Como escovar os dentes com aparelho: Aprenda hoje!

Postado em 27 de junho de 2015 por Ronald de Souza Pinho

Como escovar os dentes com aparelho ortodôntico estético
Compartilhe:
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O desejo de ter dentes bonitos e alinhados é compartilhado pela sociedade de uma maneira cada vez maior. A quantidade de artistas com dentes brancos e bonitos que até mesmo demonstram publicamente seus tratamentos dentários.  Para tornar seu sorriso mais estético a ortodontia oferece tratamento para correção do posicionamento dentário. Mas o tratamento ortodôntico assim como boa parte dos tratamentos odontológicos nem sempre é muito agradável e exige muito da sua cooperação para que o resultado seja alcançado de maneira satisfatória. Você no tratamento ortodôntico irá precisar colaborar com algumas situações, mas a principal delas está associada com os cuidados que precisam feitos em relação a sua saúde bucal. Hoje você irá saber como escovar os dentes com aparelho ortodôntico de maneira efetiva para que seu tratamento seja um sucesso.

Fazer a higiene bucal é uma prática diária que envolve alguns desafios. A falta de tempo, a preguiça, dificuldades técnicas para usar o fio dental e fazer a escovação corretamente são situações que boa parte da população está está exposta, inclusive você. Quando o assunto é escovar os dentes usando aparelho ortodôntico fixo, a situação torna-se bem mais complicada, o tempo necessário para os cuidados com a saúde bucal torna-se maior e muitas vezes acaba se transformando numa condição desagradável levando a desistência ou displicência com o momento da escovação. Para ajudar você a superar estes desafios, este artigo tem o objetivo de ensinar a você como escovar os dentes com aparelho ortodôntico de maneira simples e efetiva.

Se você ainda não usa aparelho, saiba tudo o que você precisa fazer antes de colocar aparelho ortodôntico.

Menina aprende como escovar os dentes com aparelho ortodôntico

Existem algumas opções que você poderá fazer para realizar a sua higiene oral. Portanto é importante fazer alguns testes com os produtos que irei mostrar a seguir para que você tenha sucesso diariamente em sua escovação e não permita que sua gengiva seja alvo de bactérias causadoras da gengivite.

A alimentação é outro cuidado importante que não pode ser esquecido. Existem alimentos que são mais difíceis de limpar e costumam grudar no aparelho ortodôntico e dependendo da situação devem ser evitados para que você não tenha problemas para limpar o aparelho e os dentes em locais que você não possa escovar os dentes imediatamente e remover os alimentos. Outro risco que se corre é com os alimentos mais duros que podem danificar seu aparelho. Evite permitir o acúmulo de alimentos no aparelho ortodôntico para não passar uma imagem de falta de cuidado com sua saúde bucal.

O tratamento ortodôntico ocorre por um período mais extenso que os demais tratamentos odontológicos existentes. As consultas com o ortodontista são regulares e seus dentes estão constantemente modificando sua posição com o objetivo chegar ao posicionamento correto das arcadas dentárias. No início do tratamento geralmente é explicado pelo ortodontista ao paciente como escovar os dentes com aparelho corretamente, porém este conhecimento pode acabar sendo esquecido durante o tratamento. É muito importante que você entenda o valor da higiene bucal em sua rotina e o benefício que ela pode trazer para sua saúde prevenindo uma série de doenças e infecções.

Se você tiver dificuldades para realizar a higiene e for detectada a presença de de inflamações na gengiva ou acúmulo de tártaros, uma consulta de limpeza dos dentes será indicada e o tratamento pode variar de acordo com cada caso. É muito importante passar pelo tratamento profissional para resolver problemas presentes e é mais importante ainda absorver todas as orientações de higiene bucal passadas para você aprender como escovar os dentes com aparelho.

Então vamos aprender agora as possíveis opções que irão te auxiliar durante o processo de escovação dos dentes com aparelho dentário. Observe que não irá adiantar você apenas comprar os produtos indicados, mas precisará ter perseverança e usá-los diariamente.

#1- Escova de Dente Ortodôntica

A escova de dente ortodôntica tem  uma diferença para a escova convencional no quesito das cerdas que na região central da escova são mais curtas fornecendo profundidade durante a escovação dos dentes facilitando o procedimento mesmo com a presença dos braquetes. O tipo de escova não tem uma influência muito grande no resultado da escovação desde que ela seja bem feita. Se utilizar uma escova de dente convencional tenha preferência por escovas macias e de cabeça pequena para ter um desempenho mais interessante durante a escovação. Você com o tempo perceberá que não é tão difícil escovar os dentes com aparelho ortodôntico. Veja aqui técnicas de escovação interessantes para você praticar com sua escova de dentes.

