Lista de Lanches para o seu filho

Postado em 24 de Maio de 2015 por Maria dos Anjos Fagundes Figueira Pinho

Lista de Lanches
Compartilhe:

Hábitos alimentares saudáveis levam a dentes saudáveis. Como o resto do corpo, os dentes, os ossos e os tecidos moles da boca necessitam de uma dieta bem equilibrada. As crianças devem comer uma variedade de alimentos dos cinco principais grupos de alimentos. A maioria dos lanches que as crianças comem pode levar à formação de cáries. Quanto mais freqüentemente uma criança se alimenta de doces, maior a chance de ocorrer a cárie dentária.

Quanto tempo alimento permanece na boca também desempenha um papel. Por exemplo, doces e balas duras e pegajosas tendem a ficar na boca por um longo período de tempo, o que causa maior acidez no meio bucal gerando prejuízos no esmalte do dente. Se o seu filho vai lanchar, escolha alimentos nutritivos como legumes, iogurte desnatado e queijo com baixo teor de gordura, que são mais saudáveis e melhores para os dentes das crianças.

A prevenção é sempre melhor do que o tratamento. Ao impedir ativamente o desenvolvimento de doenças bucais com atividades diárias em casa, limpezas dentais profissionais e exames regulares, você vai manter seu filho saudável com um belo sorriso.

Orientando seus filhos a comer frutas, legumes e iogurtes ao invés de doces, batatas fritas e sorvetes pode fazer você se sentir como uma mãe não tão agradável. Mas é importante incentivá-los a comer lanches “inteligentes” para ajudar a manter seus sorrisos saudáveis e bonitos.

Usando a lista de lanches abaixo como guia, você pode ajudar seus filhos a ter dentes saudáveis por abastecer a sua geladeira e armários com alimentos nutritivos. Então, siga estas dicas se você está disposta a realizar uma transição seus filhos mais velhos para uma dieta saudável e equilibrada ou então está querendo começar certo com seu filho pequeno.

Seja um modelo para os seus filhos

Seus filhos imitam o que você faz, por isso é fundamental que você defina o cardápio e as compras da sua casa. Envie a mensagem certa por comer muitas frutas e legumes em vez de lanches açucarados que podem causar cáries. E não se esqueça de praticar uma boa higiene oral na frente de seus filhos; se você escovar e usar fio dental após as refeições e lanches, seus filhos vão seguir o exemplo.

Seja criativa com lanches

Seja criativa com os lanches para seus filhos

Mostre a seus filhos que os lanches saudáveis são divertidas, também! Prepare combinações saborosas que olhar e gosto muito, como saladas de fruta, sanduíches de peito de peru e queijo branco, pratos criativos que despertem curiosidade, e iogurte polvilhado com granola e banana.

Envolva os seus filhos

Envolva seus filhos para fazer lanches saudáveis

Ao fazer sua lista de compras, peça a seus filhos para debaterem sobre o que tipos de alimentos que gostariam de comer. Esta é uma boa oportunidade para ajudá-los a entender o que é bom para os dentes e o que não é. Em seguida, façam as compras juntos e ensine seus filhos a ler o rótulo de Informação Nutricional para que eles possam verificar o teor de açúcar.

Prepare refeições nutritivas

Lanche inteligente é ótimo para seus dentes, mas deve também se lembrar da atenção que precisa aplicar e observar se o seu filho está tendo almoços e jantares bem equilibrados. Certifique-se adicionar frutas e legumes a cada refeição, para que seus filhos se acostumem a elas.

Lembre-se, seus filhos não têm que ficar proibidos de comer doces para sempre! Eles ainda podem ter dentes saudáveis, mesmo se comerem um sundae gelado de caramelo ou barra de chocolate de vez em quando – apenas certifique-se que a maior parte dos alimentos que seus filhos comem são nutritivos. Lembre-se também para incentivar seus filhos a escovar os dentes e usar fio dental regularmente, e não se esqueça de fazer visitas regulares ao dentista proporcionando uma experiência divertida e positiva para eles.

Lista de Lanches que não podem faltar na alimentação do seu filho

Frutas Frescas

Crianças devem se alimentar de frutas frescas

– Melões
– Peras
– Laranjas
– Abacaxi

Vegetais

Menino com Cenoura

– Cenouras
– Aipo
– Pepinos
– Brócolis

Grãos

Menino come Pão Integral

– Pão integral
– Pretzels (Biscoito sem sal ou baixo teor de sal)
– Cereais (sem açúcar)
– Pão Baguete Integral

Nozes e Sementes

Menino come Nozes

– As sementes de abóbora (sem sal ou baixo teor de sal)
– Sementes de girassol (sem sal ou baixo teor de sal)
– Nozes (sem sal ou baixo teor de sal)

Carnes e Proteínas

Menina come Peixe

– Frango assado ou peru

– Carnes e Bifes

– Ovos

– Queijos

– Peixes

Derivados do Leite

Menina Come Iogurte

– Requeijão (baixa ou sem gordura)
– Iogurte (baixa ou sem gordura)

Não se esqueça! Se você oferecer doces para seu filho, entregue apenas na sobremesa após uma boa refeição e não permita que ele coma esse tipo de alimento durante todo o dia. E lembre-se de escovar os dentes e passar o fio dental nos dentes após cada refeição ou lanche!

Comente aqui em baixo e diga como você está cuidando da alimentação do seu filho.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 RMA Odontologia. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Comersite