O dente do meu filho não nasce, o que devo fazer?

Postado em 9 de julho de 2015 por Maria dos Anjos Fagundes Figueira Pinho

O dente do meu filho não nasce
Compartilhe:
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Algumas crianças que estão na fase da dentição mista, que compreende o período da vida infantil até a pré-adolescência, ou seja, vai dos 6 anos de idade até 11 anos geralmente, evidenciam mudanças na sua arcada dentária demonstrando assim o amadurecimento que o seu corpo está passando durante esse período. A principal mudança no que tange aos dentes de uma criança é fase de troca dos mesmos, os dentes de leite são esfoliados através de um processo natural de erupção do dente permanente. Durante um pequeno período após a criança perder seu dente de leite, ela fica realmente com uma ausência dentária naquela região até a chegada do dente permanente. Neste período, carinhosamente o familiares costumam dizer que a criança está com uma “janelinha”. Porém se o tempo em que a criança permanece com esta ausência dentária se estender a brincadeira começa a se transformar em preocupação. Os pais podem começar a se perguntar o motivo pelo qual o dente permanente não nasce. E para ajudar você a entender melhor as medidas que precisam ser tomadas e as possíveis razões para isso continue lendo o artigo por favor.

Se o dente do seu filho não nasce dentro do período médio para troca dos dentes é importante que você saiba que podem ocorrer variações de acordo com cada criança. É possível que o dente do filho venha precocemente, porém é possível também que o dente permanente venha com atraso e a princípio isto não é um problema. Todavia a melhor alternativa para não ter dúvidas e cuidar da saúde bucal do seu filho de forma segura e eficiente é levá-lo ao odontopediatra em consultas periódicas tanto para manutenção da saúde bucal como para observar se exitem alterações na formação ou erupção dos dentes de seu filho. Através do exame clínico complementado por um exame radiográfico você terá condições de saber mais sobre a saúde de seu filho e se cronologia de erupção dentária está correta.

Qual o tratamento que deve ser feito quando o dente não nasce?

Existem alguns casos que o dente permanente pode ter dificuldades de aparecer devido a presença do tecido gengival que após a perda do dente de leite se fecha e pode tornar-se firme. Desta forma alguns dentes permanentes podem ter dificuldades para romper a gengiva, isto não é uma situação normal, porém é muito comum. O tratamento adequado para este tipo de situação consiste numa pequena cirurgia com a finalidade de de romper algumas fibras gengivais que possam estar dificultando a erupção do dente permanente. Este procedimento é chamado de Ulotomia.

Nem sempre a Ulotomia será o tratamento de escolha para todos os casos. A avaliação de cada caso pode gerar alternativas diferentes de tratamento. É muito importante avaliar cada criança individualmente para identificar a razão específica pela qual o dente do seu filho não nasce.

A melhor atitude que você pode ter em relação a saúde bucal do seu filho é levá-lo ao dentista periodicamente desde pequeno, desta forma seu filho terá mais confiança no atendimento odontológico e poderá crescer e se desenvolver sem a necessidade de passar por grande tratamentos. É importante que a relação entre profissional e paciente seja duradoura, pois quando se faz o acompanhamento de seu filho com a mesma pessoa desde pequeno a resolução de possíveis problemas pode ser muito mais tranquila já que existe acompanhamento periódico da saúde bucal de seu filho. Se por acaso o dente do seu filho não nasce e você desconfia de que algo está errado, procure atendimento profissional. Esta é a melhor forma de prevenir problemas futuros para o seu filho.

Ficou alguma dúvida? Aguardo seu comentário aqui em baixo.

Se você tem alguma outra dúvida sobre a saúde bucal de seu filho ou alguma sugestão de tema que gostaria de saber mais envie para mim.

 

Um abraço,

Até o próximo artigo

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhe:

22 Comentários em “O dente do meu filho não nasce, o que devo fazer?

  1. Juliana disse:

    Bom dia Dr.
    Meu filho tem sete anos e mês que vem vai fazer um ano, q ele perdeu o dentinho superior da frente. Ele ainda não nasceu, e a dois dias, percebi q a gengiva está inchada e bem vermelga, na região do dente q ainda não nasceu.
    O dentinho do lado, esta um pouco mole, não sei se está abalado ou se já é a hora de cair.
    É normal este inchaço? Pode ser um sinal q o dente está nascendo?
    Aguardo e obrigado.

    1. Olá Juliana! Este pode sim ser um sinal que o dente do seu filho está nascendo, mas para ter certeza disso é preciso que leve seu filho para fazer um exame clínico para constatar se este inchaço que você relatou é proveniente do dente permanente ou se existe alguma outra razão para esta situação.

    2. Rosalba Assunção disse:

      Meu filho perdeu o dende de leite ão alguns mese perdeu o dente superior e hoje caiu o outro mais o primeiro q caiu ja faz algum meses mais ainda não naceu o q fazer

      1. Olá Rosalba! Procure atendimento e faça uma radiografia de seu filho para facilitar o diagnóstico do Odontopediatra.

  2. Cida Daniel disse:

    Muito boa explicação, meu filho tem 6 anos e os dois dentes superior começaram a amolecer e mandei o dentista arrancar agora já faz quase 4 meses e s permanentes não nasce o que será?

