Primeiros Socorros:

Às vezes, um acidente é inevitável. No entanto, equipado com a informação certa, você pode minimizar o impacto do trauma dental e realizar os primeiros socorros de seu filho seguindo estas dicas.

Dor de dente

Se uma criança desenvolve uma dor de dente, em primeira instância, marcar uma consulta com seu dentista. Se uma infecção estiver presente esta precisa ser tratada rapidamente de modo a tentar evitar problemas mais graves.

As etapas descritas abaixo também podem ser seguidas para o alívio temporário:

  • Lavar a boca de seu com água morna e sal (adicione uma colher de chá de sal de mesa para um copo de água) e use fio dental para remover suavemente qualquer alimento ou detritos que podem estar presos entre os dentes que doem. Não use um instrumento afiado ou pontiagudo na tentativa de remover quaisquer detritos, pois isso pode danificar os dentes ou ferir seu filho.
  • O analgésico pode ser dado para a dor até que a criança pode ser visto pelo dentista. O analgésico deve ser engolido em vez colocada sobre o dente que está com dor ou a gengiva.
  • Se houver inchaço presente, coloque uma compressa fria na parte externa da bochecha de seu filho para minimizar o inchaço.

Brackets quebrados ou Fios Soltos

Se você tem o aparelho e um fio quebrado causando dor ou irritação, cubra a ponta solta com cera, uma bola de algodão pequeno, pedaço de gaze ou goma de mascar e chegar ao ortodontista o mais rapidamente possível.

Se aparelho ortodôntico do seu filho tornar-se quebrado ou dobrado e não se encaixa corretamente, não use-o  novamente até que tenha sido reparado ou ajustado por seu ortodontista.

Dente Avulsionado

Se um dente é avulsionado, ou seja, se ele sai completamente da boca após uma queda, mantenha a calma e procure agir rapidamente. Devem ser tomadas as seguintes etapas:

  • Procurar com cuidado o dente e segurá-lo pela coroa apenas (e não a raiz) e verifique se ele está limpo. A coroa é a parte branca suave do dente que é normalmente visível na boca.
  • Se a raiz estiver suja, lave o dente no leite ou muito brevemente, em água ou soro fisiológico.
  • Reimplante imediatamente o dente no alvéolo certificando-se o dente está voltado para a posição correta. O tempo é crítico e ação imediata é o melhor, e, idealmente, não deve ser adiada mais de 30 minutos.
  • Segure o dente no lugar. A folha de alumínio pode ser usada para ajudar a estabilizar o dente, ou o paciente pode morder suavemente uma gaze ou um pano macio.
  • Se você é incapaz de reimplantar o dente, mantenha o úmido, colocando-o em um copo de leite, selando-a em filme plástico ou colocá-la na boca do paciente ao lado do rosto, se a criança é capaz de fazer isso sem engolir o dente.
  • Consulte imediatamente um dentista – o tempo é crítico.

Pontos para lembrar:

  • Não segure o dente pela superfície radicular
  • Não raspar ou esfregar a superfície radicular
  • Não deixe que o dente secar
  • Não coloque o dente em gelo
  • Evite lavagem ou armazenar o dente em água por mais de um ou dois segundos
  • Não retire quaisquer fragmentos de tecido ou gengiva do dente

Para ajudar a prevenir contra uma quebra ou uma avulsão do dente, procure sempre garantir que seu filho está equipado com um protetor bucal personalizado quando ele participar de jogo ou treinamento em esportes de contato.

Cortar a língua ou morder o lábio

Para quaisquer lesões que resultam em hemorragia, aplique pressão diretamente para a área lesada com um pano limpo ou pacote de gaze. Isso vai ajudar a controlar a hemorragia. No entanto, se o sangramento não parar em cerca de 15 minutos, levar seu filho para a emergência de um hospital ou posto de saúde ou procure o consultório dentário. Se a lesão for grave, pode precisar de pontos. Para minimizar o inchaço, você pode aplicar gelo ou compressas frias para o rosto de seu filho no local da lesão.

Com qualquer lesão dental, sempre procurar aconselhamento profissional de um dentista, ou se um dentista não está disponível, procurar aconselhamento de um profissional de saúde.

© 2018 RMA Odontologia. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Comersite