4 Dicas para superar o medo de dentista

Postado em 27 de agosto de 2015 por Maria dos Anjos Fagundes Figueira Pinho

Medo de Dentista
Compartilhe:
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Dentista! Para alguns é apenas um mero vocábulo, mas para outros pode ser o sinônimo de traumas, ansiedade e muito medo. Este talvez seja o seu caso e hoje você irá conhecer as 4 dicas para não ter mais medo de dentista novamente. Mas antes de prosseguir, pare e pense quais são os motivos que te levaram a ter medo de dentista.

Obviamente ir ao dentista não está entre as atividades preferidas da maioria das pessoas. Geralmente o consultório dentário só é lembrado nos casos em que sentimos algum tipo de dor nos dentes. Em nosso país não existe de forma massiva uma cultura de prevenção e promoção de saúde bucal. Por este motivo, muitas pessoas acabam desenvolvendo problemas dentários e sofrendo com dores e incômodos nos dentes e gengivas.

O medo de dentista comumente é desenvolvido durante a infância. Crianças não se sentem confortáveis em ambientes como hospitais, clínicas e consultórios. Em muitos casos a criança chega ao consultório já com dor e isso inibe a criança que fica receosa de deixar um profissional tratar de sua boca. O relacionamento com os pais também influencia muito na maneira como a criança irá lidar com o atendimento. Os pais precisam passar segurança e confiança para seu filho a respeito do atendimento odontológico.

Existem pais que infelizmente por falta de sabedoria, para repreender seus filhos em situações adversas atemorizam seus filhos dizendo que irão levá-lo ao dentista ou ao médico para tomar injeção. Esta abordagem é ruim devido a maneira como a criança irá reagir em uma situação que realmente precise de um atendimento.

Essas situações descritas acima podem levar essas crianças a se tornarem adultos com graves problemas dentários. A presença do medo pode levar esta pessoa a procrastinar sempre que tiver um problema em algum dente. Esta procrastinação tende a levar a consequências ruins como a perda de um ou mais dentes durante a vida sem necessidade.

Como perder o medo de dentista e da cadeira do dentista

Como perder o medo de dentista

Veja agora a lista com as 4 dicas para superar o medo de dentista.

#1- Não coloque medo em crianças

O processo de educação de uma criança passa não apenas pela escola e os conhecimentos adquiridos para entender matemática, português ou até mesmo uma língua estrangeira. A criança precisa ser educada para ter um bom convívio social. Para isso é importante ensinar bons costumes e o que é certo e errado. Colocar medo numa criança para algumas situações pode ser prejudicial para o seu desenvolvimento. Portanto, nunca coloque medo numa criança referindo-se ao tratamento dentário. Não estimule este tipo de comportamento para que a criança não leve isto para sua vida adulta. Prepare o seu filho para ir ao dentista de forma carinhosa de tal forma que passe segurança para ele.

#2- Tenha um bom diálogo com o dentista antes do seu primeiro atendimento 

Se você irá iniciar um tratamento com um novo dentista ou foi encaminhado para realizar um tratamento específico com algum especialista, sugiro que tenha uma conversa franca sobre seus medos e ansiedades no consultório odontológico. Fale sobre o que te deixa apreensivo de forma clara e objetiva.

#3- Leve seu reprodutor de músicas para o consultório

Se você gosta de música e possui um MP3 Player, esta pode ser uma boa saída para você ficar mais relaxado durante o atendimento odontológico. Ouvindo as músicas de sua preferência você talvez fique mais relaxado e mais receptivo a realizar o tratamento concentrando-se na música que estiver ouvindo. Esta é uma ótima alternativa para quem não gosta do barulho do motorzinho do dentista.

#4- Vá acompanhado ao dentista

Convide alguém de sua confiança para acompanhá-lo ao consultório. Durante os minutos que precedem a consulta você poderá conversar e relaxar ao invés de ficar pensando exclusivamente no atendimento. Leve seu pai, mãe, esposa, filho, amigo, vizinho ou qualquer outra pessoa que te faça sentir mais tranquilo e seguro.

Se você deseja se aprofundar mais nesse assunto e também conhecer outros assuntos relacionados à odontologia, recomendo que visite do Blog da Ana Tokus que é uma especialista nesse assunto.

Espero que com essas dicas você consiga ter um pouco mais de tranquilidade para ir ao consultório odontológico. Se você já teve medo de dentista e conseguiu superar essa sensação compartilhe conosco sua experiência para incentivar outras pessoas que tem medo de dentista a conseguir vencê-lo.

Um abraço,

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhe:

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2017 RMA Odontologia. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Comersite