Todos os dentes de leite caem?

Postado em 29 de junho de 2015 por Maria dos Anjos Fagundes Figueira Pinho

Todos os dentes de leite caem?
Compartilhe:
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

   Os dentes de leite ou dentes decíduos são dentes que fazem parte da fase inicial da vida de todas as pessoas. Inicialmente de forma geral começam a aparecer na boca por volta dos 6 meses de idade. Ao longo dos dois primeiros anos de vida a dentição decídua se completa com a exposição de todos os dentes de leite na boca. Este período em que os dentes começam a aparecer determinam um amadurecimento nos hábitos alimentares da criança que com o tempo irá consumir cada vez mais alimentos sólidos. A erupção de todos os dentes de leite finaliza-se por volta dos 24 meses de vida, porém esse período pode ser alterado e se concretizar um pouco antes ou alguns meses depois, isso vai depender do desenvolvimento de cada criança.

A criança utilizará todos os dentes de leite até os 6 anos

Criança come melancia com todos os dentes leite

   O período entre os 2 anos de idade até os 6 anos é o momento da vida criança em que ela estará literalmente utilizando todos os seus dentes de leite. Este momento da vida infantil é interrompido com a queda dos primeiros dentes de leite para iniciar a troca destes por dentes permanentes. Este processo geralmente ocorre a partir da queda dos incisivos centrais inferiores decíduos que serão substituídos pelos incisivos centrais inferiores permanentes. E este momento é um marco na vida de uma criança que começa a perceber as transformações que seu corpo terá nos próximos anos. A troca dos dentes deve ocorrer de maneira natural preferencialmente, sem a necessidade de remover dentes de leite antes do tempo correto a não ser que por algum motivo realmente importante seja necessário. Esses motivos costumas estar associados a presença de cáries nos dentes, principalmente os molares que que são os últimos dentes da arcada dentária. Estes dentes tem grande importância e não podem ser negligenciados levando a sua perda precoce.

Você sabe quando nascem os dentes do seu filho? Veja o guia definitivo para controlar o aparecimento dos dentes dele.

Todos os dentes de leite precisam ser substituídos por dentes permanentes 

   A substituição de todos os dentes de leite deve ocorrer entre os 11 e 13 anos de idade. Esse é o período médio para que a dentição permanente se complete na arcada dentária, com exceção dos sisos que são os terceiros molares permanentes e costumam aparecer apenas por volta dos 18 anos de idade. Se por alguma razão a criança entrar na adolescência e observa-se que ainda existem dentes de leite na arcada dentária é preciso fazer uma radiografia de todos os dentes, inicialmente uma radiografia panorâmica pode contribuir para uma visão geral ou se o caso for localizado é possível que uma radiografia periapical que é feita no próprio consultório odontológico seja suficiente para identificar o motivo pelo qual o dente de leite ainda está na arcada.

Motivos para as crianças não substituírem todos os dentes de leite

   Os motivos e razões que podem levar algum dente de leite não ser substituído são geralmente associados as seguintes condições:

  1. Existe a ausência do dente permanente devido a alguma falha na formação dentária, ou seja, o dente de leite não possui um substituto pois neste caso ele não existe.
  2. O dente permanente está impactado e não consegue por si só substituir o dente de leite. Isto é muito comum de se observar em caninos superiores que em alguns casos ficam retidos no céu da boca e para que sua erupção seja realizada corretamente é necessário que se realize uma cirurgia com a finalidade de ligar este dente a um aparelho ortodôntico que irá direcioná-lo para a posição correta.
  3. O dente permanente pode aparecer numa posição inadequada e com isso não realizar a esfoliação da raiz do dente de leite.

