Posso colocar aparelho só nos dentes de baixo?

Postado em 10 de julho de 2015 por

Posso colocar aparelho apenas nos dentes de baixo
Compartilhe:

Esta é uma pergunta que recebemos muitas vezes. É uma dúvida legítima com certeza. Geralmente a pessoa que pretende colocar aparelho tem sempre uma queixa principal sobre a posição dos seus dentes. Sejam eles separados, muito juntos, apinhados, para frente ou para trás. Sempre existe uma razão principal para se decidir colocar um aparelho ortodôntico. Dentro deste contexto é muito comum que a pessoa sinta desconforto estético em apenas uma das arcadas dentárias, seja a superior que é a de cima ou a inferior que a de baixo. E partindo deste ponto muitos pacientes questionam se poderiam utilizar os aparelho apenas nos dentes de baixo pois é apenas ali que possuem algum incômodo, esta pergunta também se aplicaria para os dentes de cima. E a resposta que muitas pessoas procuram é justamente o oposto da realidade. Não é possível realizar um tratamento ortodôntico com o aparelho em apenas uma das arcadas.

Avaliação Ortodôntica em Campo Grande RJ

A movimentação ortodôntica não pode ocorrer apenas nos dentes baixo para corrigir algum apinhamento ou fechar algum espaço que te incomode sem que isso interfira na arcada superior. As arcadas dentárias formam um sistema complexo juntamente com músculos da mastigação e faciais assim como os ossos e articulações envolvidos para que sua boca funcione de maneira correta com uma boa relação entre os dentes de cima e os dentes de baixo. Este complexo sistema precisa ser repeitado durante o tratamento ortodôntico para que ao final deste período você possa desfrutar de um sorriso bonito e funcional. Portanto não considere com muita expectativa a possibilidade usar aparelho apenas no dentes de baixo ou em uma das arcadas.

São raras as vezes que o tratamento ortodôntico inicia pelos dentes de baixo

Aparelho ortodôntico nos dentes de cima

O início do tratamento ortodôntico em algumas situações pode sim ocorrer apenas apenas em uma arcada, geralmente inciando pela arcada superior com o aparelho colado nos dentes de cima. Em poucos casos se inicia o tratamento com a montagem do aparelho pelos dentes de baixo. A arcada inferior muitas vezes está sobreposta pela arcada dentária superior e isto pode gerar a necessidade de abrir espaço inicialmente nos dentes superiores para posteriormente se tratar dos dentes inferiores.

Para concluir, saiba que o tratamento ortodôntico apesar de realmente ter a finalidade estética, não pode ser visto como um simples tratamento estético para melhorar a aparência do sorriso. Este tratamento tem grande responsabilidade em melhorar a relação entre os dentes para que estes não venham a sofrer danos por excesso de força durante a atividade mastigatória. É muito importante que você saiba que o tratamento ortodôntico possui dois objetivos claros, oferecer estética e função adequada para que os seus dentes fiquem bonitos e saudáveis. Se possível não considere a possibilidade de colocar aparelho apenas nos dentes de baixo, isto provavelmente não irá te trazer benefícios. Se decidir colocar aparelho ortodôntico procure seguir as instruções que o profissional avaliar para que você seja recompensado com um tratamento de qualidade. A qualidade do tratamento ortodôntico está diretamente relacionada com seu comprometimento em comparecer regularmente nas consultas agendadas e seguir as orientações de higiene bucal com o aparelho ortodôntico.

Ficou alguma dúvida? Comente por favor para que suas dúvidas sejam esclarecidas antes mesmo de iniciar seu tratamento.

Um abraço,

Até o próximo artigo

Compartilhe:

64 Comentários em “Posso colocar aparelho só nos dentes de baixo?

  1. Marcia Esperança disse:

    Devido a falta de dente na parte inferior da arcada dentária meus dentes estão se agrupando,sendo que na parte superior estão retos,fui no dentista ele disse que eu preciso de aparelho ortodontico só na arcada em que os dentes estão agrupados,estou em dúvida, pois falam que o uso de aparelho devem ser colocadas nas duas arcadas .O que devo fazer?

    1. Olá Marcia! Se você ainda não está plenamente confiante quanto ao tratamento seria interessante que você se consultasse com outros ortodontistas para que você fique mais tranquila quanto ao tratamento que irá iniciar.

