O que é Tártaro? Descubra agora a verdade que nunca contaram a Você

Postado em 17 de julho de 2014 por

Compartilhe:

O que é tártaro? Esta é uma pegunta muito frequente na rotina de trabalho. Leia este artigo e entenda o que é tártaro, como ele se forma, como evitá-lo e como tratá-lo.

O que é Tártaro?

o-que-e-tartaro

O Tártaro constitui-se de depósitos bacterianos e constituintes salivares que juntos formam uma comunidade microbiana encapsulada em polímero e que se acumula na superfície dental. Isso ocorre a partir de um ambiente propício para tal. Ele tem como características principais a coloração que pode variar entre amarelo, marrom ou verde, mas principalmente é encontrado na cor marrom. Tem a consistência dura e com isso impossibilita sua remoção sem auxílio profissional. O tártaro é um sinal clínico evidente da presença de Doença Periodontal.Agora que você já sabe o que é tártaro, vamos observar a seguir quais os fatores necessários para a formação e desenvolvimento do tártaro.

Entenda o que é a gengivite e veja quais são suas causas, sintomas e tratamento.

Causas do Tártaro

Usar Fio Dental Previne Tártaro

O Fio Dental é excelente para prevenir o aparecimento de Tártaros

O tártaro tem como sua causa principal uma higiene bucal deficiente. A escovação e o uso de fio dental são as principais medidas para evitá-lo. A higiene oral é importante para evitarmos que restos de alimentos presentes na cavidade bucal tornem-se alimento para bactérias oportunistas criarem colônias nas superfícies dos dentes. A higiene bucal é a chave para a manutenção da saúde oral. Se ocorrer descuido com os horários de escovação e principalmente deixar de escovar os dentes antes de dormir, serão grandes as chances das bactérias organizarem colônias e formarem tártaros.

No período em que se está dormindo ocorre um fenômeno controlado pelo sistema nervoso que é a redução do fluxo salivar na cavidade bucal e consequentemente o aumento da temperatura neste ambiente. Esses fatores associados a restos de alimentos são capazes de potencializar a formação desse biofilme patogênico, inicialmente formando a placa bacteriana e posteriormente realizando a formação do tártaro.

Como Evitar Tártaro

Escovar os dentes previne Tártaro

Escovar os dentes após cada refeição e antes de dormir ajuda a prevenir a Gengivite

As medidas que devem ser tomadas para evitar a formação do tártaro são:

– Escovar bem os dentes após cada refeição.

– Utilizar Fio Dental diariamente.

– Evitar comer entre refeições para que a cavidade bucal não fique ácida e facilite a proliferação de bactérias.

– Manter-se hidratado durante todo o dia

– Escovar sempre os dentes antes de dormir.

Como saber se tenho Tártaro

Observe se seus dentes possui possuem manchas ou pigmentações

Observe se seus dentes possui possuem manchas ou pigmentações

O Tártaro possui fácil visualização, basta observar algumas manchas, pigmentos ou camadas sobre a superfície do dente de cores principalmente amarela ou marrom que provavelmente será a presença de um tártaro. Para confirmar essa hipótese a melhor coisa é procurar ajuda de um profissional que é o Cirurgião-Dentista. Se você observar uma quantidade muito grande de tártaros sobre os seus dentes, procure tratamento o quanto antes.

Tártaro pode deixar o dente mole?

Mobilidade Dentária

Se você observar algum dente mole, procure um dentista imediatamente

O tártaro contribui para o amolecimento dos dentes porque atua como um grande fator de retenção de colônias de bactérias. Essas bactérias tem alto poder destrutivo e elas conseguem se organizar para destruir os tecidos de suporte do dente. Através desta ação bacteriana começa a ocorrer a perda óssea alveolar e pela dificuldade de acesso o tártaro consegue se expandir para áreas subgengivais levando essas bactérias causar grandes problemas que muitas vezes só são percebidos quando o dente já está mole e não se tem muitas alternativas para recuperar  estabilidade do dente.

 Como remover o Tártaro

O Ultrassom é um equipamento que acelera a remoção dos tártaros

O Ultrassom é um equipamento que acelera a remoção dos tártaros

Depois que o tártaro se forma, não pode ser removido pelo próprio paciente, o momento que o paciente teria para evitar essa situação seria na remoção da placa bacteriana que ainda tem aspecto amolecido e tem facilidade de remoção através do uso combinado de escova de dente, fio dental e enxaguantes bucais. Se nada disso for feito corretamente, em algum momento o tártaro irá se formar. Apenas o Cirurgião-Dentista tem condições técnicas para removê-lo. Seja através de instrumentos manuais que chamamos de Curetas e utilizamos para realizar o procedimento de raspagem dentária para remover tanto os tártaros supragengivais que estão expostos acima do nível da gengiva, como para a remoção de tártaros subgengivais que estão ocultos, abaixo do nível gengival. Outra opção é a utilização do aparelho de Ultrassom. Este aparelho atua através de ondas ultrasônicas e através destas vibrações nos dentes os tártaros vão sendo destruídos sem que ocorra nenhum tipo de dano a estrutura dentária sadia.

