O que é preciso fazer antes de colocar aparelho ortodôntico

Postado em 11 de setembro de 2014 por Ronald de Souza Pinho

Colocar Aparelho Ortodôntico Autoligado
Compartilhe:
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A correção do posicionamento dentário é um dos principais motivos que levam as pessoas ao dentista. Colocar aparelho ortodôntico para alguns pode até significar moda ou status, mas na verdade é um tratamento sério que envolve estruturas nobres e deve ser feito apenas quando realmente há indicação de correção dentária. Entenda agora quais são as etapas necessárias que se deve passar previamente a colocação do aparelho ortodôntico.

Quer receber dicas importantes e novidades sobre saúde bucal e ortodontia? Clique aqui, curta a página do Facebook do Dr. Ronald e veja as dicas para a você ter um excelente aproveitamento nos seus tratamentos dentários.

O que é um aparelho ortodôntico?

O aparelho ortodôntico ou aparelho dentário é um dispositivo utilizado pelo ortodontista com a finalidade de realizar movimentações e correções nas arcadas dentárias superior e inferior. Este aparelho pode ser fixo ou removível e pode ser feito de diversos materiais desde acrílicos, metálicos e até de material cerâmico. A apresentação mais comum conhecida pela maioria das pessoas a respeito de um aparelho ortodôntico são pequenas peças metálicas coladas na frente dos dentes com um arco e borrachinhas geralmente coloridas.

Por que usar um aparelho ortodôntico?

colocar-aparelho-ortodontico-dentario

 

Existem dois grandes motivos que levam as pessoas a procurarem um tratamento ortodôntico. O primeiro e principal motivo é a estética. Você pode se sentir incomodado com seu posicionamento dentário e com a harmonia de seu sorriso. Problemas estéticos podem levar a colocação do aparelho que através do tratamento de correção dentária você possa desfrutar dos benefícios que dentes bem posicionados podem lhe oferecer como autoconfiança para estar em ambientes sociais ou falar em público e até mesmo segurança para se alimentar melhor.

Outro grande motivo é justamente a razão funcional que leva pessoas com dificuldades de higienizar os dentes devido a presença de apinhamentos dentários, casos em que existem diastemas, que são espaços entre os dentes, também podem trazer algum desconforto durante a alimentação com a impactação de alimentos entre os dentes e até mesmo situações que o paciente possui problemas na articulação temporomandibular (ATM) que em muitos casos são de origem dentária principalmente associadas ao posicionamento inadequado dos dentes.

O tratamento ortodôntico funciona para pessoas que possuem condições fisiológicos adequadas para serem submetidas, ou seja, desde crianças em fase de dentição mista, passando por adolescentes e até adultos podem desfrutar dos benefícios que o tratamento ortodôntico é capaz de proporcionar.

A importância da Documentação Ortodôntica

A documentação ortodôntica é o conjunto de exames necessários para a avaliação e o planejamento do tratamento ortodôntico. Através desta documentação é possível diagnosticar a situação em que se encontram as arcadas dentárias do paciente e planejar as necessidades de tratamento e forma como o aparelho dentário será utilizado. Esta documentação é importante pois traz segurança e objetividade para que o ortodontista possa otimizar o tratamento de seu paciente realizando os movimentos dentários posteriormente baseado no conhecimento das estruturas anatômicas que cada paciente dispõe de forma individual.

 

Por que NÃO se deve colocar aparelho ortodôntico sem a documentação?

Este pode ser talvez o erro mais grave. Tentar economizar neste momento e não realizar as radiografias e exames necessários pode prejudicar todo o tratamento, pois não haverá parâmetros, estudos e nem plano de tratamento. Isso acontece com frequência quando o paciente procura colocar o aparelho dentário por conta própria sem saber das consequências que isso pode gerar para sua vida no futuro. A tendência de um tratamento que inicia sem qualquer tipo de documentação é que seja visto insucesso a longo prazo, principalmente se o paciente não estiver sendo acompanhado diretamente por um dentista. As consequências podem ser muito desagradáveis podendo chegar até a perda de um ou mais dentes.

 

#1 Exame Clínico

Aparelho-ortodontico-exame-Clinico-Ortodontia-Dentista-campo-grande-barra-da-tijuca

O exame clínico nada mais é do que a avaliação do dentista diretamente na boca do paciente. Através deste exame o dentista terá capacidade de determinar se existe ou não a necessidade de se colocar aparelho ortodôntico. Serão avaliadas também a presença de lesões, inflamações e doenças bucais como gengivite, cáries, granulomas e etc. A presença de alterações de desenvolvimento também deve ser observada neste momento como por exemplo dentes conoides, que são dentes que possuem a forma de cone, dentes de leite em maiores de 13 anos, exostoses, entre outros aspectos que devem ser observados. O exame clínico é fundamental para determinar os próximos passos até que possa realizar a colocação do aparelho ortodôntico.

Durante o exame clínico também é possível saber a dentição do paciente está correta em relação ao número de dentes presentes na boca. Algumas pessoas podem perder dentes permanentes ainda muito jovens e eles com certeza farão falta durante o tratamento ortodôntico. Esse fato pode limitar algumas movimentações e consequentemente o resultado final do tratamento ortodôntico. Em alguns casos a ausência de um ou mais dentes deve-se a problemas na cronologia de erupção dentária. Neste caso é possível observar situações em que um adolescente acima de 15 anos ainda possua dentes de leite ou simplesmente esteja com ausências dentárias devido a não-erupção de algum dente permanente.

A condição de higiene bucal também será avaliada. Não é indicado iniciar um tratamento ortodôntico em condições de saúde bucal deficiente. Você precisa estar com a gengiva saudável e com os dentes íntegros ou restaurados. Quando for observado durante o exame clínico que existe presença de tártaros ou é perceptível que a escovação dos dentes não está sendo feita corretamente, o profissional irá orientá-lo a realizar um tratamento prévio à colocação do aparelho ortodôntico e também será muito importante fazer uma orientação de higiene bucal. Se você tem dúvidas, saiba agora sobre como escovar os dentes ou a respeito de como fazer a higiene bucal corretamente.

Esta fase de exame é fundamental para que antes de colocar o aparelho dentário, todos os problemas pré-existentes sejam resolvidos e com isso não se agravem doenças bucais após a instalação do aparelho.

#2 Tratamentos prévios a colocação do aparelho ortodôntico

tratamento-dentario-antes-de-colocar-aparelho-ortodontico

Se após o exame clínico for constatada a presença de alguma doença ou lesão o próximo passo é realizar o tratamento das mesmas. Se houver algum dente com cárie profunda e necessitar de tratamento de canal é essencial que ele seja feito o quanto antes. Pessoas que apresentam inflamações na gengiva e presença de tártaro devem fazer um tratamento periodontal, melhorar suas condições de saúde bucal para depois que a gengiva não possuir inflamações ter condições adequadas para a colocação do tratamento ortodôntico. Em casos de restauração inadequadas e presença de infiltrações também é importante que se faça o tratamento destes dentes previamente a colocação do aparelho.

A limpeza de toda a cavidade bucal também é essencial pois quando se coloca o aparelho dentário a higiene bucal torna-se mais difícil e demanda maior cuidado. A remoção de todos os tártaros presentes é necessária para que a gengiva esteja saudável, limpa e pronta para suportar o tratamento ortodôntico. É muito importante ter consciência que a higiene bucal deve ser permanente e regularmente em determinados períodos do ano é necessária uma limpeza dentária realizada por um profissional habilitado.

Ficou em dúvida sobre os tártaros? Clique aqui e entenda o que ele é e como evitar que ele venha a aparecer.

#3 Exame Radiográfico e documentação ortodôntica

Radiografia Cefalometrica, fazer antes de colocar aparelho ortodontico

A documentação ortodôntica é um conjunto de exames que são feitos em um local específico. Esses exames geralmente compreendem radiografias, fotografias, modelos de estudo e traçados cefalométricos. Através da análise deste conjunto de documentos é possível ser feito um plano de tratamento ortodôntico. É através dele que o dentista saberá quais são as necessidades, possibilidades e limitações que o paciente possui para a realização do tratamento ortodôntico. A documentação é fundamental para que o tratamento possa seguir um rumo correto e conseguir alcançar todos os objetivos de correção dentária.

 

Ficou alguma dúvida? Se desejar perguntar algo sobre a colocação do aparelho ortodôntico ou a respeito de como funciona o tratamento ortodôntico não deixe de comentar logo abaixo.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhe:

427 Comentários em “O que é preciso fazer antes de colocar aparelho ortodôntico

  1. joanajardim disse:

    eu tenho 11 anos e nao troco mas os dente tem como eu colocar aparelho

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Joana, você precisa primeiramente conversar com seus responsáveis sobre este desejo de corrigir a posição dos seus dentes com aparelho. Eles devem marcar uma consulta para você ser avaliada por um dentista que irá dizer se você está num momento oportuno para iniciar um tratamento ortodôntico. Se você já passou pelo período de troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes a possibilidade de colocar aparelho é verdadeira.

      1. Mirella disse:

        Boom ‘ eu gostar de colocar aparelho ,porem nao quero fazer todos os exames , quero apenas colocar por moda mesmos , se eo for no dentista e colocar direto aah algum problema ?

        1. Olá Mirella, tudo bom? Colocar aparelho por moda não é a melhor atitude que você pode tomar com relação a sua saúde. Nos últimos anos temos visto um crescente número de pessoas que desejam colocar aparelho dentário de enfeite. Mas o aparelho ortodôntico infelizmente não tem esta finalidade, pois ele é um dispositivo que possui o objetivo de movimentar dentes para colocá-los na posição correta. O uso incorreto do aparelho ortodôntico pode gerar muitos problemas. Inclusive pode se perder dentes se usar o aparelho sem acompanhamento profissional. Tenha cuidado e não faça esse tipo de coisa, sua saúde bucal é importante.

  2. Eiane Soares disse:

    Minha filha tem 13 anos e apenas um dente que não encaixou direito na parte de trás dos dentes superior, levei a uma clinica Hiper Dental, foi feito: cefalométrico, raio x e fotos.Quero saber seria precisa moldagem nesse caso e tem que ser feita moldagem em todos os casos? Por que fomos questionar sobre a moldagem e o dentista falou que no caso dela não foi feito por que o caso dela não precisa. ela ta usando aparelho faz um mês. mim diga por favor se posso deixar minha filha continuar nesse tratamento ou mudo de profissional? Obrigada pela oportunidade, Eliane, João Pessoa, Paraíba.

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Eliane, muito obrigado por entrar em contato conosco. Esta é uma dúvida muito importante. A documentação ortodôntica completa costuma sim incluir a presença de modelos de estudo para que o profissional possa realizar um planejamento mais criterioso de cada caso clínico. Os modelos de estudo obtidos através do procedimento de moldagem também tem a finalidade de servir como registro do posicionamento dentário na fase pré-tratamento e logo após o término do tratamento costuma ser feita uma nova moldagem para o registro da posição dos dentes. Todavia pelo fato de terem sido realizados outros exames que contribuem para o planejamento ortodôntico pode ser viável a realização do tratamento mesmo com a ausência dos modelos de estudo em gesso. Cabe ao profissional realizar a execução de acordo com a técnica ortodôntica que pratica. Quanto a permanecer com este profissional ou não é uma decisão que deve ser tomada baseada no seu relacionamento com o dentista, se você confia no trabalho dele e acredita que ele possa solucionar o problema ortodôntico da sua filha. Quando procurar um profissional de saúde, peça recomendações de pessoas próximas e da sua confiança, desta forma a sua decisão poderá ser tomada com mais tranquilidade.

      1. Eiane Soares disse:

        Dr. Ronald, tô tranquila agora, o senhor ajudou muito, tô satisfeita com sua orientação. Minha decisão é de procurar outro profissional. Obrigada!

  3. Joyce disse:

    Ola me cham Joyce e tenho 15 anos,os meus dentes de cima são separados e os de baixo não, queria saber se posso colocar aparelho fixo,já não tenho nenhum dente de leite..
    Queria saber o valor do procedimento inteira,o valor de tudo,tudo mesmo ..

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Joyce, tudo bom? É muito bom saber que você tem interesse de cuidar do seu sorriso. É muito provável que você já possa utilizar um aparelho fixo devido a sua idade e por não ter mais dentes de leite. Mas para ter certeza disso é muito importante que você faça primeiro um exame clínico e talvez seja necessário também algum exame radiográfico para complementar o seu diagnóstico para concluirmos se você já pode usar um aparelho fixo e se você realmente tem indicação de usar aparelho nos dentes. Sobre valores referentes aos procedimentos que poderão ser realizados, você terá todas essas informações no dia da sua consulta. Converse com seus responsáveis sobre o seu desejo de fazer um tratamento ortodôntico peça para que eles liguem para a nossa unidade que for mais interessante e mais próxima de vocês. É muito importante que eles tenham conhecimento sobre quem irá tratar da saúde bucal. Em Campo Grande o telefone é 3394-1370 e na Barra da Tijuca o telefone é 3535-9170. Teremos o maior prazer em atendê-la e tirar todas as suas dúvidas.

  4. Silvio Daniel disse:

    olá eu tenho os dente de cima e o baixo torto…
    e eu tenho uma dúvida…
    quanto fica mais ou menos o plano dentário pra coloca aparelho ???
    aguardo sua resposta …

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá tudo bom? Infelizmente é muito difícil prever valores de tratamentos sem antes fazer uma avaliação clínica criteriosa. A sua presença em uma consulta é essencial para avaliarmos suas reais necessidades e indicarmos os tratamentos dentários necessários especificamente para você. Ligue para uma de nossas unidades e agende uma avaliação para saber mais sobre o investimento que precisará fazer no seu tratamento.

  5. Amanda disse:

    Tenho 11 anos e faltam 3 dentes para cair, tenho 2 dentes tortos.
    Posso colocar aparelho?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Amanda tudo bom? Está na fase final de troca de dentes, isso é muito bom. Para saber se você pode colocar aparelho eu preciso de mais informações sobre a sua saúde bucal. É possível que esteja tudo bem com seus dentes e talvez realmente seja um momento interessante para iniciar um tratamento com aparelho para corrigir a posição dos seus dentes tortos. É muito importante que você fale com seus responsáveis sobre este desejo e se for conveniente para vocês, vocês poderiam marcar uma consulta para conhecer o consultório e o dentista e fazer uma avaliação geral de seus dentes. Se considerarmos apropriado iremos indicar exames radiográficos para complementar a avaliação e posteriormente iremos iniciar o tratamento ortodôntico. Saiba que usar aparelho é uma grande responsabilidade, você irá precisar ter cuidados com sua alimentação para não soltar peças do aparelho e deverá vir nas consultas com regularidade para que o tratamento possa evoluir, em alguns momentos talvez seja necessário que você utilize elásticos e você que irá fazer esta ativação. Pense se este é um bom momento, se você estiver preparada, será um prazer atendê-la em nosso consultório.

      1. Daiane disse:

        Bom dia gostaria de saber pq eu tenho dentes de leite. Porém um poucos longe um dos outros se eu poderia. Por aparelho.

        1. Oi Daiane. Precisaria saber sua idade para lhe responder corretamente a sua pergunta.

  6. Gessica disse:

    Doutor eu tenho sete restaurações para serem feitas ,porém a minha dentista disse que não teria problema algum,que eu poderia fazer após a instalação do aparelho, esse procedimento é correto?Tem três meses que instalei só a parte superior.Isso procede?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Gessica, tudo certo? Cada profissional segue uma filosofia de trabalho, algumas vezes até motivados a fazer a vontade do paciente, que talvez não seja o seu caso. A conduta que temos em nosso consultório é antes de realizar a instalação do aparelho ortodôntico fazer todo um trabalho de estabelecimento de saúde bucal através do tratamento de lesões de cárie ou das inflamações gengivais caso estejam presentes. Em alguns casos é necessário trabalhar apenas uma das arcadas e pode levar alguns meses até a montagem do aparelho completo, mas isso depende do plano de tratamento que é individual para cada paciente.

