O que é uma restauração dentária?
A restauração dentária é o processo que consiste na reconstrução de um dente danificado, seja por cárie ou por algum tipo de trauma ou fratura. O tratamento visa restabelecer as funções mastigatórias do dente e também devolver a estética perdida por causa de algum problema.
As restaurações podem ser de resina composta ou porcelana que são materiais que se assemelham à cor dos dentes ou de amálgama uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco .
Para que preciso fazer uma restauração?
O tratamento de restauração dentária é indicado para casos em que o paciente está com cáries. Isso porque a deterioração é retirada com o uso de brocas e isso compromete a estrutura do dente. Então, essa parte precisa ser reconstruída para que o dente cumpra suas funções e para que não haja infiltrações por bactérias, que podem causar uma deterioração maior ainda.
A restauração também é necessária quando o paciente sofre algum tipo de trauma ou fratura que comprometa a estética e a funcionalidade dos dentes.
Durabilidade de uma restauração dentaria:
Os materiais utilizados para fazer a restauração dentária são bastante duráveis e podem ser conservados durante muitos e muitos anos. Nem sempre é possível falar de uma durabilidade exata, pois isso depende muito dos hábitos e cuidados do paciente com sua restauração.
Falamos isso porque, a partir do momento que o dente passa por uma reconstrução, principalmente se ela for muito extensa, é necessário tomar alguns cuidados com a alimentação. Nesses casos, o paciente deve evitar alimentos muito duros para evitar que a restauração sofra traumas ou fraturas.
Quando a reconstrução é feita com resina composta em um dente que fica muito visível, o paciente ainda deve evitar o consumo excessivo de alimentos muito pigmentados e cuidar muito bem de sua higiene bucal. Isso porque esse material tende a mudar de cor com o passar dos anos.