   Independente da razão é preciso saber que todos os dentes de leite devem ser substituídos, eles não possuem a mesma resistência dos dentes permanentes e o processo natural da vida torna a sua substituição primordial. Todos os dentes de leite apresentam grande importância durante a fase de infância e pré-adolescência, eles são os dentes que prepararão o espaço adequado para a entrada dos permanentes, não se deve negligenciá-los pelo fato de saber que eles serão substituídos no futuro. O desenvolvimento físico, psicológico e social da criança pode ser muito melhor se ela possuir todos os dentes fortes e saudáveis. Cuide de seu filho o previna de passar por dores desnecessárias logo na infância, cuide de sua educação e de sua saúde para desenvolvê-lo fisicamente e emocionalmente entendo a importância dos cuidados com todos os dentes.

Não esqueça de comentar aqui em baixo. Terei o maior prazer de tirar suas dúvidas e conhecer suas experiências com a erupção e queda dos dentes de leite dos seus filhos.

Um abraço,

Até o próximo artigo.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhe:

74 Comentários em “Todos os dentes de leite caem?

  1. Jocela disse:

    A dentista do meu filho me falou que os dentes de tras do meu filho que tem 6 anos não seriam substituídos que eu tivesse muito cuidado.
    Aí estou me questionando quanto a veracidadr dessa informação.

  2. Ana Paula disse:

    Gostaria de saber se é somente a falta ou incorreta higiene que causam cáries. Tenho um filho de 4 anos que não ingere muito doce e faz a higiene e mesmo assim está com cárie, o que está nos deixando extremamente preocupados. O que fazer?
    Desde já agradeço!

    1. É importante observar se a higiene bucal está sendo feita corretamente antes de seu filho dormir. Outro fator importante é ter cuidado com a alimentação da criança durante a madrugada, se você ainda amamenta seu filho ou dá mamadeira com ele dormindo, isso pode ser prejudicial para a sua saúde bucal. São realmente muitas possibilidades que podem influenciar no aparecimento de cáries. Visitar o dentista semestralmente para fazer limpeza e aplicação de flúor também são medidas muito importantes para prevenir o aparecimento de cáries.

  3. Josenor Nascimento Cerqueira disse:

    Minha neta tem 7 anos e 1 mês. Os dois dentes da frente da arcada superior já nasceram, mas os dois de leite que os ladeiam ainda não caíram; dá-nos a impressão de que é uma vampirinha. Isso é normal? deve-se levá-la a um dentista ou aguardar naturalmente a queda destes dois dentes de leite?

    1. Olá Josenor! Algumas crianças podem demorar mais para realizar a troca dos dentes. Se vocês estiverem preocupados podem levá-la ao dentista que irá solicitar uma radiografia para acompanhar o desenvolvimento dentário de sua neta.

  4. Dulcinéia disse:

    Uma dentista falou que os dentes do canto da boca( não sei como chamam)não vão cair, que são permanentes, mas aqui vejo que todos devem cair. Confirme para mim. Obrigada.

    1. Olá Dulcinéia! O que a dentista falou está correto. Os dentes que você está se referindo já são os primeiros molares permanentes e esses surgem a na boca da criança por volta dos 6 anos de idade e devem permanecer durante toda a vida preferencialmente.

  5. joelba disse:

    meu filho tem move anos ele ainda tem dentes de leite?

    1. Oi, tudo bom? Crianças de 9 anos ainda tem sim dentes de leite.

  6. Hélia Paula disse:

    os dentes do fundo da boca caem também? existe vitaminas pra crianças com 7 anos tomar para os dentes ?

    1. Os molares decíduos das crianças caem também, geralmente em torno dos 10 anos de idade.

  7. Isabella disse:

    Oi, Tenho 12 anos, vou fazer 13 daqui ha algumas semana e ainda tenho 16 dentes de leite na minha boca no total, todos que conheço com essa idade mais ou menos já trocaram todos os dentes. Isso é normal? Quer dizer, eles não doem, não estão moles… Não sei o que está acontecendo. E quando não há dentes definitivos, coloca-se aparelho ou coisas do tipo normalmente?

    1. Olá Isabella! Procure atendimento odontológico e para avaliação de sua arcada dentária! Uma radiografia panorâmica também será importante para contribuir com o correto diagnóstico de seu caso.