  7. Rick willian disse:

    Tenho 14 anos, e tenho gengivite posso coloca aparelho ??

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Rick, tudo bem? Infelizmente não nesta condição. A primeira atitude que você deve ter é melhorar a sua higiene bucal e tratar esta gengivite. Para colocar para colocar aparelho ortodôntico você precisa estar com sua gengiva saudável. Se estiver com inflamações na gengiva antes de colocar o aparelho é muito provável que estas inflamações e até sangramentos aumentem caso você coloque aparelho. Converse com seus pais sobre a condição de sua gengiva e sobre a vontade que você tem de usar aparelho. E lembre-se você precisa ter responsabilidade com a higiene bucal para evitar ter inflamações na gengiva. Se ainda tem alguma dúvida ou dificuldade com sua higiene bucal clique aqui e saiba como escovar os dentes corretamente.

  8. Patricia Jennifer da silva disse:

    Ola tenho vinte e sete preciso coloca aparelho e também usar uma placa , sem fala q tenho q faze restauração e limpeza nos dentes quanto tempo dura para faze tudo isso

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Patricia! A resposta sobre o tempo de tratamento é muito relativa. Vai depender de alguns fatores como as necessidades de tratamento que você precisa fazer e a complexidade dos tratamentos que deverão ser realizados. Para resolver esta situação é muito importante que você compareça ao consultório para fazer um exame clínico para que possamos determinar as suas reais necessidades e fazer um plano de tratamento, organizando as etapas que precisarão ser concluídas. Para colocar o aparelho ortodôntico recomendo que antes cuide de sua saúde bucal iniciando pelos cuidados com a escovação e uso do fio dental e também trate da saúde da sua gengiva e faça as restaurações dentárias que precisam ser feitas.

  9. Kaah owen disse:

    Ola Doutor … Meu nome é Karla e tenho 18 anos .. Ha 2 anos fiz um canal ,porém aquela massinha foi se soltando com o tempo … E agora meu dente esta aberto,e isso nao me incomoda … Minha dentista disse que eu tenho duas opçoes … Arrancar o dente ou fazer uma coroa para ele … É necessario realizar um desses dois procedimentos ou posso colocar meu aparelho com o dente aberto ?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Karla, tudo bem? Provavelmente o dente não está te incomodando pois você já tratou o canal e não sente dor nele, porém não é apenas a dor que deve motivar a fazer tratamentos no seu dente. Se este dente permanecer aberto é possível que em pouco tempo você possa adquirir mau-hálito e apesar do dente não doer mais ele ainda pode desenvolver lesões de cárie e vir a fraturar posteriormente gerando a real necessidade de remover o dente. Aconselho você a seguir as instruções de sua dentista e fazer uma coroa para este dente, você ainda é muito jovem e perdê-lo nesta fase da vida irá causar muitos transtornos no futuro. Após seu dente estar devidamente tratado é interessante que você coloque o aparelho. Não é aconselhável colocar aparelho ortodôntico quando existem dentes que estão abertos.

    2. Aline disse:

      Oi Doutor hoje coloquei aparelho,aminha dentista colocou no mesmo dia em sima e em baixo.Obs: meus dentes são tipo encavalados em cima e em baixo do lado direito.Estou sentindo muita dor e emcomodo ,não consigo alimentar nem mastigar nada.E normal? Desde já agradeço.

      1. Olá Aline. É possível que este incômodo que você está sentindo seja pela forte pressão que seus dentes estão sofrendo com a presença do aparelho. Quando se tem dentes apinhados principalmente é comum sentir dores nos primeiros dias. Mas esses sintomas costumam passar a partir do terceiro dia.

  10. Ola meu nome e Carolina tenho 16 anos.
    e faz algum tempo q eu fiz um canal no meu dente aí passou mês a massinha caiu e meu dente ficou aberto e isso me emcomoda muito.
    e meus dentes de cima sao muito, tortos e debaixos não.e também meus dentes da frente São afastados.
    o q eu devo fazer. posso coloca logo aparelho?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Carolina tudo bom? Você precisa finalizar o tratamento deste dente que foi feito o canal. Não apenas pelo incômodo que ele está causando a você neste momento mas também devido ao risco deste dente quebrar pelo fato de estar faltando material restaurador nele. Após você terminar este tratamento será possível colocar um aparelho ortodôntico para corrigir os dentes que estão tortos e os que estão afastados também.

  11. Celia Santana disse:

    Ola doutor,preciso fazer um tratamento de canal em um dente pre molar,gostaria de saber se posso colocar o aparelho logo em seguida ou preciso esperar um tempo depois do canal e a segunda pergunta e se durante o tratamento ortodontico tem como tapar a falha de algum dente perdido com dentes provisorios.

    1. Ronald Pinho disse:

      Oi Célia, tudo bem? Após terminar o canal e restaurar o dente você pode sim colocar o aparelho, mas é importante que saiba que antes de colocar o aparelho é preciso também fazer a documentação ortodôntica. Geralmente os dentes perdidos que são substituídos temporariamente por dentes provisórios são os incisivos centrais ou incisivos laterais superiores ou inferiores que são os dentes da frente, em algumas situações também é possível substituir os caninos. Dentes posteriores como pré-molares e molares dificilmente poderão ser substituídos por dentes provisórios colados no aparelho. Esses dentes provisórios que porventura sejam colados no aparelho tem apenas a função estética e não devem ser usados para cortar ou mastigar alimentos pois existe uma grande chance deles se soltarem do aparelho ortodôntico.

  12. Carlos Morais disse:

    Olá, então coloquei o aparelho fixo mais a dentista não fez pasta nem moldes antes da instalação… Foi feito somente um raio x antes da colocação. Interfere em algo? Pode trazer riscos?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Carlos, seria interessante que você tirasse essas dúvidas diretamente com sua ortodontista, pois foi ela quem realizou o seu planejamento ortodôntico. Veja com ela quais são os objetivos do tratamento. Cada profissional trabalha de uma maneira diferente e isto também inclui a maneira de planejar o tratamento.

  13. Silvia disse:

    Olá Dr. Ronald gostaria de sua opinião sobre meu caso, tenho 51 anos coloquei um aparelho ortodôntico mais ou menos a tres ano atrás retirei ano passado e minha dentista colocou uma contenção nós dentes de baixo, porque os dentes estavam moles, so que depois disto eu tive uma infecção na gengiva tive que tomar ate antibiotico isto aconteceu duas vezes esta infecção. achei melhor procurar ou dentinta para me orientar melhor , tive uma supressa que tinha que arrancar os dentes de baixo quando um dentista me falou isto fiquei muito chateada foi procurar utras opinioes uns falavam que precisada tirar quatro dentes e outras seis dentes porque eu estava com perda ossea, DR amanhã dia 19/06/2015 vou em uma dentista que vai arrancar estes seis dentes meus, confesso que estou muito preoculpada será que estou fazendo a coisa certa, porque estou falando de seis dentes que serão tirados , o que mais me deixa sateada que coloquei este aparelho porque tinha mordida profunda achando que quando fosse retirar ia dar tudo certo so que não tive esta surpressa ruim , dr.será que estou fazendo a coisa certa?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Silvia. Infelizmente não posso dizer com certeza se a sua decisão é correta pois não sei como está o seu quadro clínico. Se ainda estiver indecisa quanto a viabilidade dos dentes seria interessante procurar um dentista de sua confiança ou de alguém próximo a você para que você tenha melhores condições de decidir qual a melhor alternativa de tratamento para o seu caso. Um especialista em Periodontia seria indicado para avaliar o seu caso já que relatou presença de infecção na gengiva.

  14. simone disse:

    Oi doutor tenho alguns risquinhos em cima dos dentes e eu ja fiz toda a documentacao pra por o aparelho so entou esperando eles me ligarem pra ir monta o aparelho isso esses risquinhos podem me prejudica…

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Simone, tudo bem? Seria interessante que você mostrasse isso ao ortodontista que irá instalar seu aparelho ortodôntico. Apenas com um exame clínico é possível avaliar se você está apta ou não a colocar aparelho.

  15. vitoria disse:

    Eu tenho 18, tenho dentes de cima um pouco torto. Eu queria saber se vai ser preciso fazer o molde. Eu tenho muita sensibilidade. Preciso ou faço só os outros exames?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Vitória, tudo bem? O molde que é feito para a obtenção dos modelos de estudo em gesso é muito importante de ser feito para um bom planejamento de tratamento ortodôntico. Faça todos os exames que seu ortodontista lhe solicitar para que seu tratamento possa ser planejado e executado da melhor maneira possível.

  16. Olá Dr: Ronald de Souza Pinho, tudo bem?
    Quero que você por favor tire minha duvida: Tenho muitas dores na mandíbula, não como direito, sinto muita dor de cabeça, sinto muita sensibilidade nos dentes quando bebo agua tanto faz gelada como natural..
    Quero saber se esses sintomas que eu disse é necessário colocar aparelho!?

    1. Olá Samara, tudo ótimo. Esses sintomas que você relata são muito importantes na avaliação e diagnóstico de seu caso clínico. Para ter certeza de que esses sintomas estão de acordo com alguma situação clínica relacionada ao posicionamento dentário incorreto e que possua a necessidade colocar aparelho ortodôntico é preciso antes fazer uma criteriosa avaliação clínica de seu caso, pois problemas e dores na mandíbula, sensibilidade dentária podem ter uma origem multifatorial, ou seja, pode estar associada a mais de um fator causador de incômodo que possa estar ocorrendo com você. Após o exame clínico e com análise de seus sintomas será possível determinar que tipo de tratamento será necessário no seu caso.

      1. Muito Obrigada por ter me respondido essa grande dúvida viu Dr:Ronald Souza Pinho;
        Preciso que você me tire outra duvida;
        Eu tenho um dente obturado com platina e daí esse dente quebrou ao lado como se tivesse furado, fui ao dentista quatro vezes para arranca-lo, mas não aguentei pois senti um grande choque, porque isso acontece? quero me livrar disso como faço?

        1. Olá Samara, infelizmente não tenho como diagnosticá-la desta forma. Seria muito importante que você marcasse uma consulta para uma correta avaliação de seu caso. A melhor alternativa é se consultar presencialmente para que uma boa avaliação clínica seja realizada e as suas necessidades de tratamento possam ser identificadas e resolvidas.

  17. Rafael Prado disse:

    Queria saber qual o tempo que geralmente demora desde de o inicio do tratamento até a colocação do aparelho?

    1. Olá Rafael, tudo bom? Esta é uma pergunta muito oportuna mas difícil de responder com exatidão. Cada profissional trabalha de uma forma diferente e precisamos respeitar todos os métodos de trabalho. O método que utilizo e funciona de forma otimizada para iniciar o tratamento adequadamente é realizado em média num período de 10 a 20 dias para instalação do aparelho ortodôntico. É preciso em primeiro lugar a fazer o afastamento dos molares para a instalação das bandas que são anéis metálicos colados nos dentes posteriores. Com as bandas instaladas é feito o procedimento de colagem do aparelho propriamente dito e colocação do arco sobre o aparelho. Este é um processo convencional e rotineiro para a maioria dos tratamentos ortodônticos que se iniciam. Porém é importante saber que nem todos os tratamentos são realizados da mesma forma. Existem variações de paciente para paciente em relação as necessidades e limitações que possam ser apresentadas em alguns casos. A disponibilidade de horário para o comparecimento às consultas também pode interferir para um tempo menor ou maior para a montagem do aparelho.

  18. sadrak disse:

    Ola d.ronald,queria Que o senhor me tirasse uma duvida,quero colocar um aparelho mais primeiro tenho que fazer uma extracao no dente Que fica na parte De Traz. No caso tambem tenho que fazer 3 restauracao.posso colocar o aparelho depois que fizer a extracao do dente e depois termino com a restauracao nos outros dentes?

    1. Olá! É aconselhável que antes de colocar o aparelho ortodôntico você esteja com a sua saúde bucal em dia. Dentes cariados ou quebrados precisam ser restaurados antes de colocar o aparelho para evitar que a doença tenha progressão. Depois que você estiver com todos os seus dentes devidamente tratados que será interessante iniciar seu tratamento ortodôntico.

  19. savio disse:

    quanto custa para fazer os isames

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Sávio, tudo bom? Os exames necessários para a fazer a documentação ortodôntica possuem um custo variável. Estes exames costumam ser realizados em clínicas de radiologia odontológica e não no consultório do dentista. Portanto o valor cobrado por cada clínica pode ser diferente dependendo também da quantidade de exames solicitados pelo profissional.

  20. jackeline disse:

    Olá dr. Bom tenho 22anos, e fui ao dentista e ele disse que meus dentes são pequenos os de cima e os de baixo.Bom e tbm tenho o problema de mordida profunda, ele relatou que tenho que usar aparaparelho.POis bem as ele avaliou e não tenho nenhuma cárie,mais quando fui lá meus 3dentes inferiores os que diminuiram por tras tem uns riscos amarelos e furinhos no canto da gengiva . E a gengiva inchou entre os dentes e ta doendo bem no fundo. O que o senhor achas quepoderia ser?? Cárie profunda, infiltração gengivite.. Pois mostrei pro meu dentista e ele disse que era normal. ??? E percebir que tou com mau hálito. . Por favor aguardo respostas

    1. Olá Jackeline! Tudo bom? Como você disse que sua gengiva inchou e está com halitose seria interessante considerar a possibilidade de procurar fazer um tratamento em sua gengiva antes de colocar o aparelho ortodôntico.

  21. Doutor eu sou dentuça qual é o tratamento que eu vou passar para colocar o aparelho?

    1. Olá Raquel! Inicialmente você passará pelo tratamento padrão iniciando por um exame clínico para avaliação de necessidade de tratamentos odontológicos prévios ao tratamento ortodôntico. Após a avaliação e possível tratamento realizado você será encaminhada a uma clínica de radiologia odontológica com a finalidade de fazer a documentação ortodôntica que consiste nos exames necessários para o planejamento do tratamento ortodôntico. Após a avaliação de seus exames o seu tratamento deverá ser iniciado para corrigir o posicionamento dos seus dentes através do uso do aparelho ortodôntico.

  22. Beatriz C disse:

    Olá Dr. Gostaria que você retirasse uma dúvida. Tenho 15 anos e vou colocar aparelho, pois meus dentes de cima não encostam nos de baixo. Está nascendo um dente novo no final da boca, e gostaria de saber se posso colocar aparelho mesmo com o crescimento de outro dente ?? Obrigada desde já 🙂

    1. Olá Beatriz! Em geral este motivo que você apresentou não costuma impedir que o tratamento possa ser iniciado, porém é preciso que o seu ortodontista decida isto. Em alguns casos como possivelmente é o seu, este dente que que está nascendo é o siso e algumas vezes é preciso fazer antes de colocar o aparelho uma cirurgia para retirada deste dente se por algum motivo seu ortodontista considerar necessário para ter mais espaço para fazer movimentações ortodônticas. De qualquer forma, converse com seu ortodontista para tomarem a melhor decisão.