  2. Taismara disse:

    Bom eu tive que arrancar dois dentes da parte de baixo e meu dentista disse que vai tentar por o aparelho pra vê se fecha esse vago…se esse procedimento for possível eu irei ficar só com aparelho em baixo ou eles irão colocar em cima também?? Dizem que as vezes eh necessário para corrigir a mordida…mais estou em dúvida…

    1. Olá Taismara! Na maioria das situações o aparelho precisará ser colocado nas duas arcadas dentárias. Pois a correção da mordida em geral será necessária para ambas as arcadas.

  3. Vivi disse:

    Olá doutor, eu tenho os dois dentes da frente separados, gostaria de saber se colocar aparelho os diastemas se junta novamente e quantos dias ou meses demora pra fechar

    1. Olá! Para saber o tempo nédio para conseguir fechar seu diastema nos seus dentes da frente seria necessário fazer um exame clínico de sua arcada dentária no consultório.

      1. giovanna disse:

        é capaz de meus dentes serem abertos e com o passar do tempo ele fechar literalmente sozinho?

        1. Olá Giovanna! Isto pode acontecer sim, mas apenas pouquíssimos casos isso de fato acontece. Esta condição está geralmente associada a erupção dos sisos. Mas nem sempre os sisos erupcionam de forma correta.

  4. Cristiane Juvêncio disse:

    Olá Dr. tenho um implante encima, mas meus dentes debaixo estão tortos, posso colocar aparelho embaixo.

    1. Olá Cristiane. Quando se utiliza implantes dentários ocorre uma limitação quanto ao tratamento ortodôntico. Em alguns casos para fazer a correção dos seus dentes, pode ser necessária a substituição da coroa dentária que foi realizada sobre o implante após o tratamento ortodôntico. Mas possibilidade de utilizar aparelho para corrigir os dentes inferiores existe sim, todavia ela provavelmente estará associada com com a instalação do aparelho na arcada superior.

  5. harlã pereira disse:

    olá Dr. Eu fiz todos os exames, na verdade meus dentes da parte da frente, tanto na parte superior e inferior são um pouco torto. dois de cima e dois de baixo. O dentista falou que eu preciso usar aparelho apenas na parte de cima, para depois usar a parte de baixo. Isso faz sentido? Não seria melhor eu usar logo os dois sendo que o meu problema é simples de resolver? Acho o dentista quer prolongar o tratamento para eu pagar o plano por mais tempo.

    1. Olá Harlã! Cada tratamento ortodôntico possui características próprias. Em alguns casos pode ser interessante iniciar apenas com a montagem do aparelho na arcada superior. Porém na maioria dos tratamentos ortodônticos costumamos montar o aparelho nas duas arcadas. Cada profissional tem uma visão diferente sobre como resolver os problemas ortodônticos e é possível que você encontre opiniões diversas a respeito do seu caso. Sobre prolongar o tratamento, espero que este não seja o motivo para o método de trabalho. Recomendo sempre a todos que me fazem perguntas a esse respeito que procurem um profissional qualificado. De preferência por indicação de alguém de sua confiança para que você tenha tranquilidade durante todo o seu tratamento.

  6. Susana disse:

    os ultimos dentes da arcada inferior não possuo e os dentes da frente se afastaram fazendo com que ficassem bem à frente posso usar aparelho só nesses dentes para eles voltarem a sua posição

    1. Olá Susana! Casos como o que você relata são muito comuns. Na maiorias das situações conseguimos corrigir o sorriso, porém é importante que você saiba que sewrá preciso substituir seus dentes perdidos por próteses dentárias. Estas próteses podem ser fixas sobre implantes ou removíveis. Mas para que você tenha sucesso na manutenção do posicionamento dos seus dentes após o tratamento ortodôntico é essencial que utilize próteses futuramente com a finalidade de impedir novas movimentações dentárias e equilibrar as forças mastigatórias.

  7. Cristina disse:

    Prezado Dr. Ronaldo, iniciei o processo de colocação de aparelho ortodôntico faz 3 dias. Entendo que é um processor que causa dores e desconforto. Contudo, me causou estranhesa o fato do dentista tee iniciado o tratamento colocando is braquetes apenas nos 6 dentes frontais da arcada inferior (caninos e adjacentes)

    1. Olá Cristina. Esta situação deve ser analisada com cuidado, na maioria dos casos utiliza-se os braquetes também na região dos pré-molares. Mas isso pode ter ocorrido devido ao planejamento do ortodontista que te atendeu.

