:

    muito linda as fotos amei todas como o assunto

    1. Muito obrigado Giovanna! Que bom que gostou do artigo.

  4. Vanessa disse:

    meu filho tem 4 anos e nasceu 11 dentes do lade de baixo da boca é normal?

    1. Oi Vanessa, tudo bom? Pode ser que o seu filho já esteja com a dentição adiantada e possivelmente já erupcionou um dos primeiros molares inferiores permanentes. Todavia indico que procure atendimento para que uma Odontopediatra possa fazer a contagem dos dentes para fazer o diagnóstico correto. Existem situações em que a criança pode desenvolver um mais dentes além do convencional. Nós chamamos esses dentes a mais de dentes supra-numerários. Geralmente eles não causam problemas, mas é preciso acompanhamento para que não cause danos aos dentes do seu filho.

  5. Oi a minha pergunta é que eu tenho dias filhas e que a de seis anos t apenas vinte dentinhos e ainda não ficou nenhum mole .e a outra tem dois anos e meio e tem 16dentinhos e normal eessa de dois anos nasceu os primeiros dentinhos com um ano e cinco meses .obrigada se puder me responder agradeço muito .

    1. Olá Talita! Pelo seu relato parece que suas filhas tem algum tipo de atraso na dentição. Em geral isso não gera grandes problemas para a criança, mas deixa os muitas vezes os pais preocupados. Recomendo que procure atendimento com um especialista em Odontopediatria para que suas filhas tenham um acompanhamento adequado.

  6. Fernando Henrique disse:

    Correção meu filho está com 16 dentes , sendo 8 superior e 8 inferior , qual a sua orientação por favor

    1. Olá Fernando Henrique! A dentição decídua completa possui 20 dentes, ou seja, 10 em cada arcada. Procure atendimento especializado como Odontopediatra para verificar qual o motivo da arcada do seu filho não estar ainda completa.

  7. Meu irmãozinho tem 4 anos quantos dentes ele tem?.

    1. Olá Rosival! Aos 4 anos as crianças costumam ter 20 dentes!

  8. NADIA disse:

    minha filha tem 10 anos e quase todos os dentes dela ainda não cairam,me de uma dica

    1. Olá Nadia! A melhor dica que posso te dar é pra levar sua filha em um Odontopediatra para uma avaliação clínica.

  9. Valdeci disse:

    Desses 20 dentes de leite quantos caem?

  10. Marcia disse:

    Oi doutora meu filho tem quatro anos e seis meses ele tem doze dentes ultimamente tem sentidos e dores de cabeça e febre sem motivo aparente será alguma reação de novos dentinhos? Obrigada!

    1. Olá Marcia! Aparentemente a arcada dentária do seu filho encontra-se incompleta e talvez os dentes estejam com alguma dificuldade de erupção. Geralmente quando uma criança completa 2 anos de idade já está com 20 dentinhos na boca, no caso do seu filho parece que ainda faltam 8 dentes. Se o motivo dele ainda não possuir estes dentes estiver relacionado a alguma dificuldade de erupção talvez estas dores tenham alguma relação. Recomendo que procure um Odontopediatra para avaliar seu filho e verificar as causas deste problema.

  11. Alessandra Andrade disse:

    Bom dia! Minha filha tem 4 anos e 6 meses, tem 10 dentes inferiores e 12 dentes superiores, já caiu 2 dentes de leite de baixo, agora está rompendo os últimos dentes no final da boca. Isso é normal?????

    1. Olá Alessandra! Aparentemente sua filha está tendo um desenvolvimento eruptivo dos dentes de forma bastante precoce. Em geral crianças de 4 anos possuem 10 dentes em cada arcada e a troca de dentes inicia na maioria das vezes entre 5 a 6 anos de idade. Sugiro que procure atendimento com um Odontopediatra para fazer um acompanhamento do desenvolvimento dentário de sua filha.

  12. Juliana Almeida disse:

    Olá eu sou uma criança de 10 anos e já tenho 25 dentes em vez de 24 isso é normal?

    1. Olá Juliana! Isto pode ser considerado normal sim! Provavelmente você teve algum dente que surgiu precocemente em sua arcada dentária além daqueles que já estão em posição, possivelmente esta conta sofrerá alterações nos próximos meses com algumas trocas de dentes que ainda devem estar para acontecer em sua arcada dentária.

  13. Ana Júlia kielt disse:

    Minha filha tem 11 anos e só tem 24 dentes. É normal?

    1. Olá Ana Júlia! É normal sim. Esta é uma quantidade de dentes adequada para esta idade, é provável que sua filha não tenha ainda o 2º e 3º molares permanentes de cada hemi-arco dentário.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 RMA Odontologia. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Comersite