  23. kelly disse:

    Quero tirar uma duvida. Tenho um exame “panorâmica” do ano de 2003. Preciso fazer um atual ou posso mostrar esse mesmo, caso queira iniciar o uso de aparelho?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Kelly! Este exame já possui mais de 10 anos. Seria aconselhável fazer um novo exame para uma avaliação do seu estado de saúde bucal atual para se fazer um melhor planejamento com a finalidade da instalação do aparelho ortodôntico.

  24. taniara disse:

    Oi dr eu tenho 17anos e quero muito colocar aparelho mais tenho 3 dentes estragados na parte de baixo e meu dente e pra frente pq chupo dedo e os de cima estao otimos posso trata os de baixo e colocar aparelho nos de cima

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Taniara, tudo bem? É muito importante que antes colocar o aparelho ortodôntico seja na parte de cima ou na parte baixo, você faça um tratamento nos seus dentes para evitar problemas durante o tratamento ortodôntico. Após o tratamento dentário que é o momento ideal para você inciar seu tratamento ortodôntico com saúde e da forma correta. Assim você terá uma chance muito maior de ter sucesso durante seu tratamento. Se você usar o aparelho apenas na parte de cima é possível que não consiga fazer tudo que é necessário para resolver seu caso.

  25. anderson disse:

    olá, meu dente incisivo lateral é atrás do central, por essa forma eu gostaria de saber se tem como eu ter o sorriso normal com a ajuda de aparelhos

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Anderson, tudo certo? Esta é uma situação muito comum e o tratamento mais indicado para melhorar a posição de seus dentes é o tratamento ortodôntico. Acredito que seja possível você melhorar o seu sorriso com a utilização de um aparelho ortodôntico desde que este tratamento seja realizado por um profissional habilitado para realizar este tipo de trabalho.

  26. sidnei disse:

    ola, queria saber quais radiografias são nescessárias para colocação do aparelho? ou só precisa da panorãmica completa?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Sidnei, tudo certo? A radiografia panorâmica é muito importante e realmente faz parte da documentação ortodôntica. Além dela também é muito importante a realização da radiografia cefalométrica de perfil que possibilitará a realização de do estudo cefalométrico através dos traçados obtidos neste exame que irão contribuir muito para um bom planejamento do tratamento ortodôntico. De forma eletiva podem ser também solicitados a radiografia periapical completa assim como também poderá ser solicitada alguma tomografia computadorizada para avaliação de dentes inclusos por exemplo.

  27. Gabriela disse:

    Ola queria saber se colocar o aparelho antes de realizar os exames nos dentes como fazer um canal ou uma extração e correto? E depois com o aparelho realiza os exames .

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá! De maneira geral, você precisará tratamentos odontológicos sempre antes de colocar o aparelho ortodôntico. Tratamento de canal é um tipo de tratamento que quando indicado deve ser realizado antes de se colocar o aparelho. No caso de uma extração dentária irá depender do plano de tratamento ortodôntico. Algumas vezes por exemplo existe a indicação de extrair os pré-molares, mas não necessariamente devem ser extraídos antes de se colocar o aparelho. Depois que você colocar o aparelho é possível realizar tratamentos, porém aqueles que forem detectados antes da colocação do aparelho são indicados para serem resolvidos previamente.

  28. sandra disse:

    boa tarde tenho um plano odontologico que so cobre a panorâmica precisa de outros pra colocar o aparelho?

    1. Olá Sandra! A documentação ortodôntica pode sofrer variações em sua solicitação de acordo com a necessidade de cada ortodontista. A maioria dos ortodontistas costumam solicitar a radiografia cefalométrica de perfil pois esta auxilia de maneira essencial no planejamento do tratamento ortodôntico. Outros exames como fotografias e modelos de gesso com a cópia de sua arcada dentária também costumam ser solicitados com frequência. Existem também exames mais detalhados como tomografias que nem sempre são solicitados, porém de acordo com a complexidade do caso clínico podem ser de grande importância. Se deseja realmente fazer um tratamento ortodôntico de qualidade e bem planejado considere as indicações exames complementares que receber de seu ortodontista.

  29. Tainara disse:

    Gostaria de saber se no mesmo dia que faz a limpeza nos dentes colocar o aparelho?

    1. Olá Tainara! Esta não é uma prática convencional. Quando se faz limpeza nos dentes é muito comum observarmos sangramento na gengiva e desta forma isso pode prejudicar a colagem do aparelho ortodôntico. O desconforto também pode ser considerada uma desvantagem para a utilização desta prática. Todavia isto depende muito da abordagem de cada profissional.

  30. Beatriz Prado disse:

    Fui ao dentista e estou com cáries nos dentes, sendo assim não posso colocar o aparelho fixo antes de tira-las?

    1. Oi Beatriz, tudo bem? Esta é uma dúvida muito importante e você está certa! Não é aconselhável colocar aparelho fixo ou iniciar um tratamento ortodôntico antes de remover as manifestações da doença cárie em sua cavidade bucal. Em função do aparelho possuir diversos dispositivos como arcos, bandas, elásticos e etc…é muito importante que a boca esteja saudável e livre de qualquer tipo de doença para que se inicie o tratamento ortodôntico sem correr o risco de gerar problemas maiores em dentes possivelmente não tratados. Restabeleça a sua saúde bucal para depois colocar o aparelho ortodôntico fixo.

  31. veronica disse:

    Olá Dr, eu tenho 17 anos. E meus 2 dentes de trás, estão estragados não tem como restaurar só rancando mesmo. E outra na frente tem q fazer canal mas eu n tenho coragem d fazer. Se eu rancar esse dente da frente , e usar aparelho tem cm ajuntar ele.? Me responde pfv.

    1. Olá Veronica, tudo bem? Seria muito importante realizar um exame clínico, ou seja, fazer uma avaliação pessoalmente de seus dentes para fazer um diagnóstico correto de seu caso. Se você precisa fazer um tratamento de canal, não tenha medo, eu te incentivo a fazê-lo ao invés de remover seu dente. Você ainda é muito jovem e é muito importante que procure manter seus dentes na boca. Eles são muito importantes para que você possa sorrir e comer adequadamente. Cuide de seus dentes agora para não ter arrependimento no futuro. Cuide de sua higiene bucal para evitar problemas futuros e faça visitas regulares ao dentista.

  32. valcinei silva disse:

    Olá Dr,estou usando aparelho a duas semanas,mas meu dentista só colocou os superiores.porquê,sendo que os inferiores são mas tortos?

    1. Olá Valcinei! A maioria dos tratamentos ortodônticos iniciam pela instalação do aparelho na arcada superior, independentemente da arcada inferior possuir dentes que estejam em uma posição mais desfavorável. Em alguns casos é necessário criar espaço na arcada superior para que seja possível fazer a instalação do aparelho ortodôntico inferior.

  33. Adrianne disse:

    Bom dia,
    Fui ao denstista, fiz os exames, raio x etc.
    Ele instalou o aparelho primeiro, e quando perguntei sobre o anel que geralmente fica no ultimo ou penultimo dente, ele disse que so na 3 consulta. O procedimento é esse? Fiquei na dúvida

    1. Olá Adrianne, tudo bem? Esta é uma questão de rotina de trabalho de cada ortodontista. Durante a montagem do aparelho isso não tem grande relevância. Alguns ortodontistas preferem instalar o aparelho antes de fazer a cimentação das bandas. Já outros primeiramente cimentam as bandas para posteriormente realizar a montagem do aparelho ortodôntico.

  34. eu acho que tenho um dente mais para a frente do que o outro

    1. Olá Beatriz! Se você está incomodada com seu sorriso procure um dentista para fazer uma avaliação. Se ele considerar que seja válido procurar um especialista em ortodontia siga seu conselho. É muito importante que você compareça a uma consulta com um profissional para saber o que deve ser feito nos seus dentes.

  35. Suely Antonia disse:

    Oi meu nome e Suely tenho 33 anos,tenho uma duvida tive q arrancar dois dente um do lado direito e o outro do esquerdo da minha boca , se eu usar aparelho tem como se aproximar dos outros?

    1. Olá Suely, tudo bom? Para saber a possibilidade ideal de tratamento para você é necessário que se faça uma avaliação clínica do seu caso para saber quais os dentes que foram perdidos e se existem condições ideais para aproximar seus dentes. Cada caso pode ser resolvido de uma maneira diferente de acordo com as condições que forem apresentadas.

  36. Giovana Kazumi disse:

    Oi DR. Ronald meu nome é Giovana e tenho 10 anos e estou com uma cárie do lado do dente. Pois sempre que eu passava fio dental nos dentes sangrava então eu parei de passar fio dental e fiquei com a cárie do lado do dente o que eu Fasso agora. Tenho vergonha de falar isso para meu dentista…

    1. Olá Giovana! Em primeiro lugar é muito importante que você comunique isso aos seus responsáveis. Você deveria ter ido ao dentista quando percebeu o sangramento na gengiva, mas agora não deixe este problema se agravar. Converse com seus responsáveis e fale para o seu dentista o aconteceu, não tenha vergonha disso e também não deixe esta situação acontecer novamente, seus dentes são muito importantes e você precisa cuidar deles.

  37. Amanda disse:

    Tenho 15 anos e os meu dentes da frente são afastados um do outro e uma é para frente demais, qual aparelho devo usar para a correção?

    1. Olá Amanda, tudo bem? Para saber a melhor maneira de corrigir seus dentes que estão afastados é preciso fazer um exame clínico e avaliar exames radiográficos para definir a melhor forma de realizar seu tratamento.

  38. ana disse:

    Olá boa tarde estou fazendo tratamento para colocar aparelho, pois meus dentes e aberto e estufados, o dentista pediu para me fazer a pasta mas não tiram o moldes do meu dente? Devo pedir o molde? Desde já obrigada. ..

    1. Olá Ana. Converse com seu dentista a respeito do planejamento do tratamento e também sobre os exames necessários. Cada ortodontista segue uma filosofia de trabalho diferente, mas a comunicação entre você e ele sempre deve ser clara para evitar dúvidas a respeito do tratamento ortodôntico.

  39. Carla disse:

    Ola, preciso tirar uma duvida, fiz uma restauração profunda em dois dentes na parte inferior, mas ainda sinto dor ao comer e quando passo fio dental sinto muita sensibilidade, meu dentista recomendou fazer canal, mas a questão e que uso aparelho, e não sei se no dente trato poderá ter o braquete do aparelho, visto que o dente vai esta enfraquecido e fácil pra quebrar, o que devo fazer ? espero acabar o tratamento ou não tem problema fazer o canal com aparelho ? Agradeço a atenção

    1. Oi Carla, tudo bem? Se for constatada a necessidade de fazer canal em seu dente é aconselhável que faça mesmo que você já esteja usando aparelho. Talvez durante o tratamento de canal e até que seja feito um trabalho restaurador no dente de maneira provisória ou definitiva seja preciso que este elemento dental não tenha dispositivos relativos ao aparelho atuando sobre ele. Mas resolva de imediato esta dor de acordo com tratamento indicado pelo seu dentista para obter sucesso e retornar ao estado normal de saúde bucal.

  40. Maary disse:

    Oi Dr,eu tenho uma restauração no dente da frente,daqueles maiores…então é só uma de resina..Eu queria por aparelho,será que tem problema,se eu tiver essa restauração? pretendo ir a uma clínica assim que eu puder..Obrigada

    1. Olá! Restaurações de resina nos dentes da frente não costumam ser uma contra-indicação para a instalação do aparelho ortodôntico. Faça uma avaliação com um ortodontista para ter certeza de que está em condições de saúde bucal adequadas para iniciar o tratamento ortodôntico.

  41. laurisse disse:

    ola, tenho 19 anos queria usar aparelho mais tenho meus dentes muito juntos sera que posso usa dr.

    1. Olá, tudo bem? Se você estiver com seus dentes saudáveis e possui uma boa higiene oral acredito que sim. É preciso antes de mais nada, uma avaliação com um especialista em ortodontia para verificar se você realmente possui indicação de usar aparelho.

  42. Yasmim disse:

    Doutor, coloquei aparelho fixo hoje e terei que usar por 2 anos. O meu problema é que minha mandíbula estala e meus dentes estão tortos, não é nada muito grave, porém quando fui fazer a documentação tive que tirar apenas fotos e raio-x, não fiz aquele molde de gesso! Perguntei para amigos que usaram aparelho e eles tiveram que fazer o molde! Pode acontecer de não precisar ou foi um erro da dentista?

    1. Olá Yasmin! Cada profissional tem uma filosofia de trabalho. Os modelos de gesso tem a função de registrar seu caso antes de iniciar o tratamento ortodôntico e também funcionam para auxiliar no diagnóstico e planejamento do tratamento. Alguns profissionais utilizam este recurso e outros não.

  43. Douglas junio disse:

    Olá doutor tudo bem? Então tenho 17 anos quando eu tinha 16 sofri um “acidente” e quebrei um dos dentes centrais no meio mais consegui recuperar o pedaço e fui em uma clica e eles conseguiram recuperar meu dente só que eu queria saber se eu posso usar aparelho fixo com o dente quebrado e colado poderia me responder. Desde já muito obrigado

    1. Olá Douglas! Estou ótimo e você como está? Bom sobre a sua pergunta, talvez eu não possa te responder da melhor forma possível devido a não ter visto o seu caso. Todavia, é muito comum realizar tratamento ortodôntico em dentes que já sofreram algum tipo de fratura. Se o dente foi devidamente restaurado creio que seja possível que você possa iniciar o tratamento ortodôntico. Não esqueça de relatar esta fratura quando for iniciar o seu tratamento, esta informação é muito importante.

  44. jaqueline disse:

    Oi doutor tudo bem? Então eu To com a mesma dúvida do Douglas Junio do comentário acima quebrei um dos dentes da frente e quero usar aparelho eu posso?

    1. Olá Jaqueline! No seu caso, se o dente ainda encontra-se quebrado é muito importante que você procure um tratamento para ele antes de colocar o aparelho ortodôntico. Após realizar o tratamento necessário, creio que seja possível que você possa iniciar a instalação do aparelho ortodôntico.

  45. mayara disse:

    Olá doutor , tenho 3 dentes para obturar e tenho que fazer limpeza ,mais eu quero botar o aparelho e depois obturar e fazer a limpeza posso ?

    1. Olá Mayara, tudo bom? Não acredito que essa seja a melhor atitude a ser tomada por você! Para que você tenha maior segurança durante seu tratamento ortodôntico, recomendo que faça seus tratamentos clínicos antes de colocar o aparelho.

  46. Dalva disse:

    Olá doutor! eu fiz os exames (radiografia fotografia) para colocar o aparelho, mas o dentista não pediu o molde. Tem problema?

    1. Olá Dalva, tudo bem? Cada dentista possui uma maneira de trabalhar diferente! O modelo de gesso obtido através do procedimento de moldagem tem como principal indicação o fato de registrar o posicionamento dentário inicial, anterior ao tratamento ortodôntico.

  47. Gleyson disse:

    Olá Doutor, acredito eu que vou ter que usar aparelhos, mais a minha dúvida é, tenho um dente que é todo coberto de restauração, gostaria de saber se tem como colocar o aparelho nesse dente coberto de restauração é possível ??

    1. Olá Gleyson, muito obrigado por comentar! Sua pergunta é muito interessante. Na maioria dos casos não existem restrições sobre colocar aparelho num dente que já foi restaurado. A avaliação clínica do seu caso é primordial para saber da possibilidade de colocar o aparelho ortodôntico.

  48. Aline disse:

    Olá doutor tudo bem! Então meus dentes da parte de baixo, apenas um deles não encaixou
    perfeitamente, ele não é extremamente torto não quando eu sorrio ninguém nem percebe, mais eu sou muito de olhar sempre a minha boca cuidar dela então eu percebi isso já tem um bom tempo, mais ate mesmo pela duvida se posso ou não colocar eu fico indecisa, mais eu gostaria de saber como seria o procedimento, e se eu devo colocar ou não?

