Minha gengiva sangra quando passo fio dental!

Postado em 4 de julho de 2015 por Ronald Fagundes Figueira Pinho

Minha gengiva sangra quando passo fio dental
Compartilhe:
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O sangramento gengival sempre é um indício de que algum problema está ocorrendo com você. Pessoas procuram o consultório para fazer tratamentos por diversos motivos e durante a consulta muitas dúvidas são esclarecidas para que se estabeleça uma compreensão da situação de saúde bucal encontrada e as possíveis soluções para cada caso analisado. Dentre os questionamentos mais frequentes no consultório, está o relato de pessoas que afirmam: “Minha gengiva sangra” quando escovo os dentes ou quando passo fio dental. Algumas pessoas costumam também relatar a presença de sangue que é observada no travesseiro após uma noite de sono. Ao acordar é possível identificar que houve sangramento gengival durante o período em que se estava dormindo. A doença periodontal é o motivo principal para que essas situações possam ocorrer. O desconforto e a sensação do gosto de sangue na boca são motivos que trazem preocupação para algumas pessoas. Para facilitar um pouco a compreensão desta situação irei utilizar um exemplo hipotético para ilustrar melhor as situações que algumas pessoas vivem e inclusive este pode ser um caso semelhante ao seu.

Minha gengiva sangra toda vez que uso o fio dental!

Minha Gengiva sangra quando uso fio dental

Pois bem, Geraldo (que é o nosso personagem hipotético), tem uma rotina com muitos afazeres, está com 43 anos é casado e tem uma linda família. As suas responsabilidades diárias incluem levar os filhos todos dias para a escola, logo após ele vai ao trabalho e seu horário de almoço é utilizado para solucionar alguns problemas como ir ao banco, fazer compras de materiais escolares para os filhos, entre outras coisas além de ter de almoçar efetivamente. Muitas vezes o tempo para retornar ao trabalho o impede de realizar sua higiene bucal após almoçar. Na parte da noite, Geraldo costuma jantar com sua família e costuma também praticar atividades físicas em alguns dias da semana. Ele procura ensinar aos seus filhos a importância dos hábitos de higiene pessoal e bucal, mas nem toda a semana ele consegue ser o melhor exemplo disso devido a situações diversas que enfrenta no trabalho e acaba não conseguindo cuidar de maneira regular e efetiva de sua própria higiene bucal. Ela passa a ser negligenciada, o uso do fio dental passa ser esporádico e num determinado momento Geraldo se dá conta que sua gengiva começou  a sangrar quando ele estava usando fio dental e se pergunta, minha gengiva sangra quando uso fio dental? Mas o que há de errado comigo? A primeira resposta que ele pensa é que usou o fio dental de maneira inadequada, com muita força e acabou machucando a gengiva.

Gengiva Sangra: A vida agitada faz negligenciar a higiene bucal

Num outro dia ele tenta novamente e percebe novamente o sangramento e pensa consigo mesmo, é melhor eu comprar um novo fio dental, de outra marca, talvez seja o momento até de usar uma fita dental. Novamente ele tenta utilizar e o sangramento permanece, então Geraldo decide não usar o fio dental pois ele percebe o sangramento só ocorre quando ele utiliza o fio dental. Ele fica satisfeito  e esquece desta situação, alguns dias passam e ele percebe que durante a escovação também existe a presença de sangramento gengival. Isto o assusta e ele só neste momento percebe que precisa ir ao dentista para fazer uma consulta e avaliar a situação. O dentista constata inflamação gengival generalizada e aconselha Geraldo a fazer um tratamento de raspagem. Geraldo concorda com a proposta de tratamento e permite que o procedimento seja iniciado. O dentista o orienta sobre a importância de uso do fio dental diariamente e alguns dias depois Geraldo percebe que mesmo usando o fio dental a sua gengiva não sangra mais.

O estresse pode causar muitos problemas bucais, você precisa ter cuidado e priorizar sua qualidade de vida para viver melhor e evitar doenças. Geraldo conseguiu resolver seu problema sem maiores consequências, mas essa história poderia ter sido diferente e as sequelas deixadas pela doença periodontal poderiam ser irreversíveis. Não faça apostas com sua saúde, faça exames periódicos, cuide de sua higiene. Entenda que a manutenção da saúde é uma prioridade em sua vida para que você possa desfrutar de tranquilidade nas outras outras áreas de sua vida.

Dentista trata gengiva que sangra

Esta é uma situação hipotética, mas o raciocínio inicial do nosso personagem pode ser muito semelhante ao seu. Não deixe que problemas na gengiva se agravem. Quando a gengiva sangra é sinal de que algo está errado com sua saúde bucal. A progressão da doença periodontal é variável de pessoa para pessoa e a destruição tecidual causada pela doença periodontal pode te deixar com sequelas alterando a exposição de seus dentes com retrações gengivais, a inflamação gera uma modificação na coloração de sua gengiva deixando-a avermelhada. Portanto tenha cuidado com seus hábitos de higiene, por mais que algumas vezes a sua vida possa estar muito agitada, pequenas atitudes diárias podem evitar o aparecimento de muitos transtornos.

A saúde bucal é muito importante para sua vida e para evitar sangramento na gengiva, faça sua higiene bucal corretamente todos os dias. Quando a gengiva sangra é sinal de que você precisa mudar suas atitudes em relação aos cuidados com seus dentes.

 

Conseguiu compreender o motivo de sua gengiva sangrar ao usar fio dental? A instalação da doença periodontal por meio da gengivite  é o principal caminho que comumente proporciona acontecerem situações como essa. Se a sua gengiva sangra e você já percebe isso, não perca tempo, procure tratamento profissional para resolver este problema.

Espero que tenha gostado da história do Geraldo. Não demore tanto quanto ele a tomar a tomar a atitude correta de procurar um dentista.

Agora se você já passou por alguma situação semelhante, comente aqui. Outras pessoas podem ser ajudadas através de seu comentário.

Um abraço,

Até a próxima

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhe:

4 Comentários em “Minha gengiva sangra quando passo fio dental!

  1. Joabe disse:

    Minha gengiva sangrava as vezes quando usava o fio dental, não era rotina acontecer, achava que pelos dentes serem apertados feria a gengiva. Agora sei que preciso de ajuda.
    Obrigado pelos esclarecimento.

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Joabe! Fico muito feliz em contribuir com informações relevantes para sua saúde bucal.

  2. Maria Itamar disse:

    Minha gengiva sempre sangra qdo uso fio dental ou até mesmo escovando os dentes

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá! Procure tratamento dentário imediatamente, este é um sinal de que você precisa se tratar e caso demore muito pode permitir o avanço da doença periodontal.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2017 RMA Odontologia. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Comersite