Aparelho dentário, já usei! Posso usar de novo?

Postado em 21 de Janeiro de 2018 por Ronald de Souza Pinho

Aparelho Dentário em Campo Grande e Barra de Tijuca
Compartilhe:

Este é um tipo de pergunta que recebo com frequência através de mensagens, comentários e até mesmo no consultório. Colocar aparelho dentário depois de um tratamento ter sido realizado anteriormente está se tornando mais comum do que se imagina. A popularização dos tratamentos ortodônticos trouxe sem dúvida, muitos benefícios para grande parte da população que não tinha acesso a este tipo de tratamento nos anos anteriores. Porém a facilidade de se utilizar aparelho dentário também trouxe alguns problemas para aqueles que passaram a usufruir deste tipo de tratamento. Muitas pessoas iniciaram tratamentos ortodônticos, porém devido ao longo prazo do tratamento, infelizmente houveram inúmeros casos de interrupções e desistências por motivos variados, assim como as situações em que o tratamento não foi eficaz e gerou um retrocesso nos resultados obtidos, fato este que traz muita insatisfação para o paciente de ortodontia.

A maioria dos casos que necessitam colocar o aparelho dentário novamente estão relacionados com desistências. Grande parte dos pacientes ortodônticos podem ter problemas externos que interferem na continuidade do tratamento. Os casos mais comuns relacionados a retirada do aparelho dentário são relacionados com motivos financeiros que impedem a continuidade do tratamento. Outras situações que acontecem com menor frequência são as de pessoas que removem o aparelho dentário para participar de algum evento importante como um casamento ou festa de formatura. Após a retirada é muito difícil que este paciente retorne de imediato ao ortodontista para dar continuidade ao tratamento.

Avaliação Ortodôntica em Campo Grande RJ

Os pacientes que removem o aparelho dentário por motivos financeiros costumam fazer isso em situações que ocorrem na vida como o desemprego por exemplo. Também existem as as situações em que o paciente desiste do tratamento, todavia permanece com o aparelho dentário durante algum tempo, mesmo sem fazer as consultas. Uma consequência comum fica evidente no se que se relacionada com as peças do aparelho que podem se soltar gradativamente devido a alimentação e a falta de manutenção do aparelho ortodôntico.

Posso usar aparelho dentário novamente?

Independente do motivo apresentado, não existe uma resposta simples e direta para esta pergunta que está no título deste artigo. Cada caso precisa ser analisado cuidadosamente. Realizar retratamentos ortodônticos é uma atividade que está se tornando cada vez mais comum. Para saber se o seu caso pode ser tratado novamente a melhor alternativa para confirmar esta possibilidade é a realização de uma consulta clínica para avaliação do posicionamento dos dentes e também uma avaliação radiográfica das arcadas dentárias com a finalidade de verificar se houve perda óssea tanto no tratamento anterior como no período pós tratamento.

Caso seus exames obtenham um bom resultado, você estará apto para retornar com o tratamento ortodôntico e corrigir o seu sorriso. Um fator importante para retornar ao tratamento e colocar seu aparelho dentário é a qualidade de sua saúde bucal. A gengiva e os dentes precisam estar em boas condições para que o tratamento seja reativado. Caso você apresente gengivite ou algum dente cariado. será necessário realizar estes tratamentos previamente.

Espero que este artigo tenha sido esclarecedor, pois esta é uma dúvida muito comum quando o assunto é aparelho dentário. Se ainda ficou alguma dúvida não deixe de fazer seu comentário, sua participação é importante e eu gostaria de saber sua opinião sobre este assunto. Você já passou por este tipo de experiência?

Um abraço,

Compartilhe:

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 RMA Odontologia. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Comersite