#2- Fio Dental

O uso do fio dental costuma ser o campeão de reclamações. A maioria das pessoas negligencia sua importância e não possui o hábito de usá-lo. Quando não se utiliza aparelho ortodôntico o fio dental já é visto como algo difícil de utilizar. Quando se coloca o aparelho, o uso do fio dental torna-se mais trabalhoso, porém não menos importante. Para auxiliar a utilização do fio dental recomendo o uso do passador de fio dental que é um dispositivo que tem a finalidade de facilitar este processo.

#3- Passador de Fio Dental

O passador de fio dental tem aplicação para ortodontia e para prótese fixa. É um importante aliado para fazer uma higiene oral mais completa e eliminar resíduos de alimentos que porventura fiquem retidos entre os dentes. O Passador de fio dental, também chamado de passa-fio é um dispositivo semelhante a uma agulha de costura em que você irá inserir o fio dental no orifício presente no passa-fio e utilizará a ponta do passador de fio para que ela atravesse o espaço entre os dentes e o arco ortodôntico.

#4- Escova Unitufo

Escovas unitufo são indicadas para uso em regiões que a escova ortodôntica ou a convencional não consigam higienizar por alguma razão. Seu uso é apenas para situações restritas, porém quando bem indicado é uma excelente ferramenta para manter sua boca limpa.

#5- Enxaguantes Bucais

Higiene Bucal: Uso de Bochecos

O uso de bochecho é um complemento da higiene bucal

Enxaguantes bucais com flúor são indicados para uso diário de pacientes com aparelho, porém são opcionais não tendo uma importância tão grande quantos os outros itens citados. Não se engane com as propagandas que dizem que as soluções de bochecho conseguem chegar onde as escovas não conseguem. Para esta finalidade o fio dental é o produto indicado. Portanto use a solução de bochecho se considerar conveniente, mas não acredite que ela seja capaz de realizar milagres ou limpar sua boca sozinha, esta solução pode até melhorar seu hálito momentaneamente, mas ela não substitui a escovação e o uso do fio dental.

#6- Escova Interdental

Use escova interdental para fazer higiene bucal com aparelho

A escova interdental finaliza esta lista e completa o seu arsenal para ter uma boca mais saudável. Ela pode te ajudar muito a limpar algumas regiões de difícil acesso pois é bastante fina e tem ótimo alcance. Tenha paciência no início para aprender a usá-la e livre-se de resíduos alimentares indesejados que você tenha alguma dificuldade de remover com sua escova de dentes.

Sequência para escovar os dentes com aparelho corretamente

Recomendo que inicie a sua higiene pelo uso do fio dental, não esqueça de utilizar o passador de fio que irá lhe auxiliar e te fará ganhar muito tempo. Depois de usar o fio dental inicie a escovação com sua escova de dentes e creme dental, limpe seus dentes com cuidado sem exagerar na força para não causar feridas na gengiva. Realizado este procedimento básico, utilize a escova interdental e/ou a escova unitufo e se desejar finalize com um bochecho de um enxaguante bucal.

Após escovar os dentes com aparelho ortodôntico não esqueça de fazer uma inspeção visual e verificar se não há presença de dentes sujos ou alimentos retidos no aparelho.

Com o uso dos produtos citados acima, você poderá evitar o aparecimento de diversos problemas bucais e manterá sua boca saudável, limpa e um hálito agradável. Outro fator muito importante a saber é que o tratamento ortodôntico em andamento associado com a presença de doença periodontal pode ter como consequência a perda óssea nas regiões afetadas pela doença. Tenha muito cuidado com qualquer sinal de inflamação ou sangramento presente durante a sua escovação ou em algum outro momento como durante a alimentação por exemplo. Sempre que você identificar sinais ou sintomas de inchaço na gengiva ou presença de sangue originado na gengiva comunique ao seu ortodontista para que as medidas corretas sejam tomadas diante desta situação que se persistir por um longo período pode contribuir para a ocorrência de situações desagradáveis com a sua saúde bucal.

O aparelho ortodôntico é um dispositivo que tem a finalidade de realizar um tratamento e não deve ser utilizado como um enfeite. A negligência com a ida às consultas associadas a má higiene pode influenciar até mesmo para alguma perda dentária precoce. Use o aparelho ortodôntico com responsabilidade pois mesmo que você não esteja em tratamento, o simples fato de estar usando aparelho modifica constantemente sua arcada dentária e o aparelho faz apenas a função de dificultar sua higiene oral e acumular placa bacteriana.

Não esqueça de higienizar seus dentes todos os dias. Use os produtos que foram recomendados pelo seu ortodontista com sabedoria para manter sua saúde bucal e prevenir a possibilidade de aparecerem problemas.

Comente logo abaixo e não deixe de compartilhar com seus amigos que usam aparelho nas redes sociais.

 

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhe:

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2017 RMA Odontologia. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Comersite