    1. Olá Aline, tudo bom? Para saber se você realmente precisa usar aparelho é preciso fazer uma avaliação clínica dos seus dentes. Apesar da sua queixa principal estar relacionada exclusivamente ao posicionamento de um dente, talvez existam outros dentes na sua arcada dentária que possivelmente não estejam em uma posição adequada. Após uma avaliação poderá ser definido se você tem uma grande necessidade de correção dentária ou se possui algum tipo de indicação específica. Procure um bom profissional que seja especialista em ortodontia para que você tenha mais segurança sobre a decisão de iniciar o tratamento ou não. A ortodontia não tem apenas a finalidade de alinhar os dentes, esta especialidade abrange também o fato de relacionar bem os dentes para proporcionar uma mastigação correta e equilibrada entre as arcadas dentárias superior e inferior.

  49. Vitor disse:

    Oi eu tenho 13 anos estou com meus dentes quase todos arrumados, o ultimo dente lá de trás estava sendo feito o tratamento de canal, eu posso colocar aparelho? Ou isso interfere em alguma coisa?

    1. Olá Vitor, tudo bem? É muito importante que você termine de realizar todos os tratamentos dentários necessários antes de colocar o aparelho ortodôntico.

  50. Juliana disse:

    Doutor eu fui na dentista e ela disse que é melhor não colocar o aparelho no dente que ainda está crescendo. Ela esta certa?

    1. Oi Juliana! Se você possui um dente que ainda não está completamente exposto e por algum motivo existe impossibilidade técnica para a colagem de alguma peça do aparelho neste dente pode ser viável aguardar um pouco para que o tratamento inicie de uma maneira mais interessante. O processo de erupção dos dentes é variável de pessoa para pessoa.

  51. Beatriz disse:

    Olá doutor! Tenho 16 anos e desde pequena sempre tive problemas dentários. Acontece que todos os meus molares tiveram que ser submetidos a canal há alguns anos e tem duas facetas de resina nos dentes inferiores da frente pois um deles é conoide e o outro é de leite (não quer cair) ….. Os meus dentes superiores são um pouco afastados e tortos… gostaria de saber se algo me impossibilita de colocar aparelho fixo

    1. Olá Beatriz,tudo bem? O fato de possuir dentes que já foram submetidos à tratamento dentário em geral não inviabilizam a possibilidade de utilizar aparelho. O dente de leite tem a possibilidade de cair durante o tratamento ortodôntico e mesmo assim é preciso fazer um planejamento criterioso e avaliar uma radiografia sua para saber existe algum dente permanente para substituí-lo.

  52. Amanda disse:

    Meus dentes de baixo eles sao tortos so que eles estao emcima dos dentes de cima se que eu vou usar aparelho

    1. Olá Amanda! O seu caso sugere mordida cruzada. O tratamento ortodôntico é indicado para a correção desta condição. Em alguns casos específicos, a ortodontia pode ser associada ao procedimento de cirurgia ortognática.

  53. ana disse:

    Sou dentuça , eu não tenho nenhum dente pra arrancar vou ter que esperar 6 meses pra botar o aparelho?

    1. Olá Ana, tudo bom? Infelizmente não entendi objetivo da sua pergunta. Se puder reformular terei o maior prazer em responder.

  54. Luana Felix disse:

    Olá Dr, recentemente tive um AVC aos 20 anos… Porém toda documentação do aparelho ja tinha sido feita, gostaria de saber se poderia fazer a colocação. A hemorragia ja foi controlada e não precisou de cirurgia estou fazendo o tratamento em casa… Será que tem alguma restrição? Obg.

    1. Oi Luana, tudo bem? É muito importante que você tenha uma liberação médica para realizar procedimentos odontológicos. Quanto à documentação, se a mesma foi realizada recentemente não há problema de utilizá-la. Outro fator importante é que o tratamento ortodôntico demanda regularidade nas visitas ao consultório dentário. Quanto a parte ortodôntica não acredito que exista algum impedimento, porém quando se realiza tratamento ortodôntico é necessário em algumas situações realizar outros tratamentos odontológicos complementares, por isso que é importante que o seu médico esteja ciente e avalie quais tipos de procedimento você poderá ser submetida sem correr qualquer tipo de risco.

  55. ana disse:

    Sou dentuça, pq eu tenho que colocar aquele aparelho que fica no céu da boca antes de colocar o aparelho ortodôntico?

  56. Amanda disse:

    Olá dr, sei que tenho que colocar aparelho ortodôntico, mas tenho gengivite e isso tem que ser resolvido primeiro, certo? Então gostaria de saber se esse tratamento é feito direto com o ortodontista?

    1. Olá Amanda! O tratamento da gengivite pode ser feito com o Ortodontista, porém geralmente o Ortodontista encaminha este tratamento para o clínico geral ou o Periodontista.

  57. isabella disse:

    Oie eu tenho que fazer a documentação do meu aparelho vou fazer semana que vem meu dentista disse que eu tenho que fazer uma limpeza eu posso colocar o aparelho antes de terminar essa linpeza

    1. Olá Isabela, tudo bom? É mais interessante que o aparelho seja colocado após o término da limpeza de seus dentes, pois a gengiva deve estar saudável para a colocação do aparelho ortodôntico.

  58. kelly disse:

    tenho um canal, duas restauração e uma raspagem… eu queria saber se antes de colocar aparelho eu tenho q fazer td isso??

    1. Olá Kelly, tudo bem? Sim! Você precisa fazer todos os tratamentos clínicos antes de colocar o aparelho ortodôntico.

  59. Gleiciane disse:

    Eu coloquei aparelho faz 4 dias aí a dentista pediu pra mim fazer um raiox e deu q tenho q fazer um canal posso fazer canal usando aparelho ????

    1. Olá Gleiciane! Você pode sim realizar o tratamento de canal e depois retornar ao tratamento ortodôntico. Não é necessário remover o aparelho para isso.

  60. Ana Maria S. Cruz disse:

    Olá Dr. Ronald
    Tenho 26 anos e agora que meus dentes sisos estão nascendo, não sei se é normal nessa idade, mas a dúvida é outra. Os sisos estão nascendo e empurrando os outros dentes, os dentes da frente entortaram e estão abaixando, e os de baixo subindo, expondo a raiz, tanto os da parte de cima, quanto os da parte de baixo. Eu posso deixar assim, com as raizes mais expostas ou isso pode trazer alguma consequencia ruim? E se caso eu precise colocar aparelho, eu teria que arrancar algum?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Ana Maria, tudo bem? Seria interessante que você se possível compareça a uma consulta para uma avaliação correta sobre a melhor conduta ser tomada no seu caso.

  61. janielle disse:

    eu tenho 15 anos e meus dentes sao separados quero coloca aparelho..q tipo de aparelho devo usar?? so que n quero usar daqueles aprelho q e preciso usar aqueles ferro q coloca na cabeca…

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Janielle! Para saber o tipo de aparelho mais indicado para seu caso é preciso antes que você faça uma avaliação clínica dos seus dentes para que seja realizado o diagnóstico e plano de tratamento ortodôntico do seu caso.

  62. Kelly disse:

    eu queria saber entao q além de pagar quase 150 reais pra um raio-x e 80 reis pra colocação do aparelho… eu ainda terei de pagar as duas restaurações e a raspagem antes de colocr o aparelho??

  63. ana disse:

    U Doutor , Eu tenho dente pra frente , da última vez que eu fui no dentista ele disse que eu ia que usar o espanador platino, aíée eu Posso usar tbm a banda?

  64. Kelly disse:

    eu fui no dentista e ele disse q eu não necessitava de aparelho mas eu poderia colocar pq os meus dentes São só um pouco tortos… mas as vezes a minha mandíbula prende e eu não consigo abrir a boca pra comer… eu tento mexer ela mas dói.. aii eu durmo e quando eu me acordo ja ta normal..o q isso significa? sera q nao preciso usar aparelho mesmo??? ou preciso???

  65. Ana disse:

    meu dente quebrou, sendo assim coloquei uma massinha para concertar, posso usar aparelho mesmo assim?!

    1. Olá Ana tudo bom? Se o seu dente foi devidamente restaurado por um Cirurgião-Dentista é provável que ele não seja motivo para contra-indicar a colocação do aparelho ortodôntico.

  66. davila disse:

    e se estiver dois dentes estragados pode usa aparelho

    1. Olá! Se seus dentes estiverem estragados recomendo que faça um tratamento odontológico em seus dentes antes de colocar o aparelho ortodôntico.

  67. bianca disse:

    E normal vc colocar aparelho só com a radiografia? Eu uso aparelho a 11 meses e só agora o dentista disse que vou ter que extrair 4 dentes! Meus dentes são pra fora! E normal fazer a extração sem fazer nenhum tipo de exame como a radiografia de cada cada dente?

    1. Olá Bianca. Em alguns poucos casos o planejamento ortodôntico pode ser alterado de acordo com a evolução que se observa durante o tratamento e algumas vezes para se conseguir obter um melhor resultado é preciso realizar a extração estratégica de alguns dentes para que os demais dentes possam ficar melhor posicionados.

  68. Caroline disse:

    bom dia,tenho 12 anos e minha mordida é torta eu sei que preciso colocar aparelho.Eu queria saber quanto tempo leva para colocar aparelho.
    uma semana,um mês,2 meses……..
    PODERIAM ME INFORMAR …DESDE JÁ AGRADEÇO!!!!

    1. Olá Caroline, tudo bem? Este prazo é variável. Cada profissional costuma trabalhar de uma maneira diferente, portanto é difícil responder a esta pergunta com precisão.

      1. Caroline disse:

        Não tenho nenhum dente com carie,só preciso fazer limpeza
        quanto tempo o senhor levaria para colocar o aparelho?
        MUITO OBRIGADO!!!

  69. fabiana disse:

    Oi doutor eu tenho pequenas cáries nos dentes eu posso colocar o aparelho e depois tratar elas ou primeiro tenho que tirar e depois colocar o aparelho

    1. Olá Fabiana, tudo bom? Eu recomendo que antes de colocar o aparelho ortodôntico que você realize o tratamento das cáries para prevenir que esta doença evolua e comprometa mais a sua saúde bucal.

  70. Thainara disse:

    Gostaria de saber se é necessário mesmo tirar aquela masinha pra tirar a documentação do aparelho?

    1. Olá Thainara! Me perdoe mas gostaria que repetisse sua pergunta de uma maneira mais específica.

  71. Daiane disse:

    Dr. eu preciso colocar aparelho pois meus dentes estão tortos e a mordida também não está normal, eu tirei uma panoramica para saber se preciso retirar o ciso ou não, não fui em nenhum dentista ainda, eu levo essa panoramica pro dentista que vai colocar o aparelho pra ele avaliar se preciso tirar ou diretamente pro dentista que faz a extração dos dentes? obrigada

    1. Olá Daiane, neste caso seria realmente interessante que você mostrasse a radiografia para o Ortodontista que irá fazer seu tratamento primeiro. Se ele considerar a realização das extrações dos sisos antes de colocar o aparelho importantes, você será encaminhada para este procedimento.

  72. Roberval disse:

    Olá Boa Noite,uso aparelho desde meus 12 anos,e hoje tenho 20,e passei a me descuidar e deixar de fazer as devidas manutenções,até aí tudo bem,daí surgiu um problema,um dente caiu a obturação o 3º molar,e constatou que será preciso de um canal,então gostaria de saber se eu poderia colocar o aparelho odontológico de volta antes de fazer o canal? Pois meus dentes estão voltando tudo pra mesma coisa de antes do tratamento.

    1. Olá Roberval! Considero que seria muito importante que você realize o tratamento de canal antes de colocar o aparelho ortodôntico novamente. Para que o tratamento ortodôntico possa te oferecer um bom resultado é muito importante que você esteja com seus dentes saudáveis e/ou devidamente tratados.

  73. Kate disse:

    Boa tarde,doutor fiz todos os procedimentos,extrai 3queiro so ficou apenas 1,mesmo assim posso colocar o aparelho! ????

    1. Olá Kate, tudo bom? Isto irá depender do plano de tratamento ortodôntico que o seu dentista irá fazer. Talvez ele precise que você remova este dente antes de colocar o aparelho, mas se ele não tiver esta necessidade, o tratamento ortodôntico poderá iniciar sem problemas.

  74. daiane mumique disse:

    Eu já FIS um canal e tirei duas cárie só que tem um dente meu que Caio a massinha e eu já quero arrumar logo o aparelho

    1. Olá Daiane! Não tenha pressa! Faça todo o tratamento dentário necessário antes de colocar o aparelho, vai ser melhor para sua saúde bucal.

  75. Priscila disse:

    Olá tudo bem? Bom eu ostaria de saber se posso colocar o aparelho pois os meus dentes da frente tem uma falha grande, que daria ater outro dente rsrs.

    1. Olá Priscila, tudo bom! Se você possui um grande espaço entre os dentes da frente e deseja corrigir é recomendável sim que você inicie um tratamento ortodôntico.

  76. MARIA LUIZA disse:

    Antes de colocar o aparelho ortodôntico.Quantos sessões (Manutenções) eu preciso fazer..?

    1. Olá Maria Luiza! Isto vai vai depender muito do seu caso, não tenho como precisar esta informação sem fazer uma avaliação clínica.

  77. José Ferreira disse:

    Eu tenho um filho de 15 anos e queria iniciar um tratamento dentário para ele, mas eu não sei o passo a passo que eu devo seguir para iniciar o tratamento dele. O que eu devo fazer ?

    1. Olá José! Leve o seu filho para uma consulta com um dentista clínico geral para que possam ser avaliadas as necessidades de tratar cáries ou de fazer limpeza.

  78. LETICIA disse:

    olá minha mordida é torta os dentes de cima cobre o debaixo é preciso colocar aparelho

    1. Olá Letícia, tudo bom? Neste caso parece que é interessante que você compareça a uma consulta para ser avaliada clinicamente por um ortodontista.

  79. camila disse:

    ola, tenho os dentes da frete separados e preciso corrigir minha mordida sera que posso começar o tratamento

    1. Olá Camila! Se você não possui tratamentos dentário pendentes, acredito que possa iniciar o tratamento após fazer os exames necessários.

  80. italo disse:

    Eu To testando pra colocar aparelho. Minha dentista pediu pra mim fazer os éxames. Mas ela pedi so o panaromico e fotos intra coloridas . queria saber do so com esses éxames eu posso colocar aparelho ??? Minha dentista estar correta ??

    1. Olá Ítalo! Cada profissional tem uma conduta diferente quanto aos exames que necessitam avaliar para iniciar o tratamento ortodôntico.

  81. Lorena nascimento disse:

    Olá Dr.,eu tenho os dentes caninos de cima montados e a parte inferior aos lados muitos separados,comecei a fazer o tratamento no mes de maio de 2014. Fiz limpeza,raspagem e abturei 5 dentes,meus dentes continuam limpos e saudaveis. Gostaria de saber se tenho que fazer novamente antes de iniciar o processo da radiografia e colocação ou esta tudo ok!

    1. Olá Lorena! Seria bom que você fosse em consulta com um clínico geral para averiguar a necessidade de realizar algum tratamento. Se for contatado que sua boca está em boas condições acredito que você possa fazer os exames para iniciar o tratamento ortodôntico.

  82. aline disse:

    tenho k arrancar um dente . gostaria de saber se pode colocar aparelho no mesmo dia da extração ??.. pra k possa fazer tudo de uma vez so ..