Em casos mais graves, quando o paciente possui muitos tártaros subgengivais é muito interessante que o paciente seja tratado por um periodontista que é o especialista no cuidado da gengiva, e poderá oferecer um tratamento mais adequado para o restabelecer a saúde bucal removendo os tártaros supra e subgengivais.

 

 

 

Compartilhe:

48 Comentários em “O que é Tártaro? Descubra agora a verdade que nunca contaram a Você

  1. Pingback: Gregory Smith
  2. Keyla disse:

    BO a Tarde! Dr. Ronald Fagundes, o tratamento é demorado, doloroso. Dá resultado tirando os tártaros, fica sensível os dentes ou gengiva?
    Desde já grata!
    Att; Keyla

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Keyla! O tratamento periodontal é realizado de acordo com a situação de cada paciente. Existem pessoas que precisam de um tratamento mais demorado e outras que necessitam de um tratamento mais curto. Quando a doença periodontal já já está muito avançada e realizamos a remoção dos tártaros é possível que ocorra alguma sensibilidade nos dentes que tiverem retrações gengivais principalmente. Para que você saiba exatamente como será seu tratamento sugiro que compareça a uma consulta com um periodontista para avaliar a complexidade do seu caso e tempo estimado de tratamento para você.

  3. poliana barreto araujo disse:

    Isso tem cura quando esta com o dentes amolecidos??

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Poliana! Quando os dentes ficam amolecidos devido a doença na gengiva nem sempre é possível realizar algum tratamento que consiga resolver efetivamente. Isto vai de acordo com a extensão dos danos causados pela doença periodontal. Em alguns casos os dentes podem até voltar a ficarem rígidos novamente, porém em casos mais graves o único tratamento possível e a remoção do elemento dentário. É preciso fazer uma avaliação clínica criteriosa para identificar as possibilidades de tratamento de dentes amolecidos.

  4. Mariele disse:

    Doutor é possível tirar carie em casa… Com receitas caseiras?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Mariele! É IMPOSSÍVEL remover tecido cariado com receitas caseiras. Tenha cuidado com estes tipos de promessas milagrosas.

  5. Maíra disse:

    Boa tarde, vamos ver se o senhor pode me dar uma ideia do que acontece com meus dentes… Tenho uma higiene bucal impecável, contudo ao longo dos anos, cada vez mais, tenho sofrido com manchas. Pra ter uma ideia, fiz uma limpeza no consultório dentário há cinco dias, mas meus dentes já começaram a escurecer. Ainda amamento meu filho de 1 ano e meio e tenho uma alimentação vegetariana estrita. Não sei se são informações úteis, mas queria saber se tem ideia do que poderia estar causando isso. As pontas dos meus dentes tem, visivelmente, o esmalte menos evidentes, são quase transparentes, contudo, tenho dentes fortes e sadios. Meus exames de sangue estão bons, não tenho nenhuma deficiência mais aguda de nutrientes, ainda que eu saiba que pode haver exames mais minuciosos e que dariam outras pistas… Acha que tem algo pra me ajudar a pensar esta questão?
    Agradeço desde já.

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Maíra! Muito obrigado por seu comentário. Infelizmente é difícil apontar uma razão para suas manchas, seria necessário fazer uma avaliação clínica para identificar melhor quais seriam os motivos porventura estariam gerando esta situação desagradável para você.

  6. Isa Costa disse:

    Bom dia!
    Tenho 47 anos e má oclusão na parte inferior e sempre quis usar aparelho para correção, mas recentemente descobrir que tenho gengivite e fui duas vezes a periodontista para realizar a limpeza, após este procedimento observei uma grande melhora, mas um dos dentes da parte inferior ficou um pouco mole será está uma nova dificuldade para colocar o aparelho?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Isa. Seria preciso avaliar de forma criteriosa sua situação. Em alguns casos é válido sacrificar um dente que não esteja em boas condições para viabilizar a correção de outros dentes. Mas para saber se este é realmente o seu caso seria preciso fazer uma avaliação clínica e radiográfica de sua situação.

  7. Jéssica disse:

    Doutor, se tiver só um pouquinho de tártaro e escovar bem os dentes, passar fio dental, o tártaro aumenta de tamanho sozinho? Ele progride mesmo escovando os dentes?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Jéssica! Se a higiene foi realizada corretamente é provável que o tártaro não progrida na região supra gengival. O perigo fica na questão da progressão sub gengival do tártaro, ou seja, ele pode crescer dentro da gengiva e nesta região você não consegue controlar. O ideal é que procure tratamento e remova todos os tártaros da sua boca.

