Escovar os dentes: Quantas vezes por dia?

Postado em 1 de julho de 2015 por Ronald Fagundes Figueira Pinho

Quantas vezes por dia se deve escovar os dentes?
Compartilhe:
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O hábito de realizar a higiene oral é muito difundido e todos sabem a importância disso. Porém, na prática é possível observar que muitas pessoas tem dúvidas sobre como escovar os dentes e a frequência que devem fazer isso. Outras pessoas apesar de saberem da importância de possuir dentes limpos e a gengiva saudável negligenciam este importante importante hábito de higiene. O ato de escovar os dentes não tem apenas a função de remover resíduos de alimentos da boca, esta prática previne o aparecimento de muitas doenças e o surgimento de dores desagradáveis. Ter consciência da importância de escovar os dentes é o primeiro passo para criar um hábito saudável de higiene bucal.

A maioria da pessoas relata escovar os dentes 3 vezes ao dia

Criança precisa escovar os dentes

Quando se pergunta pergunta para uma criança ou para a maioria das pessoas incluindo adultos a quantidade de vezes que escovam os dentes, a grande maioria reponde que costuma escovar os dentes três vezes ao dia, sendo a primeira pela manhã, a segunda na hora do almoço e a terceira e última antes de dormir. Esta resposta muitas vezes sai automaticamente da boca das pessoas e alguns casos alguns relatam que na verdade não conseguem realizar esta prática diariamente reduzindo geralmente a quantidade de escovações para apenas uma por dia. Este é um fator interessante pois geralmente a razão que é alegada para não conseguir repetir o ato de escovar os dentes mais de uma vez por dia é em função da falta de tempo. Todavia, ao observarmos o tempo médio que dura a escovação dos dentes, a falta de tempo não seria o fator primordial para que isso não seja feito.

De fato, escovar os dentes não é uma necessidade básica inerente do ser humano como a necessidade de se alimentar e adormecer, as pessoas em geral podem reduzir a quantidade de refeições num dia ou quantidade de horas que irão dormir, mas não deixarão de fazer nem uma coisa, nem outra. Já escovar os dentes é uma necessidade diária que para algumas pessoas torna-se eletiva. Os fatores para esta postura podem estar associados a educação em saúde que receberam no período de infância e adolescência. Se este hábito não foi bem desenvolvido desde cedo, possivelmente quando se chega a fase adulta a pessoa pode permanecer da mesma maneira. Óbvio que a maturidade e o crescimento pessoal e profissional podem ajudar a corrigir este tipo de postura e fazer entender que os dentes tem um grande valor através de um belo sorriso e também um enorme valor funcional permitindo uma mastigação adequada dos alimentos.

A necessidade de escovar os dentes para prevenir doenças e manter a saúde bucal é um conhecimento compartilhado e compreendido. A forma ideal para conseguir atingir esse objetivo é o que será discutido a partir de agora neste artigo.

Desenvolva o hábito de escovar os dentes

Mulher segura escova de dentes

Escovar os dentes diariamente é um hábito de higiene que pode ser difícil para algumas pessoas. A perseverança e a organização do tempo são muito importantes para conseguir tornar esta prática um hábito natural de sua rotina. Não é adequado ficar mais de 24 horas sem escovar os dentes. Começará um processo de formação de placa bacteriana, sua cavidade bucal ficará mais ácida e mais propensa a desenvolver gengivite e cáries. Escovar os dentes 3 vezes ao dia pode ser uma boa meta para conseguir manter sua boca limpa em cada parte do dia, ou seja, manhã, tarde e noite. Mas isto seria considerado o mínimo aceitável para conseguir manter sua boca saudável. Não apenas a quantidade de escovações diárias são importantes, mas a técnica de escovação e utilização do fio dental também são de vital importância, pois é melhor uma quantidade menor de escovações realizadas com qualidade do que uma quantidade grande de escovações sendo realizadas de maneira incorreta.

Sobre a escovação dos dentes na parte da manhã, o Dr. Marcelo Torres, escreveu um artigo muito interessante sobre uma pesquisa de hábitos de higiene bucal com seus pacientes e amigos perguntando se os mesmos escovavam os dentes antes ou depois de tomar café da manhã. De acordo com seu relato ocorreu um empate técnico entre antes e depois, porém a resposta correta seria que é importante escovar os dentes antes e depois do café da manhã devido ao tempo anterior ao café da manhã em que se está dormindo e é um ótimo momento para proliferação de bactérias. A prova desta ação de proliferação bacteriana é o mau-hálito matinal que todos sentem ao acordar. Se quiser entender este processo de maneira mais detalhada os motivos que tornam a escovação dos dentes ao acordar e após o café da manhã necessárias leia o artigo.

A situação descrita acima nos leva a pensar que 3 vezes não é o suficiente para se escovar os dentes por dia. Quatro vezes possivelmente é o número ideal a seguir de maneira geral e isso não o impede de escovar mais vezes se for necessário. Numa situação hipotética de durante o dia você realizar um lanche durante a tarde e logo após ter uma reunião marcada, escove os dentes mais uma vez além do que está habituado para não mostrar resíduos de alimentos ao sorrir ou falar.

Muitos exemplos sobre pessoas que negligenciam a escovação foram citados. Mas existem também os casos de pessoas que exageram na quantidade de escovações diárias. Em alguns casos específicos pode se tratar de alguém que possua transtorno obsessivo compulsivo, o famoso TOC. Se você considera que escova muitas vezes por dia, não necessariamente você possui algum tipo de transtorno, você pode apenas ser uma pessoa que capricha em sua higiene bucal e não gostar de estar com os dentes sujos.

Procure controlar o tempo de escovação. Observe em um cronômetro quanto tempo você utiliza para escova cada região da sua boca.

Conclusão

Escovar os dentes é um hábito muito importante que deve fazer parte de sua vida. Procure controlar a frequência que você consegue realizar diariamente, tente manter horários certos para fazer sua escovação. Se você é uma pessoa ocupada que possui um tempo muito escasso durante o dia, procure na sua escovação da noite caprichar em sua higiene bucal de maneira completa e criteriosa. O período noturno é o mais crítico para desenvolvermos problemas bucais devido a redução do fluxo salivar tornando o ambiente mais propício para a proliferação bacteriana em sua cavidade bucal. Tenha regularidade e pratique o uso da escova e do fio dental. Não utilize pasta de dente em excesso, o que irá limpar seus dentes de fato são os seus movimentos feitos através do uso do fio dental e da escova de dentes.

E você, quantas vezes escova os dentes por dia? Qual o horário que costuma escovar com mais cuidado? Você escova os dentes antes ou depois do café da manhã? Comente aqui em baixo e compartilhe suas experiências.

Gostou do artigo? Eu gostaria muito de saber sua opinião!  Por favor, compartilhe no Facebook ou na rede social de sua preferência para ajudar mais pessoas a conseguir melhorar seus hábitos de saúde bucal.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhe:

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2017 RMA Odontologia. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Comersite