Por que meu dente dói quando bebo água gelada?

Postado em 14 de outubro de 2015 por Ronald Fagundes Figueira Pinho

Dente Dói quando bebo água gelada
Compartilhe:
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Você já sentiu alguma dor ou sensibilidade forte quando bebeu água gelada? Uma reclamação comum é que em algum momento seu dente dói quando bebe água gelada ou toma um sorvete. Vamos entender agora os principais motivos que causam esse problema desagradável em seus dentes e como você pode evitar e tratar esta situação.

As principais causas que fazem você ter dor de dente quando bebe água gelada

#1- Polpa Volumosa

Pessoas mais jovens tem a tendência de ter a polpa dental volumosa. A polpa do dente é uma estrutura anatômica que que comporta os nervos e vasos sanguíneos no interior do dente. A variação térmica que nos submetemos ao beber um copo de água gelada pode trazer uma sensação estranha nos dentes em função de uma queda muito rápida de temperatura no meio bucal.

#2- Retrações Gengivais

As retrações gengivais em geral afetam mais os adultos e a sua principal característica é a exposição de parte da raiz dentária na cavidade oral. Como a raiz do dente não possui esmalte a possibilidade de incômodo com água gelada ou até mesmo alguma outra bebida gelada é aumentada em relação as pessoas que não possuem retrações gengivais. O dente dói até mesmo em situações de consumo de bebidas quentes como o café, pois a variação de temperatura influencia muito nesta sensação incômoda.

#3- Cáries

Dentes cariados são responsáveis principalmente por um tipo de dor localizada. Você pode até beber água gelada, mas se ela for diretamente para um dente cariado é provável que a dor seja intensa. Quando a cárie já está em um estágio avançado é muito comum perceber que o dente fica latejando continuamente após um estímulo como esse. Em muitos casos em que um dente dói desta forma a solução provável é um tratamento de canal.

#4- Clareamento Dental

Em alguns tratamentos de clareamento dental é possível ocorrer sensibilidade nos dentes e com isso torna-se difícil beber água gelada ou consumir qualquer tipo de alimento que esteja muito gelado. Com a orientação de um profissional durante o tratamento estes problemas costumam ser minimizados para que se consiga ter efetividade em clarear os dentes sem ter de passar por muitos incômodos.

Possibilidades de tratamento para quando o dente dói após beber água gelada

Para boa parte destes casos de sensibilidade dentária causadas por estímulos térmicos as pastas dessensibilizantes costumam gerar bons resultados quando usadas por um longo período de tempo. É mais difícil conseguir resolver este tipo de problema em poucos dias, o uso contínuo é fundamental para se ter um bom resultado.

Em situações que o dente está cariado as pastas de dente não irão contribuir com a melhora do quadro. Neste tipo de situação apenas a intervenção profissional será capaz de realizar algum resultado efetivo através de um tratamento para remover o tecido cariado seguido de uma restauração dentária ou nos casos mais graves como já citado anteriormente a única solução passa pelo tratamento de canal que consiste em remover a inervação do dente.

Para prevenir a necessidade de realizar tratamentos mais longos e onerosos a melhor atitude é procurar atendimento com um Cirurgião-Dentista assim que perceber qualquer tipo de incômodo para beber água gelada.

Um abraço,

 

Até a próxima

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhe:

24 Comentários em “Por que meu dente dói quando bebo água gelada?

  1. elza disse:

    Fiz implantação do dente da frente e ele doi muito qdo bebo água gelada

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Elza! Este seu caso especificamente precisa ser avaliado tanto clínica quanto radiograficamente para identificar as possíveis causas para este seu problema. Dentes implantados não possuem polpa como os dentes naturais. Por isso é muito importante que você compareça a uma consulta para seja feito o diagnóstico correto do seu caso.

  2. marina disse:

    fiz tratamento de canal no molar faz 1semana só que agora está doendo muito quando bebo liquido. natural ou gelaxo, e normal isso acontecer? o que pode ser ?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Marina. Recomendo que retorne ao dentista que fez seu canal. Talvez seja necessário radiografar o dente para saber o que pode estar acontecendo com ele.

  3. larissa disse:

    Minha obturação havia caído fui no dentista ele fez uma nova porem comtiana a doer desde então se bebo alguma coisa gelada

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Larissa. Recomendo que retorne para avaliar novamente o dente e verificar se não há mais algum outro tratamento necessário para este dente.

  4. FreeBSD VPS disse:

    A uma semana fiz limpeza e raspagem nos meus dente , faz 3 dias que nao aguento de tanta dor na maioria dos dentes ,nao sei oq fazer lateja muito ,nao durmo direito, ate minha cabeca doe ,por favor me ajudem oq eu faco ??

    1. Ronald Pinho disse:

      Procure retornar ao dentista que te atendeu para que ele avalie a situação e possa te recomendar medidas necessárias para melhorar esta condição.