    1. Olá Aline! Não é adequado iniciar o tratamento ortodôntico no mesmo dia de uma extração dentária. O seu desconforto pós-operatório não compensaria a realização dos dois procedimentos no mesmo dia. É melhor que faça um procedimento ou outro de acordo com a indicação de seu dentista.

  83. leonardo disse:

    Boa tarde, eu fiz o exames devidos mas isso já faz um bom tempo. se eu levar esse exame para um dentista, eu vou conseguir colocar mesmo com o exame sendo bem antigo ?

    1. Olá Leonardo, realmente exames muito antigos podem não ser adequados para iniciar um tratamento devido a possíveis mudanças que já ocorreram na sua arcada dentária. De qualquer forma considere levar esses exames na sua primeira consulta pra saber se vai precisar realizar novos exames.

  84. Leo disse:

    Bom dia, vou ter que tirar o pre molar, e já fiz todos os exames para a colocação do aparelho, irei pegar o resultado do exame no dia 15/10, eu gostaria de saber se devo extrair o pré molar antes ou depois da colocação do aparelho. Muito obrigado.

    1. Olá Leo! Esta resposta você só poderá saber com seu próprio ortodontista. Cada profissional trabalha de uma forma diferente e cada caso exige um planejamento individual. Recomendo que antes de realizar qualquer atitude pergunte ao seu ortodontista sobre o momento adequado de realizar sua extração.

  85. Oi dotor , meus dentes não tem muitos defeitos , apenas os da frente sao separados, e tem um do lado que é torto,é possivel e eu usar aparelho.?

    1. Olá Jéssica, tudo bom? Acredito que seja possível sim que possa colocar aparelho, todavia recomendo que antes passe pela avaliação clínica para verificar se não possui cáries ou doença periodontal.

      1. vou passar sim dotor , obrigada pela ajuda .

  86. Leo disse:

    Boa tarde, eu posso por o aparelho e depois extrair o pré molar.

  87. nathalia disse:

    Ola boa tarde tenho uma certa distancia entre os doia dentes da frente acha necessario utilizar aparelho ?

    1. Olá Nathalia! Só poderia responder isso após um exame clínico para avaliar o tamanho da distância entre seus dentes e assim concluir se é necessário ou não que você utilize um aparelho ortodôntico.

  88. Bom ola meus dentes nao sao muito tortos so os de baixo que e bem pouco e em cima que eu acho que seja so um entao mesmo assim tenho que colocar aparelho?

    1. Olá Julia! A decisão sobre iniciar um tratamento ortodôntico deve ser bem pensada, pois este tratamento demanda disponibilidade de comparecer as consultas regularmente. Se você deseja corrigir a posição de seus dentes é melhor que você coloque um aparelho ortodôntico.

  89. barbara matto disse:

    oie bom dia primeiramente eu queria perguntar se eu posso ou não usar aparelho por que os meu dentes de baixo são muitos afastado eos de cima não são muitos afastado serar que averar auguma posibilidade de eu colocar aparelho ortodontico

    1. Olá Barbara! Você precisará comparecer a uma consulta com um ortodontista para avaliar a possibilidade de colocar aparelho ortodôntico.

  90. barbara mattoss disse:

    Oi dotor boa tarde eu vim aqui tira essa duvida perguntar ce tem maneira de eu colocar aparelho em baixo e em cima porque eu me cinto muito ecomodada

    1. Olá Barbara! Se através do exame clínico for constatado que você possui algum tipo de maloclusão será indicado o uso do aparelho ortodôntico nas duas arcadas dentárias, ou seja, na arcada inferior e na arcada superior.

  91. Eron Assunçao disse:

    Eu comecei a fazer um tratamento, tenho 22 anos e já arranquei dois dentes saudáveis, como saber se isso é necessário ou erro do dentista ? Estou com medo …

    1. Olá Eron! É um procedimento muito comum em ortodontia a extração de pré-molares e dos sisos. Isso ocorre para que se consiga espaço adequado para posicionar os dentes de forma correta. Este procedimento só deve ser adotado quando através do estudo da radiografia cefalométrica em associação com as condições clínicas observa-se que não há outra maneira de corrigir o posicionamento dentário com uso de aparelho ortodôntico.

  92. Luana Hashimoto disse:

    Olá Dr! Adorei sua matéria. Gostaria de tirar uma dúvida.
    Já utilizei aparelho ortodôntico, porém, por falta de cuidados necessarios, como utilizar o aprarelho móvel, sinto que minha mordida está torta e alguns dentes entortaram. Precisarei fazer todos os exames de raio x novamente?
    Grata.

    1. Olá Luana, fico muito feliz que tenha gostado do artigo. Sobre a sua pergunta, você precisará fazer tudo novamente sim pois será preciso avaliar sua condição atual para conseguir realizar um novo plano de tratamento ortodôntico.

  93. barbara matos disse:

    Ola eu queria saber se tem posibilidade de eu usar aparelho pq meus dentes de baixo são muito separados e os de cima não muito e eu me cinto muito icomodada

    1. Olá Barbara! Se os seus dentes te incomodam esteticamente seria muito interessante que você iniciasse um tratamento ortodôntico para melhorar o seu sorriso.

  94. Marlon disse:

    Gostei da matéria,tenho 21 anos meu canino é Encavalado os dois no caso tem tratamento? Ou terei que operar algo do tipo e a minha saúde bucal não é as das melhores mas tbm não é a pior kk, tem como por um aparelho e resolver esse problema?

    1. Olá Marlon! O primeiro passo é restabelecer sua saúde bucal, cuidar de seus dentes e gengivas. Quando você estiver liberado pelo clínico aí sim poderá comparecer a uma consulta com um ortodontista para avaliar a melhor forma de corrigir seu posicionamento dentário.

  95. Sara disse:

    Boa tarde Dr Ronald. Os meus dentes superiores eram ‘aparentemente’ todos corretos como os inferiores ainda estão, há mais ou menos 9 meses começaram a ficar saliente o canino do lado esquerdo e incisivo central direito, e a arcada dentária começou a se fechar. Minha dúvida é se existem motivos específicos. Obrigada.

    1. Olá Sara, tudo bem? É preciso avaliar seu caso para identificar a causa destes eventos, mas o principal motivo que costuma gerar movimentações dentárias tardias é a erupção dos sisos que são os terceiros molares, ou seja, os últimos dentes de cada lado de sua arcada dentária.

  96. Eu tenho 13 anos , o meu dente de cima , tem uma carie , tem algum problema se eu for no dentista e colocar o aparelho sem tirar a carie ?

    1. Olá! Se você colocar o aparelho antes de tirar a cárie do seu dente a consequência mais provável é que o seu dente cariado venha a ter problemas maiores como a necessidade de um tratamento de canal.

  97. Natasha Andrade disse:

    Olá Doutor, eu estou fazendo tratamento dentário mais queria saber se eu posso colocar o aparelho ainda fazendo o tratamento ou se prejudica em alguma coisa colocar antes de terminar o tratamento

    1. Olá Natasha, tudo bom? O ideal é que você aguarde a finalização de seu tratamento dentário para iniciar a colocação do aparelho.

  98. Willian Miranda disse:

    Doutor tenho 19 anos e to querendo colocar aparelho porque meus dentes da frente estao se afastando aos poucos,mais tenho que arrancar dois dentes de tras porque estao abertos,isso vai apalhar na hora de colocar aparelho?

    1. Olá Willian, faça uma avaliação com o ortodontista antes de remover estes dentes que estão abertos. Os molares que são os dentes de trás tem uma importância muito grande durante o tratamento ortodôntico. Verifique a possibilidade de realizar seu tratamento dentário antes de colocar aparelho.

  99. Regis Foppa disse:

    Tenho problema de desvio de septo, gostaria de saber se para botar aparelho tenho que fazer septoplastia
    Obrigado

    1. Oi Regis! Neste seu caso é imprescindível que você passe por uma avaliação clínica e radiográfica para definir a necessidade da realização de algum procedimento cirúrgico.

  100. doutor me chamo valdirene queria tira uma duvida meus dentes superior da frente estão se afastando pra frente isso e normal eles não se encaixa perfeito quando eu fecho a boca fica um um espaço de afastamento entre o inferior o certo e eles ter este afastamento ou ele tem que fica encaixado perfeito com o de baixo ele não encosta no de baixo e eu tenho um dente que e o antipenultimo inferior que ele virou para dentro ele esta travessado entre um dente e outro esta de lado e necessario eu usar um aparelho fixo porque eu fiz a documentação ortodontica mais ainda não fui informada qual aparelho eu usarei eu fui encaminhada para ortondotista mais minha primeira visita com ortondontista sera dia 17/11 pra colocar não sei ainda que tipo de aparelho sera colocado

    1. Olá Valdirene! Após uma avaliação clínica e a avaliação de sua documentação ortodôntica o seu ortodontista irá te explicar que tipo de aparelho dentário será usado para corrigir os problemas de posicionamento dos dentes que possui com a finalidade de melhorar a relação entre suas arcadas dentárias.

  101. Leornado disse:

    Olá Meus dente é tudo torto em cima é em Baixo Qual Aparelho Coloco?

    1. Olá Leonardo! É preciso avaliar você clinicamente para saber qual o tipo de aparelho será utilizado.

  102. Jéssica disse:

    Olá doutor! De quanto em quanto tempo pode ser realizado uma restauração? Isso depende do proficional? Obg!!

    1. Olá Jéssica! Isso depende sim do profissional, mas também depende das condições de conservação da restauração. Se ela estiver danificada deve ser substituída ou reparada independente de quanto tempo ela tenha sido feita.

  103. Mariana disse:

    Ola bom dia daqui a 2 semanas vou colocar aparelho ortodôntico tenho 11 anos quanto tempo mais ou menos demora a por ?
    Obrigada e bom domingo

    1. Olá Mariana! Isto é difícil de responder. Cada dentista trabalha de uma maneira diferente e cada situação exige uma conduta diferente.

  104. Raissa disse:

    Olá,meu nome é Raissa tenho 12 anos e tenho uma dúvida um dos meu dente de cima é mais pra cima e os outros são separados na laterais. Uns dos meus dentes debaixo são um pouco torto pra dentro e unido.
    Queria sabes se posso colocar aparelho?

    1. Oi Raissa! Você precisa conversar com seus responsáveis para que eles te levem para uma consulta em um Ortodontista! Você será avaliada e aí saberá se já está no momento adequado para colocar aparelho ou se precisará aguardar mais um tempo para corrigir seus dentes.

  105. Cláudia Gonçalves disse:

    Boa tarde, dr. Ronald,
    Minha filha está completando 15 anos e precisa usar aparelho para corrigir alguns problemas. Ela tem mordida profunda (com uma diminuição do queixo para trás), céu da boca um pouco estreito (já foi alargado por um aparelho temporário há uns 3 anos) e os dois dentes incisivos laterais superiores são um pouco pra fora (o que a incomoda mais). Tem alergia, o que me foi dito que também influencia na mordida, devido à dificuldade respiratória (já estamos tratando).Tudo isso é de forma moderada, nenhuma dos problemas é extremo. Fui a um dentista que me indicou uso de aparelho fixo autoligado. Você sabe a respeito desse tipo de aparelho para me dar maiores orientações? Tem alguma indicação no Rio de Janeiro ou Petrópolis? Desde já agradeço muitíssimo.
    Atenciosamente,
    Cláudia Gonçalves

    1. Olá Claúdia! Compreendo sua preocupação com sua filha. Esta fase da adolescência é realmente muito oportuna para resolver todos estes problemas para que ela possa entrar na fase adulta sem problemas dentários ou respiratórios. Os aparelhos autoligados possuem uma proposta muito interessante relativa a diminuição do tempo de tratamento devido a algumas características mecânicas do tratamento. Para ter completa certeza de que o aparelho autoligdado seria o mais indicado para sua filha seria muito interessante se pudesse avaliá-la em meu consultório. Se for do seu interesse agendar uma consulta, o consultório fica localizado na Barra da Tijuca no mesmo condomínio comercial que a maternidade Perinatal Barra. O telefone para contato é 3535-9170.

  106. Rosangela Amaral disse:

    Dr. Ronald, tenho 51 anos e 5 meses. Não tenho os molares superiores direito e esquerdo, desde 14 anos. Após o tratamento de canal do pre molar recentemente tive problemas com ruptura da raiz e não tive como salva´-lo conforme diagnostico. Sinto muitas dores devida a mordida profunda grau maximo. Como teve perda óssea o profissional disse que necessita de implante osseo, mas que devido a minha mordida muito profunda seria prejudicial e poderia perder. Os dentes inferiores incostam no céu da boca, para ser mais exata. É possível colocar aparelho ortodontico nesta idade e com o grau maximo de imperfeição da mordida para depois a protese fixa?

    1. Oi Rosangela! De acordo com seu relato, este é um caso que precisa ser estudado com calma para avaliar a melhor conduta de tratamento de tal forma que se possa reabilitar seus dentes e sua mordida de forma adequada. Para isso é extremamente importante uma avaliação clínica para identificar que oportunidades existem para melhorar sua condição bucal. Exames radiográficos também irão auxiliar o diagnóstico para que seja realizado um bom plano de tratamento e a execução do mesmo.

  107. Aline Lemos disse:

    Boa Tarde Dr.

    Preciso fazer um canal, e extrair 4 dentes do siso, já fiz as restaurações, raspagem e limpeza! posso colocar aparelho antes do canal e da extração?

    1. Olá Aline! Não recomendo que coloque o aparelho dentário antes de realizar os tratamentos clínicos que você necessita.

  108. disse:

    Olá meu nome é Lucimara tenho 13 anos e tenho os dois dentes da frente acavalados pra frente já fui ao dentista e ele me falou que se quisese eu botava vocêe aconselha a botar ??

    1. Olá Lucimara! Se estes dentes te incomodam ou prejudicam seu sorriso e você deseja corrigir isso eu aconselho que você converse com seus responsáveis para levá-la em um especialista em ortodontia para avaliar se é viável iniciar um tratamento ortodôntico para corrigir a posição dos seus dentes.

  109. Lorena disse:

    ola, uso aparelho a cinco meses, e hoje a minha gengiva amanheceu inchada e doendo, atrás dos dentes da frente, queria saber se movimentação causa isso, já que eu tento o maximo possível deixar eles limpos.

    1. Olá Lorena! Talvez seja preciso que você se consulte com um periodontista para avaliar melhor o estado de saúde da sua gengiva.

  110. Mirelle disse:

    Olá, me chamo Mirelle .Eu tenho os dois dentes da frente separados, eu preciso usar aparelho ?

    1. Olá Mirelle! Dentes separados não necessariamente são uma indicação para colocar aparelho, mas se estes dente separados de incomodam esteticamente, talvez seja interessante que você utilize aparelho para melhorar a harmonia do seu sorriso. De qualquer forma, sugiro que procure um ortodontista para avaliar se você realmente possui a necessidade de fazer um tratamento ortodôntico.

  111. Jessica Carvalho disse:

    Olá Dr. ,tenho um siso deitado e tenho que fazer cirurgia,mas tenho medo …e jah usei aparelho quando criança, hj tenho 16 anos e o meu dentista disse que eu teria que usar novamente pelo fato de não ter terminado os procedimentos no tempo certo, será que devo colocar mesmo?

    1. Olá Jessica! Para conseguir te responder a esta pergunta seria necessária uma consulta presencial para avaliação de sua arcada dentária.

