Frenectomia:

Compartilhe:

Frenectomia é o nome do procedimento cirúrgico que tem por finalidade remover o freio labial hipertrófico tanto na arcada superior como na arcada inferior. Na arcada inferior também é possível ocorrer a ncessidade da cirurgia no freio lingual.

A principal razão para a realizaçãoda cirurgia é que existem muitos casos que o freio labial contribui de maneira importante para que ocorra um espaço entre os dentes que é chamado de diastema. Para corrigir esta situação a cirurgia se faz necessária, todavia ela deve ser associada ao tratamento ortodôntico para se obter sucesso no fechamento do diastema. A maioria das pessoas quepossuem um diastema, queixam-se de faltar harmonia no sorriso e consideram-no esteticamente desagradável. A busca do paciente incia por um profissional para corrigir este problema através do uso de um aparelho ortodôntico e em alguns casos o Ortodontista indica o procedimento cirúrgico para conseguir realizar o tratamento ortodôntico. O freio labial pode provocar além do diastema algumas outras situações desagradáveis como problemas periodontais, acúmulo de resíduos nas margens dos dentes, restringir o movimento dos lábios e prejudicar a fonética. Em algumas situações o freio pode contribuir na causa de algumas retrações gengivais. Pessoas que não tem dentes também podem ser submetidas a frenectomia caso o freio labial prejudique a adaptação da prótese total superior por exemplo. Na maioria das vezes o diagnóstico que define a necessidade da frenectomia é realizado pelo Ortodontista que indica a cirurgia para a remoção do freio, poisse não for tratado adequadamente e permanecer presente um volume excessivo do freio labial possivelmente provocará depois da retirada do aparelho ortodôntico uma nova abertura do diastema. Não são todas as situações de diastema que haverá a necessidade de realizar a frenectomia. Apenas os casos em que o freio labial possui a inserção muito baixa entre os incisivos centrais ou até mesmo nas situações que o freio se insere na região palatina ultrapassando o limite dos incisivos.

A cirurgia geralmente é tranquila, com anestesia local e feita no próprio consultório odontológico. É removida a parte do freio que está inserida  próxima aos dentes, fazendo com que a inserção desse freio fique mais longe desse local. Depois é feita a sutura da região operada e as instruções pós-operatórias são realizadas.

Compartilhe:

© 2018 RMA Odontologia. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Comersite