Dentes de porcelana para prótese total

Postado em 4 de outubro de 2016 por Ronald de Souza Pinho

Dentes de Porcelana pata Prótese Total
Compartilhe:

A utilização de dentes de porcelana para prótese total significam um grande avanço funcional e estético nos tratamentos que envolvem pessoas que tenham já perdidos todos os dentes de alguma arcada seja a superior ou inferior. As próteses confeccionadas em porcelana geralmente oferecem maior resistência e conforto aos pacientes. Todavia este tipo de material só pode ser utilizado por pacientes que façam tratamentos completos com a utilização de implantes dentários como base para que esta prótese total cerâmica possa ser instalada. Pacientes que não possuem implantes não tem a possibilidade de utilizar próteses totais realizadas em porcelana.

Os pacientes que utilizam dentaduras convencionais e desejam melhorar seu sorriso através de uma prótese total com dentes de porcelana precisa fazer um tratamento com implantes dentários para conseguir obter este tipo de resultado. Os dentes de porcelana são mais bonitos e podem possuir caracterização que melhora a aparência do sorriso.

Outro fator importante que é necessário estar ciente antes de iniciar um tratamento com implantes dentários para uma reabilitação total está relacionado aos hábitos de higiene que precisam modificar após a instalação dos implantes. Quando se trata de uma pessoa que utiliza uma dentadura convencional que deseja utilizar uma prótese mais bonita e também que seja fixa, as mudanças nestes hábitos são de grande importância para o sucesso do tratamento. Para higienizar a dentadura convencional é geralmente muito simples pelo fato de se tratar de uma prótese removível que pode ser cuidada fora da boca.

Quando se utiliza uma prótese fixa, a higiene modifica. É preciso utiliza fio dental diariamente para evitar o acúmulo de resíduos alimentares e a formação de tártaros. Mesmo que não exitam mais dentes naturais e a prótese seja feita de um material que não irá desenvolver cáries, a doença periodontal pode se instalar na mucosa e ao redor do implantes gerando inflamações e inclusive sagramento.

Aprenda quais são os benefícios sobre dentes de porcelana para prótese total

Dente de porcelana para prótese total

A prótese total sobre implantes com dentes de porcelana pode ser feita de duas maneiras quanto ao tipo de material utilizado. Elas podem ser metalocerâmicas ou de cerâmica pura.

As próteses metalocerâmicas tem como principal característica a utilização de uma infra-estrutura metálica que não aparece ao sorrir, mas esta fica por dentro da prótese. A porcelana é aplicada toda sobre o metal.

As prótese de cerâmica pura tem sua estrutura toda em cerâmica. A porcelana é o principal material deste tipo de prótese que contará com partes metálicas apenas nas regiões de conexão com os implantes que estiverem instalados.

Estas próteses também podem se diferenciar por serem afusadas ou cimentadas. Ambas apresentam vantagens e desvantagens. A prótese aparafusada tem facilidade maior de manutenção e a prótese cimentada possui uma estética mais agradável. A decisão quanto a isto fica a critério das particularidades de cada situação para avaliar qual a maneira mais adequada para trabalhar com cada paciente. De acordo com um planejamento individual a decisão quanto ao modelo de prótese que será utilizado será tomada.

Os dentes de porcelana para prótese total oferecem um grande benefício estético quanto a tonalidade e estabilidade de cor. A próteses com dentes de porcelana são mais bonitas que as feitas em acrílico. Porém é importante deixar claro que próteses feitas em acrílico também oferecem ótimos resultados e um ótimo custo-benefício para o paciente.

Em situações em que o paciente necessita de uma reabilitação total nas arcadas superior e inferior, na maioria das vezes recomendamos a confecção da prótese superior (da arcada de cima, sobre o osso maxilar)  em porcelana para ter um sorriso mais bonito e a prótese inferior  (da arcada de baixo, sobre a mandíbula) é feita em acrílico com base metálica, o que chamamos de prótese total metaloplástica sobre implantes.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 RMA Odontologia. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Comersite