  112. GRAZIELA disse:

    olá Doutor, Bom dia!
    tenho uma dúvida, sabemos que tem muitas clinicas que estão aí só para ganhar dinheiro dos pacientes, pouco se importa com a saúde do paciente, meu noivo foi vitima disso. Gostaria de saber qual o método correto de instalar o aparelho. Por ex. se instalar na parte superior, pode instalar tudo de uma vez, ou por etapa como já fui orientada?. Segundo a dentista da minha amiga informou que deve se instalado por fases, em cada manutenção atinge uma fase até todos os dentes se acostumarem. caso contrário poderão não aguentar e até mesmo perde-los. Procede?

    1. Olá Graziela. A instalação do aparelho ser realizada de uma vez só. Isto não irá acarretar em problemas para o paciente. Porém deve-se ter cuidado na escolha do profissional que irá realizar o tratamento. Infelizmente nem todas as pessoas que colocam aparelho nos dias de hoje são devidamente capacitadas para a realização deste tipo de procedimento. A instalação do aparelho é muito importante, mas o que é determinante para o sucesso ou fracasso do tratamento são as consultas seguintes em que a movimentação dentária é feita de fato. Aparelhos quando são instalados de forma incorreta costumam trazer problemas para o paciente a médio ou longo prazo.

  113. Vitoria disse:

    Ola eu tenho 16 anos tenho os dentes da frente muito torto fiz uma cirurgia no palato agora quero muito arrumar meus dentes o que devo fazer . Obrigado

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Vitoria! Creio que seja interessante que você procure se consultar com um ortodontista para avaliar o que pode ser feito para melhorar seu sorriso.

  114. Monica Cunha disse:

    Olá tenho os dois dentes da frente desalinhados, ficam um pouco por cima dos outros dois, o dentista disse que teria que usar aparelho pq se não qnd eu estiver mais velha irá prejudicar meu maxilar. É mesmo necessário usar aparelho e qual tipo de aparelho terei que usar?

    1. Olá Monica! Pelo seu relato creio que seja provável que você precise utilizar aparelho ortodôntico, mas não tenho como lhe dizer qual tipo de aparelho ideal para você! Eu precisaria fazer uma avaliação clínica do seu caso para saber quais são as suas reais necessidades.

  115. Christtopher Luiz disse:

    Tudo bom? E que meus dois dentes de cima são meios afastados aí to querendo colocar aparelho por causa disso para acerta eles,eu fui no dentista e já fiz a limpeza e o selante agora falta o que para mim colocar o aparelho ou será que não posso colocar??

    1. Olá Christtopher! Você agora deve procurar um ortodontista que irá te avaliar e possivelmente irá lhe pedir uma documentação ortodôntica para estudar o seu caso e viabilizar a melhor solução para correção do seu posicionamento dentário.

  116. Lúcia Moraes disse:

    Olá tudo bem, então eu meio que quebrei a pontinha do dente canino e ele não é totalmente branco, é meio amarelo e branco mas isso é bem perseptivel e eu tenho os dentes do fundo um pouco tortos tem como colocar o aparelho devido ao dente quebrado, porque vou ser cincera tenho odontofobia, tenho muito medo de dor de agulha, dai junta em um só profissinal e não tem jeito, mas eu quero muito colocar o apareho, tem como ?

    1. Olá Lúcia! Talvez seja necessário restaurar a ponta de seu canino antes de colocar o aparelho. Outra alternativa que pode existir de acordo com a extensão desta fratura é regularizar a área fraturada caso esta fratura tenha sido muito pequena.

  117. luana disse:

    Olá. Será que eu poderia colocar o aparelho primeiro e depois fazer o canal ?

    1. Olá Luana! Tudo bem? Você precisa fazer um tratamento de canal? Acredito que seja mais interessante para sua saúde bucal se você primeiramente fizer seu tratamento de canal para depois colocar o aparelho ortodôntico.

  118. edilaine disse:

    ola! tenho 16 anos e tenho os dentes incisos laterais tortos, eles ficam em cima dos centrais, e algumas falhas nos outros apos eles, e os debaixo estão ficando tortos, alguns falam que eh por causa dos d entes sisos que estão nascendo, devo ranca-lo e por aparelho?

    1. Olá Edilaine! Sugiro que você procure um profissional para avaliar seu caso, preferencialmente um especialista em ortodontia para realizar uma correta avaliação de sua situação e determinar que tipo de tratamento seria mais efetivo para você.

  119. Olá Tenho 13 Anos, só 10 Dentes da frente que Caiu, E De Baixo Só Caíram 7 Dentes, Eu Nao tengo Nenhum Dente Cariado, Eu Queria Saber se eu Posso Já Colocar aprelho ? Ou tenho q Esperar Cair Todos ?

    1. Oi Natiely, tudo bom? Para saber se você está apta a usar aparelho ortodôntico é muito importante que você compareça a uma consulta para que possa ser feita uma avaliação correta sobre os seus dentes e a sua necessidade de tratamento ortodôntico. Ligue e agende uma consulta.

  120. Tainara disse:

    eu vou coloca aparelho logo , só que estou com 2 dentes meio cariados , tem como eu coloca aparelho assim mesmo ou não?

    1. Olá Tainara!A minha recomendação é que sempre antes de colocar o aparelho se resolvam todos os problemas relativos a presença de cáries assim como a presença de tártaros. A utilização do aparelho pode contribuir para um agravamento de seu dente cariado exigindo talvez um tratamento de canal que neste momento pode não ser necessário. Procure manter seus dentes limpos e saudáveis antes de usar um aparelho ortodôntico.

  121. Mateus disse:

    Olá, eu Tinha dentes Da frente separados e o Motivo era o freio lábial ,Coloquei o Aparelho e meus dentes se juntaram. Mas eu estou sem Ir no Dentista há 1 Ano … Queria saber se Eu tirar o aparelho , meus dentes vão se separar novamente ou o aparelho Consertou o problema do freio ?

    1. Olá Mateus! Infelizmente é impossível responder a sua pergunta sem realizar uma avaliação clínica de seu caso. Sugiro que retorne ao seu ortodontista e retome o tratamento ortodôntico para finalizá-lo de maneira adequada para que você não venha a desenvolver problemas maiores em sua oclusão no futuro.

  122. Tatiane disse:

    Dr. Bom dia!
    Uso aparelho ortodôntico a 3 meses, na ultima manutenção a minha dentista colocou o elastiquinho transsado nos 4 primeiros dentes da frente, porém está doendo muito, não consigo comer direito, até para escovar os dentes a sensibilidade está fora do normal. Essa sensibilidade procede ?

    1. Olá Tatiane! O uso de elásticos em cadeia realmente pode causar desconforto ou sensibilidade. Caso este incômodo tenha sido muito forte, comunique ao seu dentista sobre esta situação.

  123. Janaina disse:

    Ola, Tenho um problema nos dentes que desde meus 9 anos de idade perdi meus incicivos laterais e nao cresceu mais, pq os caninos nasceu onde deveria nascer dois que seria o incicivo e o canino ,mas so nasceu o canino, hoje estou com 16 Anos ,oque pode ser? Será que meus dentes ainda podem sair? Ou com o aparelho ordontologico irá resolver? Ja houve caso como este ?

    1. Oi Janaína, tudo bem? Casos assim acontecem mesmo. A primeira atitude a ser tomada é a realização de uma radiografia panorâmica para que possa ser identificado se os incisivos laterais que você perdeu aos 9 anos ainda eram de leite ou se já eram os permanentes. Se você realmente perdeu os permanentes uma das possibilidades de tratamento é a instalação de um aparelho ortodôntico para abrir espaço para que você realize o implante de incisivos laterais no futuro. Mas para ter certeza sobre o tratamento adequado para você será preciso fazer uma avaliação clínica do seu caso.

  124. luis henrique disse:

    Olá doutor… eu fui numa dentista ha um certo tempo para colocar o aparelho fixo… mas ela disse que antes de colocar o fixo eu teria que usar um aparelho movel…daí eu usei um certo tempo o movel ..mas ñão me adaptei e parei de usar…. eu queria saber doutor que se eu for em outra dentista … posso pedir para colocar o aparelho fixo ..sem usar o movel antes ??

    1. Olá Luis Henrique! Para saber se é possível colocar diretamente o aparelho fixo é preciso fazer uma avaliação de suas arcadas dentárias e identificar se ainda existe a necessidade de usar aparelho móvel ou se já está num estágio em que é possível utilizar o aparelho fixo.

  125. Marielem disse:

    Ola tenho 22 anos passei por uma consulta e foi constatado a necessidade de fazer canal , retirar os sisos e fazer uma limpeza nos dentes ! Isso leva quanto tempo mais ou menos ate colocar o aparelho !?
    Desde já muito obrigado !

    1. Olá Marielem! Isso vai de acordo com o tempo disponível que você e seu dentista possuem para desenvolver o tratamento. Aparentemente não são tantos procedimentos que você necessita, desta forma em breve você poderá inciar seu tratamento ortodôntico.

      1. Marielem disse:

        Entendi ! Muito obrigado mesmo pela atenção mais uma pergunta tenho 3 sisos o 4° não deu nem sinal de nascer ele precisara ser extraido ou nem vai precisar ser mexido ? Obg ótima noite

  126. Gabriela disse:

    Boa tarde, com o aparelho eu consigo fazer com que um dente chegue pra frente, é um da frente e ele está mais afundado que os outros, e isso me incomoda bastante! E uso aparelho alguns meses e não notei diferença nenhuma. o que faço? Obrigada

    1. Olá Gabriela! Talvez seja interessante que você tenha uma conversa com seu ortodontista para saber mais sobre o plano de tratamento. Algumas vezes é preciso movimentar outros dentes para conseguir corrigir a posição do dente que mais te incomoda.

  127. malba disse:

    Dr Ronald, a minha dentista pediu o raio x e a fotografia mas não pediu aquele molde na massinha branca que todo mundo faz, esse exame não é obrigatório?

    1. Olá Malba! Os modelos de estudo que são obtidos através do procedimento de moldagem das arcadas dentárias é uma parte importante da documentação ortodôntica, mas cada profissional trabalha de uma forma diferente. Algumas vezes é preciso pedir uma quantidade maior de exames completares e isso varia de acordo com a maneira que cada ortodontista planeja seus tratamentos.

  128. Adriely disse:

    Olá! Tenho 16 anos, tenho a falta do primeiro e segundo molar, não tenho condiçoes agora pra colocar um implante! Meua dentes quando fecho a boca não se encaixam corretamente, ate me dá um desconforto! Queria saber se com a falta desses dentes posso usar aparelho? E como perguntar ao meu dentista se preciso usar aparelho? Kk obrigada!

    1. Olá Adriely! Se você inciar um tratamento ortodôntico é possível que seu dentista encontre algumas limitações para realizar determinadas movimentações. É muito importante que você antes de colocar o aparelho faça a documentação e converse com seu ortodontista sobre as possibilidades e limitações que podem existir durante o seu tratamento ortodôntico.

  129. Matheus disse:

    Ola, Fiz a cirurgia do Freio Labial faz 2 Dias, Depois de Quantos Dias Eu Ja Posso Colocar o Aparelho?

    1. Olá Matheus, aguarde o período de cicatrização de sua cirurgia e converse com seu ortodontista a respeito da instalação do aparelho e da documentação ortodôntica.

  130. Jhonathan disse:

    Fui ao dentista hoje,porque quero colocar aparelho pois tenho alguns dentes tortos porém tenho 11 dentes cariados e a dentista me cobrou R$750,00 pra tratar dos onze dentes cariados e achei muito caro e queria por o aparelho mesmo tendo cáries,seria possível doutor?

    1. Olá Jhonathan! Sugiro que você priorize a sua saúde bucal antes de colocar o aparelho. Não é adequado colocar aparelho tendo dentes cariados com necessidade de tratamento. Se fizer a instalação do aparelho antes de tratar seus dentes os problemas podem se agravar no futuro. Procure tratar seus dentes de acordo as suas possibilidades e após isso inicie seu tratamento ortodôntico.

  131. Adriely disse:

    Dentista, quando tinha 12 anos (hoje tenho 16)meu primeiro molar(superior) ficou mole e caiu, hoje to tipo banguela nesse dente, e fiz Um raio x, e sobrou uma raiz nele. Me diz O que Eu posso fazer pra ter esse dente?

  132. Patricia disse:

    Olá quero colocar aparelhos nos dentes e gostaria de saber quais os procedimentos

    1. Olá Patricia! Leia o artigo acima atentamente e procure um ortodontista em sua cidade para iniciar seu tratamento.

  133. Graziele disse:

    Olá Dr. Gostaria que me esclarecesse uma dúvida. Em todos os casos é recomendado a limpeza (profilaxia) antes da instalação de aparelho ortodôntico, ou isso varia de acordo com a saúde bucal? Agradeço desde já.

    1. Olá Graziele! Sempre que possível é válido fazer limpeza e profilaxia antes de colocar aparelho pois isso facilita a colagem do aparelho e assegura que dentes e gengivas estão saudáveis no momento da colocação.

  134. Jonathas disse:

    E necessário/obrigatório fazer esse tipo de limpeza nos dentes antes de colocar o aparelho ? Se eu colocar mais não fazer a limpeza, oque pode acontecer ?

    1. Olá Jonathas! Se os dentes estiverem com placa bacteriana antes de colocar o aparelho a tendência é que você desenvolva doença periodontal com mais facilidade.

  135. Anna Natália Costa disse:

    Bom tenho 16 anos e meus dentes da frente são um pouco pra frente, e meus dentes de baixo são meios tortos, isso significa que eu coloque o parelho ?

    1. Olá Anna Natália, tudo bem?

      É bem provável que você tenha indicação para utilizar aparelho ortodôntico. Procure um ortodontista e veja o que pode ser feito para melhorar o seu sorriso.

  136. Paulo disse:

    Olá, gostaria de saber se posso usar aparelho mesmo não tendo o dente 14?

    1. Olá Paulo! Na maioria dos casos a ausência de um elemento dentário não impede a utilização do aparelho ortodôntico.

  137. Olá Doutor, gostaria de saber qual o nome dado ao tratamento da gengivite.

    1. Oi Rodolfo! O nome do tratamento que cuida da gengivite é raspagem supra-gengival, mas a maioria das pessoas chama de limpeza dentária.

  138. beatriz disse:

    olá eu queria saber , uma coisa ! tenho 2 buraco no dente de baixo , eu queria colocar aparelho so em cima , tem algum problema?

    1. Olá Beatriz! Não recomendo o uso de aparelho ortodôntico para pessoas que ainda possuem dentes com necessidade de tratamento. Vá ao dentista, remova estas cáries e restaure seus dentes antes de colocar aparelho ortodôntico.

  139. gabriel disse:

    Ola. Tenho 13 anos , e minha higiene bucal esta em ótimas condições. Meus últimos dentes são de leite( 4). Meus dentes são muito tortos na frente. Teria como eu por aparelho?

    1. Olá Gabriel! Acredito que você esteja apto a iniciar o tratamento ortodôntico. Converse com seus responsáveis que você deseja corrigir seus dentes para melhorar seu sorriso.

  140. isabelly disse:

    Ola!meu nome e isabelly e tenho 12 anos queria perguntar se ja posso usar aparelho nos meus dentes u de cima e mais pra frente do que os de trás e um pouquinho grande os dentes do meio…

    1. Olá Isabelly! Você precisa falar com seus responsáveis para te levarem ao dentista e avaliar se você já está apta a usar um aparelho ortodôntico para corrigir o posicionamento dos seus dentes.

  141. Iana Vilanova de Almeida disse:

    É correto colocar o aparelho ortodôntico somente com uma panorâmica sem nenhum outro tipo de exame, desde molde da arcada dentária?!