  8. Samara disse:

    *olá doutor eu queria saber se posso colocar aparelho só na parte de baixo do dente pq eu fui em uma clínica eles falaram q não pq é um conjunto de aparelhos e só coloca os dois

    1. Olá Samara, em geral o tratamento ortodôntico precisa ser feito nas duas arcadas dentárias. Apenas em casos muito específicos que se opta por tratar apenas uma das arcadas.

  9. Lúcia disse:

    gostaria de saber se posso colocar aparelho mesmo só tendo dentes na frente na parte inferior.

    1. Olá Lúcia! No seu caso é preciso fazer uma avaliação clínica para saber se é possível colocar aparelho. Procure atendimento especializado com um Ortodontista.

  10. Stefania disse:

    Ola dr. perdi 2 molares na parte de baixo,e quero trazer o siso pra frente com aparelho,meus dentes de cima sao certo,sera q preciso coloca aparelho em cima tbm?

    1. Olá Stefania. Acredito que seja necessário utilizar o aparelho na arcada superior também e sugiro que você faça uma avaliação para saber a viabilidade de trazer seu siso para ocupar o espaço que pertencia aos dentes que foram perdidos.

  11. Rosemary nascimento disse:

    Olá doutor faço tratamento dentário com aparelho ea doutora até agora só colocou na parte de cima o aparelho,sendo que a parte de baixo prescisa muito ela disse que eu tenho que esperar um pouco para colocar na parte de baixo o doutor pode me explicar o porquê ??até porque fui em outra dentista e ela disse que já posso colocar a parte de baixo estou confusa o doutor pode tirar essa dúvida?

    1. Olá Rosemary! A ortodontia é uma especialidade que gera este tipo de dúvida. Cada ortodontista tem uma filosofia de trabalho e isso pode implicar em métodos diferentes de trabalho, como no seu caso por exemplo. Essas divergências de opinião entre profissionais realmente causa desconforto para o paciente. Mas para conseguir opinar em sua situação seria imprescindível a realização de um exame clínico com a finalidade de identificar se há a possibilidade de instalar o aparelho em sua arcada inferior.

  12. Claudenes Viana disse:

    Boa tarde Dr. Ronald!
    Coloquei aparelho essa semana, apenas na parte inferior, e a minha dentista, disse que não sera necessário colocar na parte superior, pois meu caso, é apenas para fechar o espaço do dente e corrigir o apinhamento dos dentes inferiores, que na parte superior não tenho nada para corrigir.

    Isso é correto ?

    1. Oi Claudenes! É muito incomum, mas existe sim essa possibilidade. Depende muito do caso, na maioria das vezes é necessário colocar o aparelho nas duas arcadas.

  13. Wal disse:

    Olá boa noite! No meu caso a doutora disse que não posso usar aparelho pos não tenho osso na parte superior, mais na parte inferior tá tudo ok, eu gostaria de saber se posso colocar aparelho na parte inferior pois meus dentes são muito separados.

    1. Olá Waleria! Seria necessária uma readiografia sua para saber as condições de saúde bucal em que você se encontra e o nível de perda óssea presente em suas arcadas dentárias. Após a análise da radiografia seria possível estabelecer um diagnóstico e a melhor maneira de realizar seu tratamento.

  14. Marcia disse:

    Boa tarde doutor eu gostaria de saber sim eu posso colocar na parte de cima na parte de baixo eu so tei 4 dentre de lado i 3 dou outro lado

    1. Olá Marcia! Seu caso precisa de uma avaliação criteriosa para verificar se existem condições adequadas para que você utilize o aparelho. Quando existem muitas perdas dentárias pode ser o tratamento torne-se inviável para fazer as movimentações dentárias adequadas. Sugiro que compareça a uma consulta para um diagnóstico correto de seu caso.

  15. Monize disse:

    Olá,
    Dr Ronald, eu tenho retração de gengiva na parte de baixo, já fiz duas cirurgias de enxerto, mas não cobriu total, meu dentista me informou que não seria possível cobrir tudo, porque era bem exposto os meus dentes. Eu já usei aparelho um tempo atrás, mas meus dentes em cima voltou um pouco, então queria colocar aparelho só na parte de cima e também para não prejudicar a parte de baixo que estão exposto ainda.
    Teria como no meu caso?

