Tratamento Periodontal: Entenda a sua importância

Postado em 30 de novembro de 2015 por Ronald Fagundes Figueira Pinho

Tratamento Periodontal
Compartilhe:

O tratamento periodontal é uma terapia odontológica que consiste em cuidar dos tecidos de suporte dos dentes. Este tratamento tem a finalidade melhorar as condições de saúde bucal do paciente. Problemas na gengiva são muito comuns na população devido muitas vezes a negligência nos cuidados com a higiene bucal. Os cuidados com tecidos periodontais são essenciais para evitar o aparecimento da gengivite e da periodontite.

Formas que o tratamento periodontal pode ser realizado

O tratamento periodontal pode ser realizado de forma cirúrgica ou não cirúrgica. Na maioria dos casos a opção de tratamento escolhida será a não cirúrgica. Este fato ocorre pois a melhor forma de se realizar um tratamento é através de métodos mais conservadores. A terapia não cirúrgica pode envolver a necessidade de utilização de técnicas anestésicas para se realizar procedimentos de raspagem subgengival.

Tratamentos cirúrgicos periodontais são escolhidos apenas em casos mais complexos. Geralmente se faz a opção um tratamento periodontal cirúrgico quando a terapia básica não consegue atingir o resultado esperado.

Durante o tratamento periodontal a maior parte das ações consistirá na raspagem e alisamento radicular que poderão ser realizados com curetas manuais ou com instrumentação ultrassônica. Ambos os métodos são efetivos e geralmente seu uso é de maneira complementar. A profilaxia que consiste no ato do profissional de realizar a higiene bucal do paciente através do uso de pasta profilática e/ou pedra pomes tem a finalidade de finalizar a consulta com os dentes limpos e polidos.

Outro fator muito importe que faz parte do tratamento periodontal é o ajuste oclusal. Principalmente é realizado em pacientes que possuem periodontite e mobilidade dentária individual ou múltipla. O ajuste oclusal é um procedimento muito importante para estabilizar os dentes e permitir que o paciente possa mastigar melhor e realizar os movimentos mandibulares de forma correta.

A instrução de higiene oral assim como a motivação também são itens importantes para que tenhamos sucesso no tratamento periodontal. Este tratamento depende muito da colaboração do paciente para alcançar êxito. O paciente precisa cuidar muito bem da escovação e do uso do fio dental para que a gengiva tratada possa cicatrizar corretamente e tornar-se saudável.

A utilização de soluções de bochecho durante o tratamento periodontal pode ser benéfica para acelerar  recuperação do paciente. Mas não deve ser confundida como uma solução milagrosa ou como sendo melhor que as técnicas de escovação e uso de fio dental. O uso de soluções de bochecho devem apenas complementar o processo de higiene oral do paciente.

O tratamento periodontal exige manutenção a longo prazo. Os cuidados com a saúde bucal exigem visitas periódicas ao dentista para reavaliação e manutenção das estruturas periodontais. Pacientes que possuem perda óssea localizada ou generalizada devem ter um cuidado ainda maior. A perda óssea gerada pela doença periodontal pode levar à perda do elemento dentário.

O tratamento periodontal é muito importante para tratar sangramentos gengivais, remover tártaros e manter a saúde bucal.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Não deixe de comentar se quiser saber mais sobre o tratamento periodontal.

 

Compartilhe:

2 Comentários em “Tratamento Periodontal: Entenda a sua importância

  1. Felipe disse:

    Dr, gostaria de saber qual profissional(cirurgiao-dentista, periodontista) pode realizar uma gengivoplastia, e se depois da cirurgia pode acontecer da gengiva crescer novamente?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Felipe! Casos de recidiva após cirurgia plástica periodontal podem sim acontecer, porém de forma branda geralmente necessitando de pequenos reparos. Apenas em situações em que ocorra doença periodontal na região que poderá existir uma recidiva através de hiperplasia gengival causada por inflamação.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 RMA Odontologia. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Comersite