    1. Olá Iana. Cada profissional costuma atuar de uma maneira diferente.

  142. Tacio Alves disse:

    ola ! tenho 22 anos acabei de ir ao dentista pra ela dar uma olhada, bem ela falou que tenho pucos caries nos dente e que eu fecho os dente com um problema , ele ficam tortos ao mastigar e tambem ja tenho alguns dentes tortos nas partes laterais, bem ela falou que vai ser preciso usar aparelho dentario porem ela pedil esse tal exame pra ela dar uma estudada no caso pra poder fazer o procedimento! o que o senhor acha disso?

    1. Olá Tacio! O procedimento foi feito corretamente. Primeiro deve-se tratar os dentes cariados e depois estudar os exames radiográficos para posteriormente colocar o aparelho dentário.

  143. Clara disse:

    Colocar aparelho faz com que eles fiquem moles e caiam futuramente após a retirada do aparelho?

    1. Olá Clara. Quando se realiza um tratamento com um bom profissional você não corre este risco. Porém se colocar o aparelho por conta própria, não comparecer em consultas agendadas e não cuidar de sua higiene bucal, você poderá realmente ter problemas sérios no futuro.

  144. Brenda disse:

    na primeira manutencao coloquei a parte superior na segunda vou coloca os anéis, quando posso coloca o aparelho na parte inferior ?

    1. Olá Brenda. Isto vai depender do planejamento do seu ortodontista e das condições de sua arcada dentária.

  145. Angela Martins disse:

    Ola doutor, queria fazer uma pergunta. Eu tenho 22 anos e quando comecei a trocar os dentes de leite, nasceu um dente a mais antes dos caninos, ou seja, tenho cinco dentes antes dos caninos, esse dente a mais acabou entortando os outros de trás. Vou precisar remover esse dente a mais para colocar aparelho?

    1. Olá Angela! Existe uma grande chance de que isso aconteça para colocar seus outros dentes na posição correta e para melhorar a estética do seu sorriso.

  146. Ana maria disse:

    Eu tenho um pivo na frente tem algum problema se coloca aparelhi

    1. Olá Ana Maria! Não tem problema algum em usar aparelho. Talvez seja indicado que ao final do seu tratamento ortodôntico torne-se necessária a troca desta coroa.

  147. larissa disse:

    ola , meu nome e larissa tenho 15 anos meu dentes de em cima e de baixo sao tortos , toda vez que vou escovar eles sempre sangra , eu quero botar o aparelho oque eu faço?

    1. Oi Larissa. Comunique aos seus responsáveis que sua gengiva sangra quando você escova os dentes. Acredito que você esteja precisando fazer uma limpeza nos seus dentes. Depois de fazer a limpeza e avaliar seus outros dentes você poderá colocar aparelho.

  148. Wagner Luan disse:

    Ola meu nome e wagner tenho 12 anos eu tenho dois dentes grandes na frente posso usar Aparelho

    1. Oi Wagner. Provavelmente, sim. Comunique aos seus responsáveis que você deseja usar aparelho.

  149. marlene disse:

    Minha filha tem 11 anos e as presas nasceram tortas para fora será que vai ter que rancar as presas para colocar aparelho.

    1. Olá Marlene. É muito difícil ter alguma indicação para extração de caninos erupcionados. Se não for possível expandir a arcada dentária de seua filha talvez seja necessário realizar a extração dos pré-molares para que ela possa ficar com o sorriso bonito.

  150. Marina disse:

    Olá dr tenho dente canoide, preciso por aparelho ortodontico. Esse dente será tratado antes de colocar o aparelho? Tenho 14 anos, e meus caninos não nasceram são de leite e os dois da frente são tortos e separados sera que isso tem haver com o fato de os caninos não terem nascido?

    1. Oi Marina, tudo bem? O seu caso exige uma avaliação mais criteriosa pois envolve uma série de situações que precisam ser resolvidas. Procure atendimento para que o correto diagnóstico seja feito e você possa ter sucesso no tratamento ortodôntico e ao final deste fique satisfeita com seu sorriso.

  151. natalia santos disse:

    olha douto, eu tenho um dente bem pequeno o que e preciso fazer com ele pra coloca aparelho

    1. Olá Natalia! Em algumas situações é preciso restaurar o dente para aumentar seu tamanho. Em outras situações é preciso fazer uma pequena cirurgia na gengiva para expor mais o dente.

  152. Heitor Rocha disse:

    Bom dia Ronald,

    Tenho 17 anos, no ano passado sofri um acidente que perdi dois dente superiores traseiros do lado direito, mesmo com a falta deles, ainda posso colocar o aparelhos?

    1. Olá Heitor! Acredito que você possa utilizar sim o aparelho, mas talvez existam algumas limitações para realizar seu tratamento devido as ausências dentárias que você possui.

  153. Beatriz Cruz disse:

    Boa noite
    eu vou ter de colocar aparelho dentário e já consultei o meu dentista gostava de saber quanto tempo demora mais ou menos a fazer os exames e a colocar o aparelho

    1. Oi Beatriz, tudo bom? Isto é muito relativo. Depende do prazo de entrega do dentro radiológico que você irá fazer os exames e também da maneira como seu dentista costuma trabalhar para fazer a instalação do aparelho.

  154. Bruna Luisy disse:

    Olá !
    Eu tenho 12 anos e quero colocar aparelho . Isso por que meus dentes não nasceram completamente e estão tortos . Eu quero colocar aparelho móvel , já pesquisei bastante sobre esse aparelho . Mas eu nunca coloquei um aparelho .
    Eu queria saber se precisa do aparelho fixo pra depois o móvel .

    1. Olá Bruna. A melhor pessoa para te indicar isso é um ortodontista após o seu exame clínico. é preciso avaliar bem a sua situação para saber que tipo de aparelho é mais indicado para seu caso.

  155. Priscila disse:

    Oi doutor fiz um orçamento hj ai o doutor falou q tenho q arrancar 2dentes do cizo ..se eu n querer arrancar posso vai afetar alguma coisa pois irei colocar o aparelho??

    1. Olá Priscila! A extração dos sisos é uma medida preventiva para que ao final do tratamento ortodôntico e nos anos seguintes seus dentes não sofram movimentações grande devido à erupção dos sisos.

  156. Jana Santana disse:

    Olá Doutor , fiz uma Radiografia alguns meses e já estou terminando as restaurações que precisava , já está praticamente tudo ok para o uso do aparelho , só que no exame mostrou muuuitos dentes impactados , incisivos , enfim não sei explicar direito , mais meu Dentista disse q eu só posso colocar o aparelho se fizer algumas cirurgias para remove – los , pois estão localizados em áreas muito profundas , mas eu não quero fazer a cirurgia pois é muito delicada , e quero só colocar o aparelho ! Porque meus dentes são muito desalinhados , pode ter algum problema futuro ? Vou procurar outro Dentista para ele colocar o aparelho ? O que você acha ?, Doutor.

    1. Olá Jana! Existem casos em que é preciso remover dentes inclusos ou impactados. Em outras situações esses dentes precisam der tracionados para a posição correta. Se você não está segura com o diagnóstico que recebeu, procure outro profissional para tirar suas dúvidas.

  157. Emilly disse:

    Olá, tenho 13 anos e meus dentes de cima são separados, como a minha dentição é “atrasada”, ainda tenho alguns dentes crescendo, gostaria de saber se já posso colocar o aparelho fixo.
    Agradeço desde já pela sua atenção.

    1. Olá Emily! Isso depende da quantidade de dentes que ainda estão fase erupção na sua boca. Talvez seja seja possível que você já possa colocar o aparelho.

  158. Renata disse:

    Boa noite Doutor.
    Sei que preciso estar com a boca saudável para depois colocação do aparelho. A pergunta é, preciso primeiro fazer a documentação, ou passo com o ortodontista e ele me encaminha? Tenho uma dente na frente que não é meu, tem algum problema deste dente cair por conta da força que o aparelho faz,?
    Agradeço desde já.

    1. Olá Renata. Sugiro que antes de fazer a documentação você compareça a uma consulta com o ortodontista. Se este dente que você possui for uma coroa que esteja cimentada em sua raiz é difícil que ela caia durante o tratamento ortodôntico. Mas talvez ela precise ser substituída após o tratamento.

  159. lucas disse:

    iae sou lucas eu vou colocar aparelho acho q mes q vem o aparelho doi e posso colocar em cima e em baixo no mesmo dia e como posso igienizar antes de colocar

    1. Olá Lucas! O seu ortodontista decidirá se colocará o aparelho nas duas arcadas no mesmo dia ou não. Sobre a higienização antes de colocar é normal, utilize a escova de dentes, pasta e fio dental.

  160. brenda disse:

    olà, queria colocar aparelho mas nao sei qual é o indicado pois , quando meus dentes de leite cairam eles começaram a crescer de lado pois nao tinham espaço para crescer e as vezes ele doi pois acho q vai entortando mais e os dentes de cima sao um pouco pra frente pois quando era criança eu chupava dedo e os dentes tbm estao querendo sair do lugar uns estao quase ficando na frente do outro, poderia me dizer se esse aparelho é indicado pra consertar isso?
    obrigada!!

    1. Olá Brenda! A melhor forma de te falar qual aparelho é indicado para você é através de um exame clínico durante uma consulta presencial.

  161. lucas disse:

    existir algum “caso” qe não se possa colocar aparelhor , como mar formação da estrutura ossea da boca. ou não, todo mundo podi colocar, desde que tenha necessidade?

    1. Olá Lucas! Existem casos em que torna-se inviável a colocação do aparelho. Os principais exemplos são as pessoas que possuem a doença periodontal avançada pois os dentes ficam moles e fica difícil movimentá-los corretamente. Outra situação é quando o paciente possui muitas perdas dentárias e não possível fazer a movimentação devido à grande quantidade de ausências e por último, o motivo de não se poder colocar aparelho é porque o paciente não é colaborador, seja por indisciplina ou por alguma deficiência grave.

  162. Janaina disse:

    Oi eu sou janaina tenho 13 anos e eu queria saber se eu podia botar aparelho fixo pq meus dentes de cima são separados e os de baixo não, queria saber se posso colocar aparelho fixo,já não tenho nenhum dente de leite..

    1. Olá Janaína! Provavelmente você está apta a usar aparelho fixo. Porém antes disso você precisa comunicar seus responsáveis e comparecer a uma consulta com um dentista clínico para avaliar se há algum procedimento que precisa ser feito antes de colocar o aparelho ortodôntico.

  163. Stefani disse:

    Boa tarde! Tenho 21 anos e tenho os dentes de cima separados, e pra “ajudar” os incisivos são muito pequenos! Estou pensando em colocar aparelho, mas tenho medo de ficar estranho e desproporcional quando ficarem alinhados. Me falaram sobre os dentes de resina, acham uma boa opção? Grata.

    1. Olá Stefani, tudo bom? Se os seus dentes estão em perfeito estado a melhor coisa é primeiro tentar o tratamento ortodôntico convencional. Sobre seus dentes serem pequenos é preciso avaliar o motivo que os torna tão curtos. Procedimentos posteriores ao uso do aparelho podem ser feitos como a cirurgia plástica gengival e ou até mesmo o uso de facetas de porcelana.

  164. ingrid disse:

    Quero colocar aparelho odontologico, por imperfeição no dentes, mais tenho urgencia neste caso. Sera que é possivél colocar o aparelho e ir fazendo o tratamento no decorrer do tempo?

    1. Olá Ingrid, tudo bem? Recomendo que você primeiro realize seus tratamentos necessários e depois coloque o aparelho ortodôntico.

  165. Gislane Santos disse:

    boa tarde coloquei aparelho ortodôntico mais depois de montado foi verificado 02 dentes precisando fazer canal a algum problema fazer canal nesses dois dentes?

    1. Olá Gislaine! Não há problema. O importante é fazer esses tratamentos de canal o quanto antes.

  166. Marina disse:

    Colocar bandagem dói?

    1. Olá Marina! A instalação de bandas ortodônticas costuma trazer um pouco de incômodo, mas é um procedimento relativamente tranquilo.

  167. diogo disse:

    Pq tem casos em que a pessoa fica anos com aparelho e depois tem que colocá-lo novamente?

    1. Olá Diogo. Porque provavelmente o tratamento não foi realizado da melhor forma possível por motivos de limitações técnicas ou de baixa frequência ou colaboração do paciente.

  168. Daiane disse:

    Quando vai fazer os exames Ou para colocar o aparelho,se a pessoa for de menor tem q ir acompanhando de um responsável?

    1. Olá Daiane! Menores de idade precisam sim ser acompanhados por responsáveis para iniciar o tratamento ortodôntico.

  169. Ola Dr. Meu nome e Rodrigo fiz canal do meu dente e ja acertaro eles e estou em uma duvida porque tenho um dente torto terminei a manutençã o e ja estou com os dentes alinhados agora e so fazer a limpeza pra poder utilizar em uso o aparelho ou vem mais coisas estou em duvidas

    1. Olá Rodrigo. Me perdoe mas não entendi que exatamente você quis me perguntar.

  170. taisa andrade disse:

    ola eu arranquei 2 demtes na msm direção eu qnd fecho a boca eles nao encaixam , precisarei usar aparelhos ?

    1. Olá Taisa. Para melhorar sua mordida você talvez precise de aparelho. Se preferir uma solução mais rápida para substituir dentes perdidos você pode procurar fazer implantes ou próteses dentárias.

  171. Jhenifer disse:

    Olá meu nome é Jhenifer, eu já possuo o tratamento, só q tenho uma dúvida tenho dois dentes caninos de leite qria saber qndo devo arrancar e qnto tempo demorar pra cresce os permanentes. Obrigada.

    1. Oi Jhenifer! Pra responder sua dúvida precisaria saber sua idade e a razão pelas quais você ainda possui dentes de leite da arcada dentária.

  172. Marcelo de oliveira disse:

    ola dr, quero colocar aparelho,mas apenas alguns dentes inferiores são tortos.vai ser preciso colocar em cima também ou apenas em baixo?

    1. Olá Marcelo. Em geral o aparelho é instalado nas duas arcadas para que elas possam se relacionar perfeitamente após a finalização do tratamento.

  173. Marcelo de oliveira disse:

    Ola Dr, tudo bem.Eu tenho outra pergunta: A pessoa que ainda tiver alguns dentes de leite pode colocar aparelho mesmo assim???Esclarecendo a minha pergunta anterior, o que eu queria saber e se posso colocar aparelho apenas em das arcadas dentaria???desde já agradeço!!!

    1. Olá Marcelo. Dependendo da quantidade de dentes de leite e da idade do paciente pode ser preciso inicialmente o uso de um aparelho móvel. Se forem poucos dentes de leite aí sim já se pode começar com o aparelho fixo.

  174. Rafaela disse:

    Olá! Ainda não me consultei com nenhum medico odontologico, mas gostaria de saber quanto tempo leva desde a primeira consulta até a colocação do aparelho? Por exemplo, marco hoje uma consulta, quanto tempo após preciso esperar para a colocação do aparelho? porque não tenho convenio e pagaria consultas avulsas e gostaria de saber quantas vezes eu teria que voltar ao consultorio para realizar esse procedimento! em 30 dias ja consigo? e gostaria de saber se caso eu coloque o aparelho e precise ficar com o mesmo por dois anos mas se eu quiser retirá-lo antes desse periodo, corro o risco do dente estar mole e cair? Pois dizem que o dente fica meio bambo quando se usa aparelho!
    Obrigada!