  5. Lidiane disse:

    Depois de uma limpeza junto com obturação dói muito pra beber água gelada no dente limpo e biturado?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Lidiane. Não é comum que isto aconteça. Apenas em situações mais graves que existe essa possibilidade de ocorrer sensibilidade no dente.

  6. maria fariasnogueira disse:

    Meus dentes doem depois q fiz uma raspagem em um dente q ja tinha celante,e a dor so se agrafa agora doi o dente o ouvido e a kbça,o rosto ficou enxado e muito incomodo…outro dente foi trocada a restauração e ficou dolorido qndo mordo algo o q pde ter acontecido

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Maria! Em algumas situações em que se realiza raspagem dos dentes é realmente possível evoluir com sensibilidade na região. Geralmente a utilização de pastas de dente para sensibilidade ajudam muito a aliviar este tipo de sintoma. Quando se troca uma restauração e ocorre sensibilidade na maioria das vezes é necessário remover esta restauração nova para avaliar se não há algum outro tipo de problema no dente em questão.

  7. sarah disse:

    Tenho so 1 dente q DOI muito quando bebe agua gelada, sorvete .. Etc só ele DOI chega passa pra cabeca e eu achei ate q seria uma possível Enxaqueca mais nao é meu dente mesmo q causa essa dor lateral do meu rosto tanto o dente como a cabeca doi muito. E ele nao tem aparência de Carés ate porq eu já tive uma care nele e já foi resolvido. Mais ainda nao entendi o porq das dores

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Sarah, recomendo que procure atendimento odontológico para avaliação clínica do seu dente e possivelmente uma avaliação radiográfica para avaliar se exite a presença de alguma infiltração em sua restauração ou até mesmo para verificar a existência de uma lesão periapical.

  8. Ricardo Lima messias disse:

    Arranquei um siso e sempre que bebo água um pouco fria dói até o meu ouvido e o lado que tirei o dente também… pode ser sensibilidade ? o que eu faço?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Ricardo! Com estas informações infelizmente não é possível elaborar uma resposta conclusiva. Seria importante que você retornasse ao dentista que realizou a extração do seus siso ou ao dentista que você costuma tratar para que seja feita uma avaliação da região.

  9. Vinicius Mota disse:

    Meu dende esta doendo so quando tomo água e uma dor horrível mas quando eu deixo essa água na boca e aguento essa dor meu dente da um estalo e a dor passa por 30 min oq pode ser eu uso sensodyne há duas semanas e não resolve oq faço só dói com agua ou algo muito gelado tudo q e quente tomo normal não sinto dor nenhuma mas quando e algo gelado e horrível o q pode ser

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Vinícius! Seria interessante que você fizesse uma radiografia deste dente para avaliar se existe a presença de cárie dentária em seu dente.

  10. JOSEANE SILVA DOS SANTOS disse:

    Doutor…. fui ao dentista por que quando bebia agua gelada eu sentia uma pontada em meu dente, mas ele nao ficava doendo..era só uma pontada. A dentista disse que eu deveria fazer o canal. Fiz o canal..mas agora depois de 2 meses…quando bebo agua gelada continuo a sentir a mesma pontada de antes. O que devo fazer agora? Ela errou em alguma coisa?

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Joseane! Algumas vezes sentimos incômodos em determinados dentes que na verdade estão sendo provocados por outros dentes. O ideal seria fazer um radiografia de todos os seus dentes para uma avaliação mais completa e também seria interessante checar seus contatos oclusais.

  11. Nayara disse:

    Olá, alguém poderia me ajuda, com informações, do nada meu dente passou a doer quando bebo água gelada ou sorvetes, mais percebi que só foi c água fria, já na dentista ela falou q não tem nada, tbm fiz raiox e tbm não tem nada na raiz,

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Nayara. Sensibilidade dentária nem sempre tem um diagnóstico fácil para descobrir a causa. Observe se este incômodo irá persistir e se possível comece a utilizar pastas para sensibilidade. Caso persista o problema procure novamente o dentista para uma consulta.

  12. Wanderley disse:

    Boa noite Dr Ronald! Há uns 10 dias venho sentindo sensibilidade no dente superior; ao beber liquido gelado e alimentos quentes; Eu faço uso do creme dental closeup TRIPLE; e tbem gargarejo a boca com lesterine s/ álcool também.
    OBS: Dr Ronald, a dor só ataca por estes 2 causas; e a dor também, persistente por pouco tempo! Qual é o procedimento que devo fazer Dr Ronald?
    Desde já, fica os meus agradecimentos.

    1. Ronald Pinho disse:

      Olá Wanderley, sugiro que procure atendimento para examinar se este dente necessita de tratamento dentário. Talvez seja necessário realizar um exame radiográfico deste dente para facilitar o diagnóstico.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2017 RMA Odontologia. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Comersite