Como perder o medo de extrair dente?

Postado em 11 de dezembro de 2016 por

como perder o medo de extrair dente
Compartilhe:

A maioria das pessoas ficam muito ansiosas e temerosas quando necessitam visitar o dentista. Muitas vezes um simples exame de rotina dentário pode representar um desafio imenso. Quando se pensa em um procedimento cirúrgico isto pode tornar-se mais difícil ainda. Muitas pessoas procrastinam a ida ao dentista devido ao medo de sentir dor ou desconforto. E muitos tratamentos que poderiam muitas vezes ser resolvidos de forma simples acabam em situações mais complexas devido a falta de atendimento odontológico preventivo. Com isso, algumas pessoas às vezes não conseguem mais realizar tratamentos para a manutenção de seu dente e às vezes a única alternativa é a remoção deste elemento dental. Nesta hora paira a pergunta para algumas pessoas e você talvez esteja vivendo justamente essa situação. Como perder  medo de extrair dente?

A resposta infelizmente não é simples. Mas vamos observar argumentos importantes para contribuir para que esta situação se resolva da melhor forma possível.

Veja neste artigo 4 dicas para perder o medo de dentista.

Veja agora as maneiras para você saber como perder o medo de extrair dente

Visite o dentista regularmente

Fazer vistas periódicas ao dentista é muito importante. E não é importante apenas para a prevenção e tratamentos de doenças bucais. Quando você passa a fazer visitas periódicas ao dentista, por consequência você irá se tornar mais tranquilo quanto ao ambiente do consultório odontológico. Durante as consultas de rotina geralmente serão realizados procedimentos mais simples que contribuirão de forma muito importante para sua saúde bucal.

Algumas pessoas levam seus filhos regularmente ao dentista desde muito cedo. Nos primeiros anos os cuidados costumam ser realizados pela Odontopediatra. Para algumas crianças ou pré-adolescentes um outro especialista pode começar a fazer tratamentos e este é o Ortodontista que irá realizar tratamentos de correção da posição dentária através de aparelhos ortodônticos.

Para algumas dessas pessoas, a fase de transição da adolescência para a fase adulta é marcada justamente pela extração dos dos dente do Siso (que são os terceiros molares). E para essas pessoas que sempre tiveram muitos cuidados com os dentes e muitas vezes nunca precisaram sequer tomar uma anestesia na vida, o momento da extração dos sisos pode se tornar algo que gere uma expectativa negativa. Os receios quanto ao procedimento e muitas vezes as histórias que outras pessoas contam por já terem passado por esta de experiência pode tornar difícil a decisão por fazer o procedimento e a acarretar em um nervosismo exagerado que fatalmente contribuirá para um estágio de ansiedade para a realização do procedimento.

Procure um profissional de confiança

Todavia, quando a relação entre o paciente e o profissional é de longa data e existe confiança na capacidade do profissional em realizar o procedimento de maneira bem-sucedida, torna-se mais fácil aceitar a realização do procedimento.

Se você não conhece um profissional de confiança que tenha experiência na realização de extrações dentárias, procure a indicação de alguém da sua confiança. Quando se procura por um profissional de saúde é importante ter boas recomendações de pessoas próximas, isto ajuda a gerar maior credibilidade quanto à capacidade do profissional em oferecer um tratamento de qualidade.

Leve um acompanhante

Sempre que for realizar um procedimento cirúrgico, recomendamos que não compareça para atendimento sem um acompanhante. Geralmente esta pessoa irá lhe ajudar a se distrair nos momentos anteriores a cirurgia com uma boa conversa para relaxar enquanto o tratamento não inicia.

Outro bom motivo para ter um acompanhante é para que quando termine o procedimento você possa estar amparado até retornar para sua residência. Procure selecionar de forma inteligente a pessoa que irá te acompanhar.

Evite chamar pessoas pessimistas que gostam de lembrar de histórias ruins que outras pessoas passaram em momentos semelhantes ao que você está passando. Evite também estar acompanhado por pessoas ansiosas demais que ficam falando apenas sobre as preocupações sobre algo dar errado. Procure estar com pessoas tranquilas e positivas que irão te dar a confiança necessária para que você entre com tranquilidade no consultório odontológico.

Tenha em mente que a odontologia avançou muito nos últimos anos. Os anestésicos atuais são muito mais potentes e a possibilidade de sentir dor é mínima. Existem no Brasil excelentes profissionais que trabalham com muita dedicação para cuidar do seu sorriso e fazer o que for preciso para melhorar a sua saúde bucal.

Conclusão

Lembre-se que a prevenção é o melhor caminho para evitar tratamentos complexos no consultório odontológico. Caso seja necessário passar por uma extração dentária tenha calma e saiba que existem pessoas capacitadas e com paciência para lidar com seus medos e anseios, que irão te ajudar a se acalmar se realizar o procedimento com excelência. Saiba aqui o que fazer depois de extrair um dente.

Agora você já sabe como perder o medo de extrair dente. Estes são argumentos simples, mas que irão te ajudar bastante. Algumas pessoas talvez precisem de uma caminhada mais longa. Converse com seu dentista, seja honesto quanto aos seus anseios e medos e você poderá perceber que tudo pode ser diferente em um tratamento dentário quando se tem confiança. Se quiser se antecipar e se preparar para uma extração dentária confira nossas instruções pós-operatórias.

Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão para enriquecer esta discussão? Deixe um comentário abaixo.

Um abraço

 

 

 

Compartilhe:

2 Comentários em “Como perder o medo de extrair dente?

  1. Erisnalda Lima de Freitas disse:

    Bom eu não tenho medo da anestesia, fico mal guando o dentista começar mexer no dente pra puxar. Isso me da muito medo.

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Erisnalda! Obrigado pelo seu comentário. Compreendo o seu desconforto e preocupação com esta situação. Procure sempre tratar com um profissional capacitado e que você tenha confiança para que sua experiência seja mais tranquila nos momentos em que precisar realizar procedimentos como este.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 RMA Odontologia. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Comersite