    1. Olá Monize! Retração gengival gera realmente preocupação para iniciar um tratamento ortodôntico. Porém as movimentações necessárias para que sua arcada dentária seja corrigida talvez gerem a necessidade de instalar o aparelho na arcada inferior mesmo com as retrações. Precisamos considerar que cada caso pode ter uma forma diferente de ser resolvido de acordo com a necessidade de cada paciente e também com as limitações que encontramos em alguns casos. Se a sua arcada inferior estiver bem posicionada pode haver a hipótese de colocar o aparelho apenas na arcada superior.

  16. Já usei aparelho, mas os meu dente da frente superior voltou, estou querendo voltar a usar, fui até ao dentista odontológico, e me falou que só precisa mesmo a parte superior para voltar os dentes. Tem algum problema de não usar na parte inferior ou não?

    1. Olá Elizangela. Em alguns casos para realizar pequenas correções é possível utilizar aparelho apenas em uma das arcadas. Mas depende muito da necessidade de cada pessoa.

  17. Stefania disse:

    Perdi dois molares um esquerdo e outro direito,quero coloca o siso no lugar deles qual aparelho vou usar e como e ele?OBS:meus dentes sao todoa certos.

    1. Olá Stefania. Esta é uma maneira inteligente de pensar e muitas vezes é uma solução eficaz, porém não são todos os tratamentos que alcançam o sucesso com este tipo de terapia ortodôntica. A tentativa é válida, mas se por algum motivo não atingir o resultado esperado seria interessante pensar em substituir os dentes perdidos por implantes.

  18. Michele disse:

    Oi dr boa noite,eu quero saber se posso colocar aparelho so n parte debaixo i depois termina o tratamento nos de cima i coloca também?

    1. Olá Michele. O correto é colocar aparelho nas duas arcadas ao mesmo tempo.

  19. Olá dr. Ronald.os meus dentes são todos separados na parte de cima, e na parte de baixo são todos juntinhos, então eu queria saber se eu for colocar aparelho eu precisarei colocar só em cima ou terei que colocar nas duas partes?

    1. Olá Jamilly, provavelmente será necessário utilizar aparelho nas duas arcadas dentárias.

  20. Sol disse:

    Posso por aparelho Sem os dentes superiores da frente

    1. Olá! Este é um caso que exige uma avaliação criteriosa para avaliar as condições que poderão ser realizadas o tratamento, é importante saber quantos dentes exatamente estão ausentes e qual a condição dos dentes remanescentes.

  21. Andrea disse:

    Olá, tenho uma dúvida: Eu já usei aparelho ortodôntico na adolescência em cima e embaixo. Porém, depois de um tempo eu tirei a “contenção” da parte inferior e meus dentes acabaram apinhando com o passar dos anos. Os de cima continuam alinhados, os de baixo, não. Nesse caso, seria possível usar o aparelho somente na parte inferior?

    1. Olá Andrea! Se no caso as arcadas estiverem estabilizadas e a necessidade seja apenas para alinhas os seus incisivos inferiores talvez essa seja uma boa possbilidade.

  22. Andressa disse:

    Boa tarde, dr. Ronald!
    Devido meu siso, que está nascendo, prejudicou minha arcada inferior, sendo mais específica, apenas um dente da frente, o sentiste sugeriu de colocar aparelho apenas na arcada inferior, isso é correto?

    1. Olá Andressa. Para casos muito específicos até pode se considerar esta possibilidade, mas geralmente é necessário utilizar aparelho nas duas arcadas dentárias.

  23. silva disse:

    Olaboa noite, se uso uma protese ena arcada superior nao posso concertar os dentes tortos na inferior?

    1. Olá! Muito obrigado por entrar em contato conosco. O seu caso necessita de avaliação pois a perda de dentes pode influenciar na maneira como realizamos o tratamento ortodôntico. Em alguns casos podemos ter algumas limitações durante a movimentação dos dentes e a avaliação clínica em conjunto com exames complementares seria ideal para um correto diagnóstico do seu caso.

  24. Ruben Freitas disse:

    Olá doutor podemos colocar aparelho em baixo sem colocar em cima ou precisamos de por em cima também?