  8. Norma Maria disse:

    Minha filha tem 2 anos e os dois dente dela de traz estao muito cariados pois ela útisou muito antibióticos forte no período de um ano. Eu levei ela na dentista e ela falou teria que faser canal,esse dente não vão cair ou eu terei que faser canal mesmo. Desde já muito obrigada,

    1. Olá Norma! Sua filha ainda é muito novinha para aguardar o dente cariado cair. Se a cárie que ela possui está profunda e o tratamento indicado é o de canal, faça isso para que sua filha não tenha dores de dente nesta fase de sua infância.

  9. georgia saibert disse:

    Boa tarde doutora Maria dos Anjos; meu filho tem 9anos e por falta de higiene bucal ele teve dois dentes molares com cárie e um teve que remover e o outro está para fazer canal,por favor se está correto fazer canal ?ou seria dente de leite que ainda vai cair? Agradeço desde já!

    1. Olá Georgia! Eu só posso responder a sua pergunta fazendo uma avaliação em seu filho para saber quais os dentes cariados se são decíduos ou permanentes para diagnosticar qual a melhor maneira de tratar os dentes de seu filho.

  10. Giselda de França disse:

    Olá boa noite, então tenho um filho de 04 anos de idade e acredito pra uso excessivo de antibióticos contribuiu para adquirir cáries, o que eu gostaria de saber é se haverá troca dessa do último destino da parte inferior onde está localizada a cárie. Obrigado!

    1. Olá Giselda! A troca dos dentes do seu filho ainda irá demorar muito para acontecer. Você precisa tratar o quanto antes do dente do seu filho para que ele não venha a ter dores de dente e não desenvolva infecções em sua cavidade bucal.

  11. Damaris disse:

    Estou com um problema que ta me deixando apavorada. Meu filho tem 4 ano anos e por ser especial e difícil contrariar ele com vontades que ele tem com isso meu filho e fanático em paçoca,guaraná natural e coca cola e com isso os dentes maiores ( de traz,tanto de cima quanto de baixo) está virando uma panela aberta estou comedo de furar. No caso esses dentes de traz tbm vão cair? Quando?

    1. Olá Damaris! Você precisa levar seu filho para tratar estes dentes ele ainda é muito jovem e a troca destes dentes ocorrerá quando ele tiver aproximadamente 10 anos de idade. É muito importante fazer o acompanhamento de seu filho com uma odontopediatra ou algum especialista em pacientes portadores de necessidades especiais.

  12. Moacyr Cunha disse:

    Muito boa a materia.
    Minha filha de 6 anos iniciou a troca dos dentes aos 4 anos. Agora, devido ao consumo exagerado de balas e doces, esta com caries nos quatro dentes do fundo (molares). A pergunta e’ a seguinte: por acaso esses dentes são permanentes ?, pois não percebemos a troca nem houve percepção de seu surgimento.
    Obrigado.

    1. Olá Moacyr! Que bom que gostou! Seria importante levar sua filha ao dentista para verificar se ela já possui o primeiro molar permanente que é um dente que surge geralmente aos 6 anos de idade sem a necessidade de substituir os dentes de leite e isso pode acabar confundindo alguns pais.

  13. Rejane disse:

    Olá! Minha filha tem 7 anos e 7 meses. Já caíram os incisivos centrais e laterais inferiores e superiores. Percebo que não há sinal de queda (nenhum está mole). É normal ter essa “pausa”, distância grande entre uma queda e outra? Outra pergunta: Os dentes definitivos estão com algumas manchas (tipo uns riscos), já questionei com a dentista e informou-me que não eram devido a excesso de flúor. É comum aparecerem? Obrigada!

    1. Olá Rejane! Esta pausa é realmente comum de acontecer após a troca dos incisivos. Provavelmente sua filha voltará a trocar dentes quando estiver com 9 ou 10 anos de idade, neste caso serão os molares decíduos que serão substituídos por pré-molares. E manchas nos dentes podem ocorrer por diversas causas e dentre elas o excesso do consumo de flúor é uma das possibilidades apenas. Para realizar este tipo de diagnóstico seria necessário realizar um exame clínico em sua filha.

