Dente restaurado, pode usar aparelho?

Postado em 11 de setembro de 2018 por

Dente Restaurado pode usar aparelho
Compartilhe:

Uma pergunta muito comum que recebo frequentemente em nosso blog é justamente a que está presente no título deste post. Muitas pessoas possuem dúvidas sobre a possibilidade de colocar a aparelho dentário quando se tem algum dente restaurado. Esta é uma pergunta muito pertinente, pois gera muitas dúvidas aos nossos leitores.

Um dente restaurado não costuma ser um fator que gere impedimentos para a instalação de um aparelho ortodôntico. O que impossibilita o início de um tratamento ortodôntico é justamente o contrário, quando o paciente apresenta-se com dentes quebrados ou cariados. Nestes casos recomendo sempre que as restaurações sejam realizadas antes de colocar o aparelho. Pois não se deve iniciar um tratamento na especialidade de ortodontia sem que o paciente apresente-se com boas condições de saúde bucal. A saúde bucal é um fator primordial para que o tratamento ortodôntico seja realizado com segurança.

Posso colocar aparelho tendo um dente restaurado?

Os dentes precisam sempre ser restaurados caso tenham algum necessidade de tratamento, independente de ser um dente anterior, ou seja, um dente localizado na frente da arcada dentária ou até mesmo um dente posterior que fica localizado no final da arcada dentária. O fato de ter um dente restaurado na frente, como é bem comum observarmos em incisivos centrais não impede o paciente de ser submetido a um tratamento ortodôntico.

Os dentes restaurados que geralmente causam maior preocupação em pacientes são justamente os incisivos centrais e laterais que são os dentes mais anteriores das arcadas dentárias. Vale ressaltar que os caninos, pré-molares e molares também não impedem a colocação do aparelho ortodôntico desde que estejam saudáveis ou devidamente restaurados. Qualquer dente restaurado que esteja em boas condições pode ser submetido ao tratamento ortodôntico.

Não podemos permitir que dentes que necessitam de tratamento tenham o tratamento ortodôntico iniciado para evitar que no futuro estes dentes venham a ter algum tipo de complicação. Possivelmente precisarão de tratamentos mais invasivos como o tratamento de canal ou mesmo na pior das hipóteses que estes dentes venham a ser perdidos em função da progressão da doença cárie que foi previamente tratada. Este é um assunto muito sério e deve ser levado em consideração principalmente por aqueles pacientes que apresentam maior ansiedade em colocar o aparelho mas que não pretendem verificar seu estado de saúde bucal previamente. Recomendo que antes de procurar um ortodontista participem de uma consulta com um dentista clínico para avaliar as condições de saúde dos dentes e também da gengiva.

Dentes restaurados são importantes para a manutenção da saúde bucal

Para concluir este assunto lembre-se que ter um dente restaurado não impede a instalação do aparelho, porém vale ressaltar que talvez a restauração possa ter a necessidade de ser substituída após o tratamento ortodôntico. Isto não ocorre em todos os casos, mas é importante ter consciência sobre esta possibilidade de substituição da restauração dentária.

Espero ter conseguido esclarecer este assunto que costuma gerar tantas dúvidas. Se ainda assim alguma dúvida permanecer fique a vontade para perguntar nos comentários abaixo. Gostaria de lembrar também que algumas situações podem ser muito específicas e para conseguir responder de maneira clara e objetiva um exame clínico seria recomendável.

Obrigado por ler este artigo e se gostou não esqueça de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais.

Compartilhe:

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 RMA Odontologia. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Comersite