  8. marcela anita disse:

    Dr eu usava aparelho ortodontico, mas meu dentista saiu da clínica,então nao continuei as manutenções.
    Tirei o fio em casa, na parte inferior da arcada, uns 15 dias depois senti meus 3 dentes ficarem meio amolecidos, fui ao dentista e ele disse que o amolecimento era por conta do tártaro, mais é tão puco que nao acreditei que fosse por conta disso, estou apavorada, os dentes voltam a ficar rígidos ou pode ter causa pior para estar acontecendo isso???? E se eu fizer a remoção do tártaro eles param de amolecer??? Agradeço!!!!

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Marcela! Para responder corretamente a sua pergunta seria muito importante fazer uma avaliação da sua situação. Quando se usa aparelho ortodôntico é normal que os dentes tenham um pouco de mobilidade e isso os permite a se movimentar para a posição certa. Quando existe a presença de tártaros e principalmente se estiver em grande quantidade a gengiva pode ficar muito inflamada e também gerar perda óssea. Procure atendimento especializado para realizar o tratamento adequado de seus dentes.

  9. Nahim Morais disse:

    Ola. Tenho ja faz bastante. Tempo uns pontos Pretos em alguns dentes. De início achei que era cárie. Mais ai fui por aparelho. Fiz um exame que constatou que eu não tinha cárie nenhuma. Ele me disse que eram pigmentos. Tenho motivos pra me preocupar?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Nahim. Se estes pigmentos forem selamentos biológicos não terá muitos motivos para se preocupar, porém sugiro que faça consultas de prevenção a cada seis meses para avaliar a condição de seus dentes.

  10. VALERIA RODRIGUES NEVES disse:

    Tenho um dente com canal e mobilidade. Fua na periodontista e ela disse que não é perda óssea. O que pode ser, o canal mal feito, gengivite?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Valéria, para saber exatamente o que está acontecendo com você seria muito importante a realização de um exame clínico e radiográfico. Mas de acordo com o seu relato creio que seja possível estar ocorrendo um trauma oclusal associado à doença periodontal.

  11. Cinthia disse:

    Doutor tenho um dente que está bem sensível,as vezes dá uma dorzinha e o dentista me falou que era placa. As vezes tenho impressão que ele vai cair,mas não está mole. Essa sensação seria por causa da placa bacteriana?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Cinthia! Não tenho como afirmar corretamente para você sem fazer um exame clínico. A placa bacteriana e o tártaro podem incomodar a gengiva causar retrações e exposição da raiz do dente. E a sensação do dente cair sem estar mole também é difícil de estabelecer um diagnóstico sobre o motivo sem realmente ver a situação.

  12. Cinthia disse:

    Doutor tenho retração gengival,e preciso colocar aparelho.O ideal seria fazer essa cirurgia antes ou posso fazer depois que retirar o aparelho ortodôntico?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Cinthia! O ideal é colocar o aparelho ortodôntico antes. Quando finalizar seu tratamento ortodôntico poderá cuidar da sua retração gengival.

  13. Davi disse:

    Doutor é normal o mau halito frequente, gosto ruim na boca e também na garganta, fora o sangramento em toda escovação devido o tartaro ?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Davi! Quando se possui muitos tártaros na boca, esta é uma consequência comum. Todos esses sintomas que você relatou podem melhorar caso você faça um tratamento periodontal com finalidade de remover todos os tártaros que possui.

  14. Olá dr boa tarde
    Recentemente descobri que tenho tártaro em apenas um dente na parte inferior da boca, procurei um dentista e tive que fazer vários procedimentos até chegar a limpeza e aplicação de aparelho, hoje montei a parte interior minha preocupação é de que esse meu dente com tártaro ao invés de melhorar piore por o uso de aparelho causa mobilidade.. ele por ter tártaro pode piorar??

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Adriana! Para colocar aparelho é importante que você não possua tártaros ou cáries. O aparelho causa mobilidade nos dentes com a finalidade de corrigir o posicionamento dentário. Pessoas que possuem perda óssea moderada ou avançada em alguns casos podem não ter condições de colocar o aparelho ortodôntico. Mas lembre-se cada caso é um caso, tudo depende dos aspectos individuais na boca de cada pessoa.

  15. Larissa disse:

    Dentista,Dói muito,colocar aparho?
    Meus dentes de baixo estão mg tortos

    1. Ronald Pinho disse:

      Oi Larissa! Cada paciente reage de uma maneira diferente após a colocação do aparelho. O momento em si de colocar o aparelho não é doloroso. Todavia após a instalação de uma aparelho ortodôntico é comum que ocorra algum desconforto.

  16. Ana disse:

    Fui no dentista e ele me disse que vou perder meu dentes que fica na parte de traz de mastigar… Vou precisar usar prótese aí vou poder usar aparelho?!

