Emergência Odontológica no Rio de Janeiro
Postado em 7 de abril de 2015 por Ronald de Souza Pinho
Algumas situações desagradáveis podem acontecer em momentos que menos esperamos. Uma dessas situações é a dor de dente. A razão para o aparecimento da dor dente pode estar associada a negligência com hábitos de higiene bucal ou até a falta de tempo que impede muitas pessoas de procurar um dentista e realizar um tratamento preventivo adequado.
Razões que podem gerar uma Emergência Odontológica
Alguns motivos podem gerar uma necessidade de ir ao dentista. Geralmente essas circunstâncias estão ligadas a presença de sensação dolorosa que é sem dúvida o principal meio que leva pessoas ao dentista numa situação de emergência. Dentre as principais causas para uma visita ao dentista podemos citar :
Pulpites
A pulpite é sem dúvida a principal causa para se ter dor dente. Uma cárie não tratada ou uma restauração infiltrada são geralmente os motivos principais para que este quadro doloroso ocorra. O tempo para que o dente entre num estágio de pulpite é indeterminado pois depende da velocidade da progressão da doença cárie. Porém os efeitos de uma pulpite aguda podem ser facilmente identificados com uma sensibilidade dolorosa inconfundível. Existem muitos relatos de dores de dente noturnas. Observamos em muitas situações também a tentativa de automedicação através de analgésicos e anti-inflamatórios, todavia em geral sem muito sucesso. Em alguns casos o quadro pode até se agravar caso a pessoa não procure tratamento adequado e podemos observar a evolução desta inflamação para um quadro infeccioso mais grave que chamamos de abscesso dento-alveolar. Este abscesso tem como principal sinal o aumento de volume no rosto do paciente na região associada ao dente.
O tratamento adequado para se regredir um quadro de pulpite é a remoção do tecido cariado no dente e o tratamento de canal podendo ou não estar associados ao uso de algum medicamento que necessite ser ingerido pelo paciente. Nos casos mais graves quando o dente não tem mais condições de ser tratado devido a fraturas ou ao excesso de tecido cariado esta emergência odontológica deve ser resolvida com a extração do elemento dentário que está causando a dor de dente, porém a extração só deve ser indicada caso não exista mais nenhum tratamento possível para a recuperação do dente.
Traumas Dentários
O trauma dental ou bucal também é uma outra grande razão para gerar uma urgência odontológica. Quando uma criança cai e bate com boca é possível ocorrer cortes nos lábios, nas gengivas e até mesmo quebrar dentes ou perdê-los por completo. Sempre que uma criança ou um adulto e até mesmo um idoso que sofre algum tipo de queda ou acidente que envolva cavidade bucal é muito importante procurar atendimento rapidamente para avaliar a extensão das lesões. A primeira medida que se deve tomar é limpar a região com gaze embebida em soro fisiológico. Se houver sangramento ou inchaço é importante a utilização de compressas de gelo. Durante a emergencia é muito importante ter calma para tranquilizar a pessoa acidentada. Procurar o auxílio profissional é uma atitude responsável para evitar que problemas futuros possam acontecer. O dentista é o profissional que irá avaliar se ocorreu alguma movimentação dentária devido ao trauma, se houve a quebra de algum elemento dentário e a necessidade de algum tratamento para otimizar o retorno do paciente as suas atividades cotidianas como se alimentar sem restrições motivadas pelo trauma.
Quando ocorrer a situação do dente sair por inteiro da boca, que é um tipo de trauma comum de ser observado em crianças deve ter muito cuidado para encontrar o dente rapidamente e colocá-lo submerso em soro fisiológico preferencialmente, e na sua ausência em leite ou água. E levar a criança imediatamente ao dentista para que o dente possa ser colocado novamente no alvéolo que o local onde a raiz do dente fica inserida. Se este procedimento não for realizado em pouco tempo haverá grande chance de ocorrer um insucesso e a criança ficar sem o dente, principalmente tratando-se de um dente permanente que em média costuma aparecer entre os 06 e 08 anos de idade nas regiões anteriores da mandíbula e da maxila.
Quebra de algum dente da frente ou prótese
Outra razão importante quando tratamos de emergência odontológica é o fato de dentes ou próteses dentárias quebrarem. Este fator além de funcional pois dificulta a fala e a alimentação é também um fator social pois alguém que tenha o seu dente da frente (incisivo central superior) quebrado ficará com dificuldades de se relacionar com outras pessoas e precisará procurar atendimento imediatamente para resolver este tipo de problema. Geralmente esta situação não vem acompanhada de dor mas o transtorno que ela pode causar torna sim a quebra de uma prótese seja ela fixa ou removível um problema a ser resolvido.
Oferecemos atendimento de emergência odontológica apenas em horário comercial nas nossas 2 unidades de Campo Grande e na nossa unidade da Barra da Tijuca. Quer saber como chegar até nossos consultórios?
Barra da Tijuca – Rio Office Park – Clique aqui.
Campo Grande I – Rua Viúva Dantas – Clique aqui.
Campo Grande II – Rua Gianerini – Clique aqui.
Ligue agora para a unidade que tem interesse de ser atendido para saber mais sobre a disponibilidade de atendimento.
Se houver alguma dúvida deixe seu comentário logo abaixo.