    1. Olá Cida! Talvez os dentes superiores do seu filho não estejam conseguindo romper tecido gengival. Seria importante radiografar a região para saber a posição exata dos dentes permanentes do seu filho para definir o tratamento mais adequado para que estes dentes ocupem o seu lugar. A extração de dentes de leite quando é realizada de maneira precoce pode contribuir para que os dentes permanentes tenham dificuldade de irromper.

  3. Liliane disse:

    Olá, gostei muito da matéria. Os dentes do meu filho nasceram tarde (11 meses) com isso tb demoraram para cair (7 anos). Os dois de baixo já nasceram mas os de cima ainda não. Como meu esposo tem um dente que não nasceu na parte da frente estou temendo que isso aconteça com ele. Um dos dentes de cima ja tem mais de 1 mês que caiu ( naturalmente ) Minha dúvida é qdo os dentes amolessem e caem naturalmemte significa que vem os dentes permantes? Obrigada.

    1. Oi Liliane, geralmente sim. Todavia é melhor conferir o estado do dente permanente com uma radiografia da região para saber se ele está bem posicionado ou se será necessário realizar algum procedimento.

  4. CARLA disse:

    Olá! Faz aproximadamente um ano que minha filha de 6 anos foi ao dentista arrancar um dente incisivo porque estava escurecendo devido a um baque quando ainda tinha 2 aninhos de idade, então ficou um dente morto (a raiz se rompeu, eu acho) e não ficava mole. Foi então que levei num dentista, foi aplicada uma anestesia e foi arrancado, nem tinha raiz, tava seco. Mas já fez um ano e ainda não nasceu, isso é normal? ou precisa ser feita uma Ulotomia?

    1. Olá Carla! É preciso saber como está o incisivo permanente dela. Uma radiografia seria muito importante para isso. Existe grande probabilidade de necessitar realizar uma Ulotomia.

  5. Mariana disse:

    Olá, tenho vinte anos e meu dente não nasceu fiz um tratamento onde optei por fechar o espaço porém o dente estava por dentro da gengiva, mas ao final do tratamento não gostei do resultado pois os meus dentes não ficaram centralizados ficou feio, segundo o profissional que fez o tratamento foi devido a minha escolha de apenas fechar o espaço com os dentes naturais. Existe algum tratamento para corrigir essa “descentralização” ?

    1. Olá Mariana. Você precisa se consultar com um ortodontista. Ele é o profissional adequado para corrigir este tipo de situação. Sugiro que siga as instruções de um ortodontista da sua confiança e realize o tratamento da melhor forma possível.

  6. Boa noite Dr. Eu sou a Marcela e tenho 12 anos e o meu dente insicivo lateral faz 3 anos que caiu e ainda não cresceu e minha irmã disse que demora mesmo um pouco para crescer e a dentista falou para esperar todos os dentes de leite cair para crescer os permanentes para colocar o aparelho mas o dente insicivo lateral faz 3 anos que caiu você acha que isso é algum problema.

    1. Olá Marcela! Você precisa fazer uma radiografia para saber o motivo do seu dente não ter nascido. É preciso saber se ele está impactado ou se ele está ausente.

  7. Joilson disse:

    Minha filha tem sete anos e ja fez um ano que caiu os e nao nascem e os inferiores nasceram pela metade ela chupa dedo sera por iisso quenao
    nandentes superiores e os in

    1. Olá Joilson. O hábito de chupar dedo pode sim prejudicar muito a formação dentária e para resolver essa situação talvez seja preciso um tratamento multidisciplinar envolvendo as áreas de odontopediatria, ortodontia e psicologia. A participação dos pais nesse processo é fundamental para que a sua filha possa abandonar este hábito que a está prejudicando.

  8. Taise disse:

    O meu filho esta a 1/ano q os dentes n conseguem romper a cartilagem da gengiva.nesse caso a única solução é a cirurgia.?

    1. Oi Taise, tudo bem? É preciso saber a idade do seu filho. Em muitos casos que isso acontece é preciso mesmo realizar uma cirurgia chamada de Ulotomia. É um procedimento simples que pode facilitar muito a erupção dos dentes do seu filho.

  9. Luciana Crispin disse:

    Bom dia minha filha hj esta com 5 anos e nunca nasceu dente na parte inferior na frente sera que nunca vai nascer eu acho que ela nao tem dente no osso dentário me ajuda por favor grata

    1. Olá Luciana! Realmente não é uma situação comum que uma criança permaneça até os 5 anos de idade na região anterior da arcada inferior. A melhor atitude agora é procurar atendimento com Odontopediatra e realizar exames radiográficos para diagnosticar as razões pelas quais os dentes da sua filha não nasceram.

  10. Kauane disse:

    Minha filha tem 12 anos e já faz mais ou menos 8 meses q o dente dela caiu e só veio um pedacinho. Devo fazer uma cirurgia?

    1. Olá Kauane! É preciso primeiro saber o que está impedindo o dente de sua filha para erupcionar totalmente. Em alguns casos pode ser necessária sim a realização de uma cirurgia.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2017 RMA Odontologia. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Comersite