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Ana! Para saber a melhor alternativa de tratamento para o seu caso seria muito importante avaliar a quantidade de dentes que possui e quais as condições de saúde que eles se encontram.

  17. caroline disse:

    Doutor qual o nome do tratamento para remover o tartato? O clareamento dental remove todo ele?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Caroline! Os nomes mais comuns de tratamento para remover tártaros são: tratamento periodontal, raspagem supra-gengival e raspagem sub-gengival. O clareamento dental não tem a finalidade de remover tártaro, na verdade os tártaros devem ser removidos antes de se fazer o clareamento dental.

  18. stephanny disse:

    Olá..
    Minha dentisra me informou que nao vou poder usar aparelho pq meus dentes estao um pouco moles ,pois os tartaros atingiram minha estrutura osea…
    oque devo fazer?
    meus dentes estao muito para frente e começando a ficar meio mole….
    preciso usar aparelho urgente mais dentista nenhum em guiratinga quer resolver meu problema, ja fiz todo o procedimento dentario ,so nao pude colocar o aparelho por medo de perde meus dentes ,por favor me ajuda a achar uma soluçao.
    bjs ,obrigado

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Stephanny! Infelizmente existem casos que a instalação do aparelho dentário pode ser impossibilitada pela mobilidade dental. Para te dar uma resposta mais exata sobre o seu caso seria necessário fazer um esxame clínico. Apenas avaliando pessoalmente que podemos definir se existe ou não a possibilidade de colocar um aparelho ortodôntico.

  19. Tauannah disse:

    Ola eu tenho um pouco de uma marcha marrom no dente mais na parte de cima oque pode ser?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá, tudo bom? Uma mancha marrom no dente pode significar muitas coisas, o ideal é que você procure tratamento com um dentista para saber o que exatamente está acontecendo no seu dente.

  20. Wanesca Costa disse:

    Olá boa noite meu marido tava com tártaro em alguns dentes quando vi fiquei apavorada e cuidei logo de remover com uma Prince tirei tudo que vi mas olhando aq vi que eles poder ir pra gengiva tem alguma maneira da gente perceber? Ou so indo num dentista pra saber

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Wanesca! Existem situações que apenas o dentista terá capacidade de diagnosticar a presença de tártaros ou cálculos subgengivais.

  21. Ana Caroline Pereira disse:

    Olá. Estou com gengivite e tártaros. Porém poucos. Vou realizar o procedimento de raspagem, será que as gengivas irão voltar ao normal ?

  22. Rogério disse:

    Olá, Dr! Li em sites de odontologia duas informações contraditórias. Em um diz que o excesso de escovação diária é prejudicial e que devemos escovar os dentes no mínimo duas e no máximo três vezes por dia. Noutro li que devemos escovar após as refeições que seriam um total de cinco vezes ao dia. Qual seria o correto? Obrigado.

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Rogério! É muito comum encontrar opiniões contraditórias em sites de odontologia. A odontologia não é uma ciência exata, portanto abre brechas para as mais diversas opiniões. Cada dentista possui suas convicções baseados nas instruções que receberam em suas graduações ou pós graduações, assim como a própria experiência clínica que pode ser diferente para cada um de acordo com as ações praticadas em consultórios. Portanto para certas questões como a sua por exemplo é difícil determinar qual informação pode ser considerada como correta, visto que existem diversas linhas de pensamento que apesar de parecerem contraditórias não necessariamente significam que uma esteja certa e outra errada. Isto é maior do que parece pois como profissionais de saúde devemos compreender o contexto de nossos pacientes quanto ao tempo disponível para realização da higiene, capacidade de conseguir os recursos necessários para adquirir produtos de higiene bucal entre outras razões que podem gerar múltiplas maneiras de orientar nossos pacientes quanto aos hábitos de higiene bucal.

  23. Carlacorreiadasilva1983@hotmail.com disse:

    Perdi um pouco de óssea e a gengiva abaixou queria sabe se tm possibilidade de usá aparelho.

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Carla! Em alguns casos apesar da existência de perda óssea ainda pode ser possível utilizar um aparelho dentário, porém é preciso fazer uma avaliação criteriosa tanto na parte clínica quanto na radiográfica para decidir se existe viabilidade de colocar aparelho.

  24. Simone Takeda disse:

    olá! Faço limpezas no dentista todos os anos, é especialista em periodontia e bastante caprichosa,mas venho aumentando a qtdade de tartaro, mal faço a limpeza apos 1 mes ja formou tudo novamente. O que pode estar dando errado? minha HB continua a mesma.

  25. Sin duda en el articulo he encontrado unos buenos consejos. Gracias

    1. Ronald Pinho disse:

      Me siento feliz de haber ayudado. ¡De nada!

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 RMA Odontologia. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Comersite