  14. igor disse:

    ola eu tenho 11anos e ja caiu 8 dentes quado vai cair os outros obg

    1. Olá Igor. Te aconselho a procurar atendimento para uma avaliação completa de seus dentes. Comunique aos seus responsáveis que você deseja cuidar de seus dentes.

  15. Ana disse:

    Olá, tenho 18 anos e ainda tenho alguns dentes de leite, agora percebi que atrás da minha gengiva inferior tem dois carocinhos parecendo “dentes ” que está querendo romper. Pode ser o dente permanente que não encontrou posição adequada? Isso precisaria de cirurgia?

    1. Olá Ana. Talvez você esteja certa. Mas seria mais prudente se você procurasse um dentista para te avaliar e realizar uma radiografia da região.

  16. Teresa Cristina Paes disse:

    Meu filho vai fazer 7 anos no mês que vem. Já caíram os dois dentes superiores, mas até o momento não apontou o dente permanente. A minha preocupação é que tem mais um dente superior mole, já está quase caindo. Isso está correto?

    1. Olá Teresa. Em alguns casos a troca dos dentes de leite por permanentes pode ser mais demorada. Nestes casos é importante procurar auxílio profissional para identificar a melhor atitude a ser tomada.

  17. Meu filho tem 6 anos,esta com carie nos incisivos uma de cada lado.
    Tem 2 dias q ele reclama de dor. E por ser fim de semana nao achei dentista,sera q vai ter q tirar o dente ou vai fazer uma abturação. Por favor me ajudem.

    1. Olá Cinthia! É preciso avaliar para saber a melhor conduta a ser tomada com seu filho. Como são dentes da frente, estão próximos do período de cair, mas se não houver mobilidade talvez seja melhor obturar mesmo sabendo que não durarão por muito tempo na boca.

  18. Joice disse:

    olá ,meu filho tem 10 anos, agora q as presas estão caindo e demora muito ,tempo para nascer e normal?

    1. Olá Joice. Está no período correto para troca dos dentes caninos. Fique tranquila.

  19. Rosilayne disse:

    Adorei a matéria.
    Meu filho tem cinco anos e já começou a trocar os dentes.com dois anos ele sofreu uma queda e os seus dois dentes centrais de cima desafiaram-se para a frente .o dente permanente pode nascer com o mesmo desalinhamento?por favor responda.

    1. Oi Rosilayne, fico feliz que tenha gostado da matéria. Não necessariamente seu filho terá problema de posicionamento dentário devido a esta queda, todavia existe a possibilidade dos dentes permanentes virem com hipoplasia de esmalte que é uma sequela comum quando ocorrem traumas durante a dentição decídua.

  20. Ana chaves disse:

    Boa tarde Dra ! Eu cuido de minha neta que tem 5 anos e meio , o penúltimo dentinho inferior deu cárie e teve que fazer obturação onde tirou muito no dente , a dentista dela disse que se desse mais problemas que talvez tivesse que fazer canal , uma pessoa me disse que estes dentes são permanentes e não trocam , é isso mesmo ?

    1. Olá Ana. Com esta idade que ela tem, o penúltimo dente dela é um dente de leite e será trocado por um permanente quando ela estiver com 10 ou 11 anos.

  21. elenilda disse:

    Meu filho tem 6 anos os dentes detrás estao quebrados , o inferior e o superior nao se ver mais o dente a doutora disse que deve ser feito canal mas esse dente é de leite ele vai cair? O q faco tao novo e os dentes muitos estragados

    1. Oi Elenilda. Procure realizar tratamento em todos os dentes que seu filho precisa. Ele ainda é jovem e se nada for feito poderá sofrer com muitas dores de dente.

