Meu filho está com o dente mole, o que fazer?
Postado em 5 de julho de 2015 por Maria dos Anjos Fagundes Figueira Pinho
Quando a criança chega no período de começar a trocar os dentes, muitas dúvidas podem surgir para alguns pais sobre como lidar com essa situação. Em geral a criança quando chega aos 5 ou 6 anos de idade entra no período que conhecemos como dentição mista. O primeiro sintoma realmente de que esta fase está começando na vida da criança é quando ela mesmo percebe seu primeiro dente mole, que costumeiramente é o incisivo central inferior, este é o dente da frente da arcada dentária inferior da criança. Esta etapa pode gerar algumas dúvidas para a criança deixá-la um pouco confusa com esta situação. É possível que ela fique com medo ou receosa, principalmente durante a alimentação com medo do dente cair ou de machucar sua boca. Cabe aos pais orientar a criança de que ela está amadurecendo e está entrando numa nova fase.
Não tenha ansiedade com o dente mole do seu filho
Quando o dente mole é percebido por alguns parentes próximos, algumas brincadeiras podem ser feitas com a criança e talvez ela não esteja preparada para isso ainda mais no momento em que o dente cai. É muito importante fazer a criança entender que a fase da “janelinha” que ocorre logo após a perda do dente é temporária. A criança ficará por período sem o dente logo logo nascerá um novo dente naquele lugar.
Algumas famílias gostam de remover o dente da criança em casa com métodos nada ortodoxos (muitas vezes inspirados por vídeos do Youtube) amarrando a ponta de uma linha no dente e outra ponta sendo amarrada em uma porta para bater a porta com força e fazer extração do dente. Não recomendo atitudes como essa, elas podem ser traumáticas para uma criança e existe grande possibilidade de se causar um acidente causando algum tipo de lesão nos lábios, bochecha ou na gengiva da criança. Tenha cuidado com seu filho para evitar que algumas “brincadeiras” possam causar transtornos. O dente mole deve ser mantido o máximo de tempo possível na boca, antecipar sua extração pode ser prejudicial e dificultar a vinda do dente permanente.
Se o seu filho está com dente mole, não se preocupe, deixe o dente cair no tempo certo que isso não trará nenhum prejuízo para o seu filho. Evite acelerar este processo que deve ocorrer de forma natural. As crianças possuem um tempo médio para realizar a troca dos dentes e cada dente tem o seu tempo para cair. Se você perceber que talvez algum dente mole de seu filho esteja nessa situação antes da época convencional ou até mesmo já tenha passado algum tempo até o dente ficar mole, saiba que esta situação é muito comum, porém quando algum dente demora muito tempo além do que é considerado correto é importante levar seu filho a uma consulta para avaliação mais criteriosa da situação.
Espero que tenha gostado do artigo. Comente aqui em baixo caso tenha ficado alguma dúvida sobre este assunto. Se o seu filho está com o dente mole, tenha calma que provavelmente em breve haverá a esfoliação deste para a chegada do dente permanente. Tenha sempre atenção com a saúde bucal de seu filho. Fazer consultas periódicas é muito importante para que ele tenha um bom desenvolvimento de sua saúde bucal.
Meu filho faz cinco anos dia 12 de junho e hj percebi que o dente inferior incisivo central esta mole e já pontando outro. achei bem precoce isso tem haver com puperdade? estou preocupada com isso. Não quero que ele tenha uma puberdade precoce. Ele uso leite de soja formula dos 8 ate aproximadamente um ano e meio. isso pode interferir?
Olá Leia! Em geral uma troca de dentição precoce não está relacionada diretamente com a puberdade. E o fato disto ter acontecido com este dente não significa que os outros também serão tão adiantados. Fique tranquila que esta idade realmente pode acontecer a troca de dentes e está dentro do que consideramos normal em Odontopediatria.