    1. Olá Rafaela. O tempo exato para colocação do aparelho pode ser variável de acordo com a forma que cada profissional trabalha. Sobre retirar o aparelho antes da finalização do tratamento pode trazer sim alguns danos para você. Se você pretende iniciar o tratamento procure ir até o final com ele. Compareça as consultas nas datas marcadas, não falte consultas e colabore com tudo o que o seu ortodontista te indicar sobre o uso do aparelho.

  175. Patricia disse:

    Ola, tenho 22 anos e uso aparelho desde os 17 anos, fiz todos os exames que pedem antes de começar o tratamento, fiquei dois anos sem ir a manutenção e agora que retomei o tratamento, tive que refazer os exames, quero saber como fica os primeiros exames, o raio x, o molde da minha arcada … Eu tenho que pedir pra minha dentista me devolver ou isso tudo fica na clinica ? Desde já, obg.

    1. Olá Patricia. Atualmente seus primeiros serviriam apenas como uma comparação. Pois dos seus 17 até os 22 anos sua arcada dentária deve ter modificado bastante. Se você desejar ou se os exames forem solicitados pelo seu ortodontista atual procure a clínica que você deixou os exames antigos e solicite a devolução dos mesmos.

  176. Rute Silva disse:

    Ola Dr. eu gostaria muito de colocar aparelhos o mais rapido possivel,pois gostaria de corrigir algumas imperfeições e alinha meu dente pois me incomoda muito so que com o passar do tempo quando fui ao dentista dois dos meus dentes a raiz estava inflamada e o médico optou em fazer o canal ou extrair-lo so que ele falou que o canal não adiantaria muito e extraiu os dois agora estou com a falta de dois dentes sera que tem algum problema essa falta com a colocação do aparelho?

    1. Olá Rute! Em alguns casos pode limitar algumas movimentações dentárias. Porém a ausência de dois dentes não costuma inviabilizar o tratamento ortodôntico. É muito importante que você faça uma avaliação com o ortodontista.

  177. leila feitosa dos santos disse:

    Boa tarde, fui em uma dentista proximo onde trabalho , fiz limpeza e restaurações e me disse que deveria usar o aparelho , retirei o molde , e coloquei o de porcelana, já se passaram 4 meses e até hoje ela não tirou o rx que já foi pago , e ainda não colocou os tubos , hoje na manutenção ela me disse que mês que vem precisaria fazer um desgaste em meus dentes para colocar depois os tubos , eu fiquei com medo , receosa , pq todo mundo diz que o rx tem que ser feito antes, e que no segundo mes ja colocam os tubos , mês passado ela diminuiu meus dois dentes inferiores da frente que são de porcelanas pq fiz um canal muito nova , fiquei muito triste . Eu devo procurar outro dentista? O que me sugere?

    1. Olá Leila. Se você não está confortável ou não se sente confiante, lhe restam duas alternativas. Você pode conversar francamente com sua dentista e explicar seus medos e receios quanto ao tratamento assim como tirar suas dúvidas sobre as razões pelas quais o tratamento está sendo conduzido desta forma ou simplesmente procurar outro profissional.

  178. Larissa Moraed disse:

    eu tenho 15 anos e tive q extrair meu dente da frente com 11 anos, agora ele é colado e eu gostaria de colocar aparelho o que eu faço?

    1. Olá Larissa. Talvez seja necessário colocar uma coroa provisória colada em seu aparelho para te promover estética, porém ela não poderá ser usada para morder alimentos. Quando você estiver com 18 anos será interessante colocar um implante para substituir o seu dente extraído.

  179. Rodrigo Lavagnoli. disse:

    Olá, doutor! Muito interessante sua matéria. Fiz já cinco procedimentos: Avaliação, documentação, três restaurações (não sei a classe das mesmas) e farei mais três no dia 28/07. Já estou próximo de colocar o aparelho ortodôntico?

    1. Olá Rodrigo. Se realmente só faltam mais 3 restaurações para você estar liberado clinicamente, acredito que você esteja realmente próximo de colocar o aparelho ortodôntico.

  180. Mayara disse:

    Bom dia! Coloquei aparelho há uns 4 meses. Mas percebo que o aparelho foi colocado muito perto da gengiva, está muito em cima na parte superior e agora minha gengiva sagra e isso não acontecia e fica bastante inchada. Isso é normal? O que devo fazer Dr.?

    1. Olá Mayara! Você precisa conversar com seu ortodontista para que ele avalie o que está ocorrendo com você. Ele irá verificar a posição do aparelho e a situação da sua gengiva. Se ele considerar necessário poderá solicitar a avaliação de um profissional especialista no tratamento de gengiva.

  181. Ana Alice Vieira disse:

    Meus dentes estao indo pra frente oque eu faco

    1. Procure atendimento odontológico para avaliar as possíveis causas da movimentação de seus dentes.

  182. Jaqueline disse:

    Boa noite,
    Entao tenho meus codentes tortos e quero muto colocar aparelho,mais tenho 3canal que ainda doi cmacinha no dente sensibilidade e carie queria saber e posso

    1. Olá Jaqueline! Seria muito importante que você finalizasse todos os seus tratamentos pendentes antes de colocar o aparelho ortodôntico. Desta forma você irá reduzir o risco de ter dores dente ou até mesmo de perder algum elemento dentário.

  183. Arlindo Gonçalves disse:

    Bom dia!
    Sou de MINAS GERAIS e quero saber o seguinte; Coloquei o aparelho fixo, minha dentista falou que eu iria ficar dois anos e um mês usando ou melhor ela me disse que seria 25 parcelas de… das mensalidades, aí fiz as contas e vi que a duração do tratamento era esse… É normal um dentista falar isso para o paciente?

    1. Olá Arlindo! Cada dentista tem liberdade para definir a forma de recebimento de honorários. Não existe uma regra para isso. Cabe a você concordar ou não com a proposta de tratamento realizada por ela. A relação entre paciente e profissional é direta e isso dá liberdade para ambas as partes entrarem em acordo sobre o tratamento a ser a realizado e a maneira como ele será pago.

  184. vanessa disse:

    Meus dentes tem alguns falhados e tem outro que entortou devido ao nascimento de outro dente como se fosse amontoado e tenho outro amontoado também que está nascendo.Eu tenho que esperar o dente nascer para poder colocar o aparelho?

    1. Olá Vanessa! Seria muito importante que você marcasse uma consulta para avaliação com um ortodontista. Desta forma seria mais fácil para saber se você está apta a colocar aparelho ou se precisa aguardar ainda.

  185. Olá Diego! Cada profissional atua de maneira diferente. O tratamento ortodôntico é planejado a partir de um exame clínico e geralmente é acompanhado por exames radiográficos. O caso da seleção do dispositivo Hyrax pode ser determinado pela situação clínica de maxila atrésica principalmente. De acordo com a filosofia de trabalho de cada profissional ou menos exames podem ser solicitados.

  186. Sandro Santos disse:

    Tenho 2 dentes que estão furados e tenho um que furou e acabou quebrando e teve q ser colocado um bloco.. Será que ainda é possível colocar aparelho mesmo tendo colocado bloco?

    1. Olá Sandro! Ter o dente com um bloco não te impede de usar aparelho. Porém seus dentes cariados devem ser tratados antes que você coloque um aparelho ortodôntico.

  187. Dayane disse:

    Olá Dr. tenho doença periodontal, tenho um pouco de perda óssea nos dentes inferiores e tem um pouco de mobilidade em alguns. Faço tratamento com periodontista a cada 3 meses, Passei com o ortodontista para uma avaliação e ele disse que o tratamento com aparelho seria normalmente. Mas tenho medo do dente ficar mole e cair, posso colocar assim mesmo o aparelho ?

    1. Olá Dayane! É preciso fazer uma avaliação criteriosa de seu caso para saber se é possível ou não que você possa ser submetida ao tratamento ortodôntico sem que algum de seus dentes sejam perdidos devido a perda óssea pré-existente.

  188. Bruna de Oliveira disse:

    OOi, gostaria de saber se eu posso fazer o molde do dente gripada ?

    1. Olá Bruna, o fato de estar gripada geralmente não impede a realização deste tipo de procedimento.

  189. quando fazemos o RX pra fazer a pasta do aparelho tem como saber se nos temos algum dente de leite ???

    1. Olá Andressa! Com radiografia panorâmica é possível sim saber se você ainda possui algum dente de leite.

  190. para colocar aparelho em uma clinica agente faz tudo na clinica??? ou tem que fazer a panoramica fora da clinica???

    1. Olá Alexandro! A radiografia panorâmica e a documentação ortodôntica geralmente são realizadas em Clínicas de Radiologia Odontológica.

  191. Carol disse:

    Eu tenho 9 anos, e meus dentes são muitos separados, eu já posso usar aparelho removível?

    1. Olá Carol. Acredito que sim. Recomendo que converse com seus pais para que eles possam te levar ao Ortodontista.

  192. Jennifer disse:

    Bom vou fazer a montagem do aparelho, mais estou com medo pois falaram q colocar aparelho dói muito. Devo fica com medo?

    1. Olá Jennifer! Não tem motivos para que você tenha medo. Muitas pessoas utilizam aparelho e não possuem problemas em função da instalação do aparelho.

  193. maria disse:

    se eu for no dentista ele vai me dezer se eu precisso usar aparelho ou eu precisso pergunta?

    1. Olá Maria! Se você tem dúvidas sobre a necessidade de usar aparelho, recomendo que pergunte ao dentista na consulta de avaliação.

  194. Alexsandra disse:

    Olá dr! Eu tenho 2 dentes na parte de cima que me incomodam por serem tortos. demora muito o tratamento só p esses dentes, e é necessário aparelho?

    1. Olá Alexsandra! É difícil saber quanto tempo irá durar o tratamento ortodôntico sem avaliar o caso. Se os dentes estão tortos ou fora de posição a melhor solução provavelmente será o aparelho.

  195. Taís disse:

    Ooi meu nome é Taís …
    Só uma dúvida, depois qe a documentação pra por o aparelho tiver pronta é já tiver na clínica a doutora já vaai por o aparelho no próximo dia qe eu for ?

  196. yasmim disse:

    olá doutor tenho 16 anos meus dentes de cima são um pouco pra frente mais não muito os de cima não se encaixam com os de baixo ..presisso usar aparelho?

    1. Olá Yasmim. Quando os dentes superiores não se encaixam com os dentes inferiores na maioria dos casos poderemos ter uma indicação para iniciar o tratamento ortodôntico através do uso do aparelho dentário.

  197. Fernanda disse:

    Vou coloca aparelho fixo mais tenho uma dúvida tive um perda de 1 dente na parte de cima e 3 na parte de baixo por causa de antibióticos tem álgum problema ?????

    1. Olá Fernanda! Seria mais interessante fazer uma avaliação do seu caso para verificar quais alterações ocorreram em seus dentes remanescentes após as extrações dentárias.

  198. Victor disse:

    Em quantos dias depois da primeira consulta eu posso por o aparelho?

    1. Olá Victor! Geralmente se inicia o processo de instalação do aparelho ortodôntico quando os exames complementares que fazem parte das documentação ortodôntica estão prontos.

  199. Mylena disse:

    Eu quero coloca aparelho em mim meu dente ta torto

    1. Olá Mylena! Este é um dos motivos que a maioria das pessoas que desejam colocar aparelho ortodôntico costumam relatar. Procure por um especialista em Ortodontia para avaliar seu caso.

  200. Mariana disse:

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se eu com 19anos,Colocando aparelhos ainda eles ficam certos

    1. Olá Mariana. Se você fizer o tratamento corretamente com um bom profissional com certeza terá um ótimo resultado e ficará satisfeita com seu sorriso.

  201. Joyce Francielly disse:

    Gostaria de saber em media quanto custa a manutenção de um aparelho odontológico convencional.

    1. Olá Joyce. É difícil responder a esta pergunta pois tratamentos odontológicos possuem custos variados de atendimento de acordo com o local em que a clínica está situada, os custos operacionais de cada clínica entre outras situações.

  202. Grazielle disse:

    Boa noite, gostaria de saber se não e mais feito o molde dentário, para colocar o aparelho fixo?

    1. Olá Grazielle. Pelo que sei a obtenção de modelos de gesso da situação inicial do paciente ainda é um procedimento padrão.

  203. Ingrid Gomes disse:

    Olá, eu fui em uma clínica e lá hora só fiz a avaliação e coloquei o aparelho mo mesmo dia, porém, fiquei desconfiada porque não pediram raio x na hora apenas marcaram pra depois. No caso eu coloquei o aparelho sem bater o raio x antes, isso é correto?

    1. Olá Ingrid. Este procedimento não é muito comum, pois o tratamento ortodôntico exige planejamento e sem exames complementares este planejamento pode ser comprometido.

  204. Luelhen disse:

    Olá,estou com uma dúvida…Na documentação para colocar aparelho,notei que a minha ortodontista,não pediu modelo ortodôntico (modelo de estudo), achei que isso indispensável, para melhor estudo da arcada, espaço presente,espaço requerido… É possível sem isso?

    1. Olá! Até pode ser possível, mas não é um procedimento padrão para tratamentos ortodônticos.

  205. Sônia Cavalcantte disse:

    Olá Meu nome é Sônia, eu tenho uma grande falha no meu dente da frente, e isso me incomoda muito, na hora se sorrir sempre coloco a mão na boca para não verem, ou seja é desconfortável. Eu posso usar aparelho? ou não é um caso de usar?

    1. Olá Sônia! Para saber o melhor diagnóstico para o seu caso vai ser necessário avaliar sua situação e identificar a melhor maneira de corrigir sua falha. As alternativas podem incluir o uso ou não do tratamento ortodôntico e provavelmente deve incluir uma prótese dentária fixa para finalizar.

  206. Priscila disse:

    Ola eu tenho uma duvida, realizei e finalizei um tratamento dentario, e por indicacao de um dentista para que faca um clareamento antes, e um outro disse que seria mais indicado fazer depois da retirada do aparelho, o que é mais indicado? É possivel colocar antes de fazer o clareamento?

    1. Olá Priscila. Geralmente o clareamento dental é indicado a ser realizado após a finalização do tratamento ortodôntico.

  207. natalia disse:

    esta faltamdo um dente na minha boca mais posso colocar aparelho?
    obs: nao nasceu um dente meu e talves ele esteja por dentro do osso , o que posso fazer?

    1. Olá Natalia! Uma radiografia seria muito importante para realizar um correto diagnóstico a respeito de sua ausência dentária.

  208. Adrielly OliveirA disse:

    Ola , tenho 13 anos e tenho mordida cruzada , porem meus dentes são um pouco pequenos demais , queria saber se é o tamanho dos dentes , interfere no uso de aparelho , ou seja , se posso colocar o aparelho com os dentes muito poquenos

    1. Olá Adrielly. O tamanho dos dentes não influencia na possibilidade de colocar aparelho. Se a sua dentição permanente já estiver completa poderá realizar o tratamento ortodôntico normalmente.

  209. flavianasodrexavier disse:

    Ola bom dia tenho 18 anos tenhoum dente de cima pra dentro , e sinto meu sorriso feio por esse motivo , devo coloca o aparelho ,tenho u caco de dente pra arranca tem algum problema?

    1. Olá! Tudo bom? Primeiramente você deve tratar seus dentes que estão com necessidades da realização de procedimento odontológico. Após esta etapa você poderá utilizar aparelho ortodôntico para corrigir seu sorriso.

  210. elaine disse:

    o que fazer se meu dente ta mole?

    1. Olá Elaine! Recomendo que procure um periodontista para avaliar as condições de saúde da sua gengiva.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2017 RMA Odontologia. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Comersite