  22. Mychelle Edna disse:

    Minha filha vai fazer quase tres meses que ela mesma arancou tres dentes antes do tempo e ate agora eles nao nasceram foram os dois grandes de cima e um do lado do dente de vampirinho eram de leite todos ela tava amolecendos ps dentes e arancamdo sozinha a gengiva dela ta enchada mas nada de dente o que faco me ajuda .

    1. Olá Mychelle. É preciso saber a idade de sua filha. E também é importante que ela faça uma radiografia para saber como estão os dentes permanentes.

  23. Lucélia disse:

    Olá, meu filho tem 7 anos e 3 meses e ainda não tem nenhum dente mole. Estou preocupada. Isso é normal?

    1. Olá Lucélia. Pode ser que a dentição de seu filho esteja atrasada. Procure auxílio profissional e faça uma radiografia para ajudar no diagnóstico da dentição de seu filho.

  24. Taisa disse:

    Gostaria de saber se is dentes de tras caem

    1. Olá Taisa. Se os dentes forem decíduos irão cair sim.

  25. Kaicy disse:

    Minha filha tem 13 anos está com dentes da frente estão desalinhados e precisa de aparelho pra correção porém ela aida tem 4 dentes de leites os 4 ultimos de tras o dentista sugeriu extrair, isso é correto ou é melhor esperar mais tempo pra vê se acontece naturalmete?
    Desde já muito obrigada

    1. Seria interessante fazer uma radiografia panorâmica de sua filha ou até mesmo uma periapical completa para saber se os dentes permanentes estão próximos de erupcionar.

  26. Amanda disse:

    Olá , estou com uma dúvida meu filho tem acabou de completar 5 anos não teve nenhuma troca dentária! E um dentista me falou q o dente do fundo da boca dela é permanente! Correto isso?? Não é feito a troca de tds os dentes?

    1. Oi Amanda. O primeiro molar permanente aparece na boca atrás do último dente de leite e por isso não necessita de troca dentária.

  27. barbara disse:

    Minha filha esta com um buraco no utimo dente ela tem 7anos ele não ira cair???

    1. Olá Barbara! Procure atendimento para sua filha. Existe grande possibilidade deste dente já ser permanente. Mesmo que seja um dente dente de leite ainda irá demorar a cair. Cuide da saúde bucal de sua filha para que ela não tenha dores de dente.

  28. Lucineia Regina febraio disse:

    Olá Doutora meu filho tem 10 anos ,e a dentista dele pediu pra panorâmica e agora ela esta estraindo os dentes de leite gostaria de saber se e normal ela arrancar ou deveria cair sozinho. Obrigada meu nome e lucineia

    1. Olá Lucineia. Depende muito de cada situação, tem crianças que precisam que seus dentes de leite sejam extraídos, mas na maioria dos casos isso não é necessário pois a dentição permanente costuma se concluir aos 12 anos de idade com a chegada dos segundos molares inferiores.

  29. Lila Gomes Flatau disse:

    Olá.. amei a sua matéria. tenho uma pergunta: meu filho fez 7 anos, tem uma denticäo boa, mas um dente de trás estava cm um buraco e a dentista tirou ao invés de restaurar! O dente tinha 3 raízes perfeitas. Esse dente será substituído quando ele tiver uns 10 a11anos? Nascerá outro ou ele ficará com um espaco ??
    Obrigada

    1. Olá Lila. É preciso saber se o dente que ele tirou era de leite ou permanente. Pois com 7 anos o primeiro molar permanente geralmente já está erupcionado.

  30. messias rodrigues disse:

    meu filho tem cinco anos e ainda não trocou nenhum dente,isso é normal?e aqueles dentes que chamamos canino os quais usamos para mastigar ele tambem vai ser trocado?

    1. Olá Messias. É normal sim, em geral a troca de dentes ocorre aos 6 anos de idade. Os caninos são trocados sim, todavia ele irão demorar alguns anos para isso.

