Minha gengiva sangra quando passo fio dental!
Postado em 4 de julho de 2015 por Ronald Fagundes Figueira Pinho
O sangramento gengival sempre é um indício de que algum problema está ocorrendo com você. Pessoas procuram o consultório para fazer tratamentos por diversos motivos e durante a consulta muitas dúvidas são esclarecidas para que se estabeleça uma compreensão da situação de saúde bucal encontrada e as possíveis soluções para cada caso analisado. Dentre os questionamentos mais frequentes no consultório, está o relato de pessoas que afirmam: “Minha gengiva sangra” quando escovo os dentes ou quando passo fio dental. Algumas pessoas costumam também relatar a presença de sangue que é observada no travesseiro após uma noite de sono. Ao acordar é possível identificar que houve sangramento gengival durante o período em que se estava dormindo. A doença periodontal é o motivo principal para que essas situações possam ocorrer. O desconforto e a sensação do gosto de sangue na boca são motivos que trazem preocupação para algumas pessoas. Para facilitar um pouco a compreensão desta situação irei utilizar um exemplo hipotético para ilustrar melhor as situações que algumas pessoas vivem e inclusive este pode ser um caso semelhante ao seu.
Minha gengiva sangra toda vez que uso o fio dental!
Pois bem, Geraldo (que é o nosso personagem hipotético), tem uma rotina com muitos afazeres, está com 43 anos é casado e tem uma linda família. As suas responsabilidades diárias incluem levar os filhos todos dias para a escola, logo após ele vai ao trabalho e seu horário de almoço é utilizado para solucionar alguns problemas como ir ao banco, fazer compras de materiais escolares para os filhos, entre outras coisas além de ter de almoçar efetivamente. Muitas vezes o tempo para retornar ao trabalho o impede de realizar sua higiene bucal após almoçar. Na parte da noite, Geraldo costuma jantar com sua família e costuma também praticar atividades físicas em alguns dias da semana. Ele procura ensinar aos seus filhos a importância dos hábitos de higiene pessoal e bucal, mas nem toda a semana ele consegue ser o melhor exemplo disso devido a situações diversas que enfrenta no trabalho e acaba não conseguindo cuidar de maneira regular e efetiva de sua própria higiene bucal. Ela passa a ser negligenciada, o uso do fio dental passa ser esporádico e num determinado momento Geraldo se dá conta que sua gengiva começou a sangrar quando ele estava usando fio dental e se pergunta, minha gengiva sangra quando uso fio dental? Mas o que há de errado comigo? A primeira resposta que ele pensa é que usou o fio dental de maneira inadequada, com muita força e acabou machucando a gengiva.
Num outro dia ele tenta novamente e percebe novamente o sangramento e pensa consigo mesmo, é melhor eu comprar um novo fio dental, de outra marca, talvez seja o momento até de usar uma fita dental. Novamente ele tenta utilizar e o sangramento permanece, então Geraldo decide não usar o fio dental pois ele percebe o sangramento só ocorre quando ele utiliza o fio dental. Ele fica satisfeito e esquece desta situação, alguns dias passam e ele percebe que durante a escovação também existe a presença de sangramento gengival. Isto o assusta e ele só neste momento percebe que precisa ir ao dentista para fazer uma consulta e avaliar a situação. O dentista constata inflamação gengival generalizada e aconselha Geraldo a fazer um tratamento de raspagem. Geraldo concorda com a proposta de tratamento e permite que o procedimento seja iniciado. O dentista o orienta sobre a importância de uso do fio dental diariamente e alguns dias depois Geraldo percebe que mesmo usando o fio dental a sua gengiva não sangra mais.
O estresse pode causar muitos problemas bucais, você precisa ter cuidado e priorizar sua qualidade de vida para viver melhor e evitar doenças. Geraldo conseguiu resolver seu problema sem maiores consequências, mas essa história poderia ter sido diferente e as sequelas deixadas pela doença periodontal poderiam ser irreversíveis. Não faça apostas com sua saúde, faça exames periódicos, cuide de sua higiene. Entenda que a manutenção da saúde é uma prioridade em sua vida para que você possa desfrutar de tranquilidade nas outras outras áreas de sua vida.