    1. Olá Ruben! Na maioria dos casos em que colocamos aparelho ortodôntico é preciso fazer a instalação nas duas arcadas dentárias. O uso do aparelho apenas na arcada inferior só será viável em poucos casos muito bem selecionados.

  25. Sarah disse:

    Olá!
    Fui ao dentista para tratar sobre a colocação de aparelho.
    Meus dentes superiores são um pouco desalinhados, os debaixo são um pouco tortos, mas é evidente que há espaço para corrigi-los (os de baixo apenas), e também possuo sobremordida.
    Meu dentista disse que o meu tratamento deve ser realizado com a extração de dois pré-molares superiores, e que é necessário puxar os dentes superiores para frente para que seja possível colocar o aparelho na arcada inferior.
    Fazer isso provocaria alterações drásticas na minha face? É possível que eu fique com trespasse horizontal?
    Desde já obrigada.

    1. Olá Sarah! Infelizmente é impossível responder sua pergunta sem realizar uma avaliação clínica e observar sua documentação ortodôntica. Pelo seu relato temos uma situação que necessita de um bom planejamento para que a execução do tratamento possa ser feita com sucesso.

  26. sofia lopes disse:

    ola bom dia
    os meu dentes de baixo estao em bom estado.
    mesmo assim e mesmo necessario ou obrigatorio por aparelho tambem neles?
    obrigado

    1. Olá Sofia! O fato de seus dentes estarem em bom estado não necessariamente significa que não seja preciso instalar o aparelho ortodôntico na acarda inferior. Na maioria dos tratamentos precisamos atuar nas duas arcadas em conjunto para que elas possam ter uma relação de mordida satisfatória. De todo modo é importante fazer uma avaliação com um profissional qualificado para saber se será necessário ou não colocar o aparelho ortodôntico apenas na arcada superior ou se as duas arcadas serão necessárias.

  27. maxsuel disse:

    se eu colocar aparelho so na parte de cima reduz o preço?

    1. Olá Maxsuel! Isso vai depender de como cada profissional trabalha. Cada dentista possui uma forma de trabalhar e precificar o serviço odontológico. Possivelmente você encontrará profissionais que reduzam o preço do tratamento ortodôntico, mas você também poderá encontrar outros que não façam distinção de preço em relação a colocar o aparelho em uma ou nas duas arcadas dentárias.

  28. Paulo disse:

    É normal colocar o aparelho apenas nos dentes da frente na parte de cima?

    1. Olá Paulo! Existem alguns momentos do tratamento que o dentista pode optar por trabalhar desta maneira. Mas geralmente para concluir o tratamento de forma satisfatória será necessário utilizar uma quantidade maior de recursos com finalidade de obter êxito esperado no tratamento ortodôntico.

  29. Poliana Aparecida Gomes Dias disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se ao movimentar a arcada inferior a arcada superior vai ser atingida.
    Obrigada

    1. Olá Poliana! Muito interessante sua pergunta. Sim, provavelmente a movimentação da arcada inferior causará interferências na arcada superior. As movimentações ortodônticas modificarão os pontos de contatos entre os dentes inferiores e superiores e isto pode gerar consequências nem sempre muito interessantes. O ideal é trabalhar a arcada dentária como um todo, realizando movimentações tanto na arcada superior quanto na inferior para que os dentes tenham um resultado mais satisfatório.

  30. Elbert da rocha Enout disse:

    Ótimas respostas! Deu para entender um pouco sobre o aparelho ortodôntico

    1. Olá Elbert! Fico muito feliz em esclarecer as dúvidas de todos os nossos leitores.

  31. Elbert da rocha Enout disse:

    Olá tenho mau posicionamento nos dentes e uso aparelho hoje em dia! Já estive problemas gengivais como a periodontite,dentes sensíveis e dor na gengiva quando comia doce!
    Esses problemas gengivais pode estar ligado em um fator genético ou ligado ao mau posicionamento dos dentes!?

    1. Olá Elbert! Os problemas gengivais podem ter relação genética, porém este não é o único fator para o desenvolvimento da periodontite. O posicionamento dentário inadequado contribui para agravar o quadro através do que chamamos de de trauma oclusal. Porém os principais motivos para desenvolver problemas na gengiva estão relacionados com higiene bucal e também outros fatores como o tabagismo e a diabetes por exemplo.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 RMA Odontologia. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Comersite