  31. rosimery disse:

    olá boa noite! minha filha tem 5 anos e 7 meses. dois dentes da parte inferior estão um pouco mole, quero saber se eu tenho que amolecer eles, ou eles vão cair sozinhos? desde já muito obrigada!!

    1. Olá Rosimery! Não se preocupe, estes dentes irão cair sozinhos.

  32. karine disse:

    O último dente da parte de baixo cai ??e isso acontece com quantos anos
    ? Pfv me responda

    1. Olá Karine! Depende de qual de dente você está falando e qual a idade que pessoa está para conseguir te responder melhor a esta pergunta.

  33. Jucimara disse:

    Minha filha tem 4 anos o dente de leite dela já caiu dois da frente da parte de baixo da boca,os dentes de trás da boca dela estão estragados ,gostaria de saber se todos os dentes de trás vão cair ?ou só alguns ?estou preocupada porque acho ela muito nova para os dentes já estão trocando.

    1. Oi Jucimara! Possivelmente não há problemas com o fato dos dentes da frente terem caído mais cedo. Mas é muito importante que você procure tratar os dentes de trás da sua filha. Se os dentes não forem tratados ela poderá ter sérios problemas bucais nos próximos anos. Você precisa cuidar mais dos dentes dela para que ela não sofra com dores de dente ou perdas prematuras de dentes.

  34. Adriana disse:

    Meu filho tem cinco anos e já perder quatro dentes e cada perca muito rápido amolece outro agora mesmo tem um nole, e normal perder dentes um atraz do outro em pouco tempo??

    1. Oi Adriana. O período entre 5 e 7 anos de idade é o momento em que a criança começa suas primeiras mudanças na dentição. Algumas são mais rápidas que outras. Mas em geral esta é uma situação normal. Para você ficar mais tranquila, aconselho que procure atendimento com Odontopediatra para seu filho para que numa avaliação clínica suas dúvidas sejam esclarecidas.

  35. ana julia disse:

    os dentes de tras pode ser arrancados por que o da minha filha de 9anos de idade esta mole e ela escova toda hora ai eu nao sei eu queria saber

    1. Olá Ana Julia. Como sua filha ainda está com 9 anos seria interessante que aguardasse que estes dentes caiam naturalmente pois os dentes permanentes dela estão fazendo o trabalho de reabsorção das raízes dos dentes de leite de sua filha.

  36. Flavia Felippelli disse:

    Eu tenho 10 anos e minhas meu dente do fundo esta mole Sera que vaii cair?

    1. Olá Flavia, tudo bom com você? Aos 10 anos de idade é possível que um de seus molares de leite esteja mole para dar lugar ao seu pré-molar permanente. Sugiro que comunique aos seus pais que seu dente está mole e se for necessário, procure atendimento odontológico.

  37. zilda disse:

    olá, minha filha de 2 anos e 8 meses, segundo a dentista está com cárie no dente 26! Esse dente ela vai trocar ou já é o permanente! obrigada

    1. Olá Zilda, tudo bem? É muito difícil que sua filha já tenha dentes permanentes com tão pouca idade. Quanto a numeração do dente acredito que possa ter ocorrido algum equívoco na classificação. Caso esteja correto o diagnóstico o dente 26 (primeiro molar superior esquerdo) é sim um dente permanente, porém como ela ainda tem menos de 3 anos fica difícil acreditar que o dente cariado seja o 26. O mais provável é que este dente seja o 65 que é o segundo molar superior esquerdo que seria o dente localizado nesta região da boca mais compatível com a idade da sua filha. De qualquer forma este dente precisa ser tratado para que sua filha não sofra com dores de dente. Mesmo que seja um dente de leite ele ainda permanecerá durante toda a infância de sua filha.

  38. Fabiana disse:

    Olá eu tenho 15 anos faço 16 em março ainda nao troquei todos os meus dentes de leite, sao bem uns 10 dentes de atrás ainda .
    oque devo fazer ???
    Isso não é normal ?

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2017 RMA Odontologia. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Comersite