Esta é uma situação hipotética, mas o raciocínio inicial do nosso personagem pode ser muito semelhante ao seu. Não deixe que problemas na gengiva se agravem. Quando a gengiva sangra é sinal de que algo está errado com sua saúde bucal. A progressão da doença periodontal é variável de pessoa para pessoa e a destruição tecidual causada pela doença periodontal pode te deixar com sequelas alterando a exposição de seus dentes com retrações gengivais, a inflamação gera uma modificação na coloração de sua gengiva deixando-a avermelhada. Portanto tenha cuidado com seus hábitos de higiene, por mais que algumas vezes a sua vida possa estar muito agitada, pequenas atitudes diárias podem evitar o aparecimento de muitos transtornos.
A saúde bucal é muito importante para sua vida e para evitar sangramento na gengiva, faça sua higiene bucal corretamente todos os dias. Quando a gengiva sangra é sinal de que você precisa mudar suas atitudes em relação aos cuidados com seus dentes.
Conseguiu compreender o motivo de sua gengiva sangrar ao usar fio dental? A instalação da doença periodontal por meio da gengivite é o principal caminho que comumente proporciona acontecerem situações como essa. Se a sua gengiva sangra e você já percebe isso, não perca tempo, procure tratamento profissional para resolver este problema.
Espero que tenha gostado da história do Geraldo. Não demore tanto quanto ele a tomar a tomar a atitude correta de procurar um dentista.
Agora se você já passou por alguma situação semelhante, comente aqui. Outras pessoas podem ser ajudadas através de seu comentário.
Um abraço,
Até a próxima
Minha gengiva sangrava as vezes quando usava o fio dental, não era rotina acontecer, achava que pelos dentes serem apertados feria a gengiva. Agora sei que preciso de ajuda.
Obrigado pelos esclarecimento.
Olá Joabe! Fico muito feliz em contribuir com informações relevantes para sua saúde bucal.
Fui com esse mesmo problema e a minha Dentista,relatou que o motivo do sangramento era porque havia restos de comidas,e recomendou q eu escovasse bastante até parar de sangrar. Só q avaliando o q ela falou como vou continuar escovando e usando o fio dental se de tanto escovar e sagrar a gengiva fica machucada. Me ajuda!
Olá Lenne! Para evitar machucar sua gengiva, procure utilizar escovas de dentes de cerdas macias. Se você possui dificuldades ou dúvidas sobre como escovar os dentes ou passar o fio dental corretamente solicite que seu dentista te oriente a usar estes recursos de uma maneira mais efetiva. Existem casos que além de melhorar os hábitos de higiene, também é necessário que ocorra alguma intervenção profissional para que sua gengiva pare de sangrar.
Minha gengiva sempre sangra qdo uso fio dental ou até mesmo escovando os dentes
Olá! Procure tratamento dentário imediatamente, este é um sinal de que você precisa se tratar e caso demore muito pode permitir o avanço da doença periodontal.
Minha gengiva so sangra quando passo fio dental
Olá Edvania! O sangramento é um sinal de que existe uma inflamação gengival. Quando esta situação ocorre a melhor maneira de resolver é procurando um dentista para fazer um tratamento de raspagem supra-gengival.
Ao passar fio dental no último dente superior esquerdo sai um pouco de sangue no fio dental, eu insisto no fio dental e logo em seguida para, porém após outra refeição que faço e utilizo o fio dental volta a sair sangue, e é só nesse último dente, oq ocorre?
Olá Gisele! Provavelmente sua gengiva possui uma inflamação e pelas informações fornecidas podemos acreditar que talvez já tenha se formado o tártaro no seu dente, por este motivo ocorre um estímulo para o sangramento gengival. Sugiro que procure um dentista para resolver esta situação pra você.